Buscar

Casos Clínicos Fisiologia 1 bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Casos Clínicos Fisiologia
3º período – 1º bimestre
Caso 1 – 15/02/2018
Sr. Antônio, 53 anos, executivo. Dor no centro do peito, náuseas. Afirma que o pai e os tios tiveram problemas cardíacos. Por indicação, tomou uma aspirina, mas nãos sentiu melhora. Dirigiu-se ao posto médico, onde descreveu os sintomas, e se encontrava pálido e suando. O médico afirmou que Sr. Antônio tinha uma isquemia (infarto do miocárdio, IM), ou seja, um coágulo na artéria coronariana do Sr. Antônio diminuiu o fluxo de sangue em parte do seu ventrículo esquerdo. 
Na ambulância, o médico deu oxigênio, conectou um monitor cardíaco e iniciou uma infusão intravenosa (IV) de solução salina normal (isotônica). 
Por que o médico deu oxigênio ao Sr. Antônio?
O médico suspeita que Antônio tenha tido um ataque cardíaco. O fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio ao músculo podiam ter sido bloqueados. Se o coração não está bombeando de forma eficaz, o suprimento de oxigênio está deficiente, afetando o encéfalo e comprometendo todas as funções vitais.
Qual é o efeito da injeção de solução salina isotônica sobre o volume do líquido extracelular? E sobre o volume intracelular? E na osmolaridade total do corpo?
Uma solução isotônica é aquela que não muda o volume celular. A solução salina NaCl é isosmótica para o corpo. O volume extracelular aumentar, pois toda a solução salina administrada permanecerá nesse compartimento. O volume intracelular e a osmolaridade total do corpo não mudarão. 
Caso 2 – 15/02/2018
Homem, 21 anos, paraense, há 20 dias com quadro de febre vespertina e calafrios, sudorese noturna, cefaleia e dispneia progressiva. Há cinco dias com exarcebação do quadro, associado à dor abdominal e tosse seca. Faz ingestão diária de açaí. Evoluiu com cardiomegalia e bloqueio cardíaco necessitando de marcapasso cardíaco provisório.
Quais exames devem ser feitos e qual o provável resultado? Qual o diagnóstico?
Exames: sorologia IgM anti-T. cruzi
Resultado: positivo
Diagnóstico: apresentação grave de infecção aguda pelo T. cruzi
Caso 3 – 22/02/2018
Em condições controladas, o fluxo em um vaso sanguíneo é de 100mL/min. Qual seria o fluxo aproximado nesse vaso se seu diâmetro aumentasse para quatro vezes o normal e o gradiente de pressão fosse constante?
Um aumento de quatro vezes no diâmetro (ou no raio) de um vaso, aumenta , ou 256 vezes, o valor normal do fluxo. Portanto, depois de um aumento no diâmetro correspondente a quatro vezes o normal, o fluxo do vaso aumenta de 100mL/min para 25.600mL/min.
Caso 4 – 22/02/2018
Sr. Rogério, 56 anos. Comparece para realizar o exame físico anual atrasado. 14kg acima do peso ideal. Sedentário e com hábitos alimentares incorretos. Pressão arterial em 164mmHg/100mmHg. 15 minutos após o repouso pressão arterial em 158mmHg/98mmHb. Realiza exame para monitoramento da pressão arterial. 2 semanas de monitoramento com pressão média de 160mmHg/98mmHg. Recebe diagnóstico de hipertensão.
Por que pessoas com pressão sanguínea alta tem maior risco de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico?
A pressão sanguínea elevada exerce força sobre a parede dos vasos. Se uma área da parede do vaso sanguíneo está enfraquecida ou danificada, a pressão sanguínea elevada pode causar ruptura nessa área, permitindo que o sangue saia do vaso para os tecidos adjacentes. 
Caso 5 – 01/03/2018
Sr. Antônio, 53 anos, executivo (continuação do caso 1). Compareceu ao hospital por um ataque cardíaco. Sinais vitais verificados (frequência, pressão e temperatura). Foi prescrito à ele nitroglicerina (vasodilatador), e foram pedidos os exames de coleta de sangue, nível de cretina cinase cardíaca (CK-MB) e nível de troponina. 
 a) O que é a troponina e por que seus níveis sanguíneos elevados indicam danos cardíacos?
