Buscar

RESENHA - TEORIA DA NORMA JURIDICA - ROBERTO BOBBIO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Resenha – Teoria da Norma Jurídica – Norberto Bobbio
Larissa Müller – Direito Noturno – Estácio de Sá
Capitulo I: O Direito como regra de conduta
UM MUNDO DE NORMAS: onde estudamos o direito e o ponto de vista normativo, deixando a entender que o direito é um conjunto de normas e regras de conduta. Lembrando que a vida é desenvolvida neste mundo de normas, e que notavelmente é constituída pelas experiencias da normativa humana. Algumas destas normas nos trazem a formação de algumas sociedades que podemos chamar de “civilização”.
VARIEDADE E MULTIPLICIDADE DAS NORMAS: o estudo é dedicado a norma jurídica, mas possuímos uma variedade de outras normas existentes que são as normas religiosas, morais, sociais, costumeiras, entre outras que levamos como regras de conduta no nosso cotidiano.
O DIREITO É INSTITUIÇÃO? O direito é entendido como um conjunto de regra de conduta. A teoria do direito como instituição e a teoria do direito como relação.
De acordo com Santi Romano, no livro L‘Ordinamento Giuridico, o conceito de direito possui: a ordem, como fim a que tende o direito; e a organização, como meio para realizar a ordem. Sendo assim o direito para Romano existe devido a organização de uma sociedade ordenada ou de uma ordem social organizada.
O PLURALISMO JURIDICO: o surgimento do estado moderno foi caracterizado através da monopolização da produção jurídica e do poder coativo pelo Estado Nacional ( filosofia do direito Hegel). Dito como Autonomia privada como um ordenamento jurídico distinto do ordenamento estatal (pluralidade de ordenamentos jurídicos). A teoria do direito como instituição vai contra a teoria estatalista do direito. 
OBSERVAÇÕES CRITICAS: pode ser considerada como um ponto de vista ideológico com valor cientifico, podendo afirmar alguns valores ideais e promover certas ações. Como doutrina cientifica é compreender a realidade e por fim ter alguma explicação.
O DIREITO É RELAÇÃO INTERSUBJETIVA? De acordo com Kant existem quatro tipo de relação entre um sujeito e outro. A relação entre um sujeito quem tem direitos e deveres com outro que tem apenas direitos e não deveres(Deus).; A relação de um sujeito que tem direitos e deveres com outro que tem apenas deveres e não tem direitos (o escravo).; A relação de um sujeito que tem direitos e deveres com outro que não tem nem direitos nem deveres (os animais, as coisas inanimadas).; A relação de um sujeito que tem direitos e deveres com outro que tem direitos e deveres (homem). Destas quatro relações, somente a ultima é relação jurídica.
EXAME DE UMA TEORIA: elaborada por Alessandro Levi Pádua, fala sobre a relação jurídica entre dois sujeitos onde um é um é titular de uma obrigação e outro por direito.
OBSERVAÇÕES CRITICAS: o direito é apenas o reflexo de uma norma permissiva, o dever é o reflexo subjetivo de uma norma imperativa.