Buscar

AV_EDUCACAO AMBIENTAL 2015

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0296_AV_201202386831 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202386831 - CLAUDIO DE AGUIAR SILVA
	Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES
	Turma: 9010/AB
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 1        Data: 23/06/2015 10:02:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201202627317)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Podemos ajudar a tornar o mundo um lugar melhor ao não cairmos em armadilhas mentais que levam à negação e à inação, e ao manter nossos sentimentos poderosos de esperança ligeiramente à frente de nossos sentimentos imobilizantes de desespero (Miller Junior, 2007). Ainda segundo o mesmo autor, contribuímos de formas diretas e indiretas para os problemas ambientais que enfrentamos. Entretanto, por não querermos nos sentir culpados pelos danos ambientais que podemos estar criando, tentamos não pensar muito nessa questão. Como e quando a quebra deste paradigma foi feita?
		
	
Resposta: É feita quando grupos se runem para discutir a questão das possibilidades de preservação do meio e da mudança de politicas publicas para que isso ocorra da melhor forma para sociedade e para natureza.
	
Gabarito: No final da década de 60, quando grupos se reúnem para discutir a questão das possibilidades de preservação do meio e de mudanças de políticas públicas para que isso ocorra da melhor forma: para a sociedade e para a natureza.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202672080)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De que forma a educação ambiental, se faz imprescindível no contexto da epidemiologia ambiental?
		
	
Resposta: O contexto epidemilogia como base cientifica multidiciplinar para auxilia-la na interpretração dos fatores determinantes que agravam a qualidade de vida humana.
	
Gabarito: Se grande parte desses fatores é potencializado pela ação ou pelo comportamento humano, então a educação ambiental, com base no conhecimento gerado pelos estudos epidemiológicos, poderá priorizar a conquista de comportamentos saudáveis, protetores da saúde e, ao mesmo tempo, atuar na reversão de comportamentos de risco.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202518737)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A questão da definição do ambiente é muito complexa, pois está relacionada com:
		
	
	Os aspectos geográficos locais
	
	Os aspectos legais municipais
	 
	Os aspectos evolutivos da própria sociedade
	
	Os aspectos estéticos dos biomas
	
	Os aspectos financeiros da região
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203067314)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A concepção de desenvolvimento sustentável teve sua origem na:
		
	
	Cúpula do Clima e Aquecimento Global realizada em Kyoto, Japão, em 1997;
	 
	Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972;
	
	Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 2012.
	
	Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, no Brasil, em 1992;
	
	Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203065207)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92, trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destaca-se a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21: I - a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável; II - a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais; III - documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	I e II estão corretas
	
	Apenas III está correta
	
	Apenas II está correta
	
	II e III estão corretas
	
	Apenas I está correta
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202655521)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Acredita-se que no futuro o binômio educação/ambiente desaparecerá, originando uma Educação que não precise de adjetivos e que seja sempre ambiental. Contudo, este acontecimento depende de que sejam tradadas os problemas ambientais oriundos da desigualdade social. Neste contexto, observamos que o processo de Globalização:
		
	 
	É errado colocar o ser humano, e demais espécies, como foco do desenvolvimento e o crescimento econômico deve ser considerado um meio e, não, um fim do desenvolvimento.
	
	Está ampliando a oportunidade de expansão do capital para milhões de pessoas, possibilitando uma maior equidade social e oferecimento de novas vagas de empregos nas empresas e outros setores.
	 
	É um modelo atual de desenvolvimento que pode estar ocasionando um consumo irracional dos recursos naturais, além de um processo de degradação ambiental e intensificação da pobreza.
	
	É muito importante que este processo ocorra com bases éticas, onde o lucro máximo dos participantes do mercado seja a principal meta de desenvolvimento.
	
	A Educação Ambiental não deve se preocupar com as questões sociais no sentido de apresentar formas criativas de se diminuir a desigualdade social e sim focar na recuperação do ambiente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202695912)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
		
	
	A degradação de uma área era considerada um problema ambiental pela classe política, pois o desenvolvimento sustentável sempre foi uma preocupação politica.
	 
	A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar.
	 
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política dessa época embora André Rebouças muito tenha feito junto as autarquias superiores visando a preservação ambiental.
	
	Muitas das leis ambientais tiveram origem nas denúncias desses políticos, que podem ser considerados os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais e que, já nas suas origens, apresentavam uma tônica socioambiental dada pela luta contra a escravatura, a monocultura e o latifúndio.
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época porque muitos denunciantes eram políticos ilustres.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202627351)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural, num período de tempo o mais dilatado possível, e sob uma metodologia padronizada. Mediante sua implementação pode-se manter atualizada uma base de dados (sobre as mudanças na abundância dos seres vivos e as mudanças na estrutura e na composição das populações), identificar alterações nos parâmetros estudados, e determinar em que fase do ciclo vital das espécies de organismos vivos estudados ocorrem as mudanças. Diz respeito a:
		
	
	Programa de Monitoramento de Plano de Ação
	 
	Programa de Acompanhamento Biológico
	
	Programa de acompanhamento socioeconômico
	
	Programa de Controle de poluição
	
	Programa de Controle de Impacto
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201203065334)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à Educação ambiental baseada em projetos, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: |___|requer uma capacidade gerencial por parte dos professores; |___|o trabalho com projetos significa de fato uma mudança de postura,uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação; |___|podem e devem ser desenvolvidos nas escolas a fim de fomentar a criatividade e o raciocínio dos alunos, através de atividades dinâmicas e participativas, unindo teoria à prática; |___|devem ter uma abordagem genérica da questão ambiental e desvinculada do projeto educativo da escola. A seguir, marque a alternativa correta:
		
	
	F, F, V, V
	 
	V, V, V, F
	
	F, F, F, V
	
	V, V, V, V
	
	F, V, F, V
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202492722)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cada vez mais tem sido aceito que crianças ___________aprendem melhor e que professores ________ ensinam melhor. Qual alternativa completa a frase acima?
		
	
	rápidos
	 
	saudáveis
	
	espertos
	
	satisfeitos
	
	inteligentes

Continue navegando