A troponina é uma proteína regulatória, encontrada nas fibras musculares cardíacas, que após a ligação com Ca2+ expõe o sítio de ligação da miosina na actina para permitir a contração. 
A troponina é parte do aparelho contrário da célula muscular. Se ela escapa da célula e entra no sangue, é um indicativo de que a célula está sofrendo dano ou está morta. 
O que acontece à contração de uma célula contrátil miocárdica se a onda de despolarização desviar dela?
A despolarização em uma célula é o sinal para a contração. Se uma célula miocárdica não é despolarizada, ela não se contrai. Como o coração é um grande sincício, a não despolarização e consequente não contração de uma única célula levará a não contração de todas as células ao seu redor. A falha cria uma região não funcional do músculo cardíaco, prejudicando o funcionamento. 
Um β-bloqueador é um antagonista dos receptores adrenérgicos β1. Qual o efeito desse fármaco sobre a frequência cardíaca de Antônio? Por que essa resposta é útil após um ataque cardíaco?
Os β-bloqueadores são antagonistas dos receptores adrenérgicos β1. A ativação desses receptores aumenta a frequência cardíaca. O β-bloqueador diminui a frequência cardíaca e a demanda de oxigênio. As células com menor necessidade de oxigênio terão menos chances de morrer se seu suprimento de sangue diminuir.
Caso 6 – 15/03/2018
Sr. Rogério, 56 anos (continuação do caso 4). Exame físico anual atrasado . 14kg acima do peso ideal. Sedentário e hábitos alimentares incorretos. PA 164mmHg / 100 mmHg. 2 semanas de monitoramento resultou em PA média 160 mmHg / 98mmHg. O diagnóstico foi de hipertensão. O médico receitou que o Sr. Rogério diminuísse o sal e a gordura, fizesse exercício físico e usa-se diurético.
Qual a justificativa para reduzir o consumo do sal e tomar um diurético para controle da pressão arterial?
Sal causa a retenção de água, e o diurético aumenta a excreção renal.
A pressão aumenta se o volume sanguíneo aumenta. Com a restrição do sal, ocorre a diminuição da retenção de líquido. O diurético ajuda na excreção diminuindo o volume e a pressão.
Em 2 meses, o Sr. Rogériu retornou ao consultório, e foi constatado perda de 3,7kg, porém sem diminuição da pressão arterial. Foi receitado, então, o uso de anti-hipertensivo, de bloqueador da ECA e de bloqueador de canais de cálcio.
Por que a ECA diminui a pressão sanguínea?
A ECA converte angiotensina I em II. Angiotensina II é um poderoso vasoconstritor, além de indutora de ADH e aldosterona. O bloqueio desse peptídeo diminui a vasoconstrição (diminui diâmetro e aumenta a resistência) e retenção de liquido e sal, o que diminui a pressão sanguínea.
Como os bloqueadores de canais de cálcio diminuem a pressão?
O bloqueio dos canais de Ca2+ diminui a entrada de cálcio, o que diminui a força de contração cardíaca e contratilidade do músculo liso vascular.
Caso 7 – 22/03/2018
Edna, 47 anos. Diagnóstico de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), enfisema e bronquite. Edna foi diagnosticada com bronquite crônica – produção excessiva de muco e inflamação. Muco causa estreitamento das vias aéreas.
Qual o resultado do estreitamento das vias aéreas sobre a resistência do fluxo de ar?
A relação entre o raio do tubo e a resistência do ar é a mesma para o fluxo de ar e o fluxo sanguíneo: quanto menor o raio, maior a resistência. Resistência maior é necessário mais energia para gerar o fluxo de ar e mais demorada é a troca gasosa dos pulmões.
Caso 8 – 22/03/2018
Uma pessoa tem insuficiência ventricular esquerda, mas apresenta a função ventricular direita normal. Consequentemente o sangue se acumula na circulação pulmonar e duplica a pressão hidrostática dos capilares pulmonares. O que ocorre com o fluxo de liquido através das paredes dos capilares?
O aumento da pressão hidrostática causa maior filtração capilar (saída do liquido para o tecido) podendo causar o edema pulmonar.

Outros materiais