Buscar

Comunicação e Expressão

Prévia do material em texto

Comunicação e Expressão - Discursiva
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (216788)
Comunicação e Expressão (LET32)
Prova: 785196
QUESTÃO:
1. Nas frases, os pronomes oblíquos podem, dependendo de certos fatores, aparecer em três diferentes posições com relação ao verbo: antes, no meio ou depois. Quando aparece antes do verbo, recebe o nome de próclise, no meio ocorre a mesóclise e depois do verbo a ênclise. Cite a regra de uma das três situações e dê exemplo de seu uso.
RESPOSTA ESPERADA:
A próclise é o pronome antes do verbo. Acontece a próclise depois de:
advérbios, pronomes demonstrativos, pronomes indefinidos, pronomes relativos, conjunções subordinativas, preposição seguida de gerúndio e infinitivo pessoal, frases optativas, frases exclamativas, frases interrogativas. Ex.: Não me digas que estou errado.
Denomina-se mesóclise o fato de o pronome posicionar-se no meio do verbo. Em duas situações é admitido o emprego da mesóclise. Verbo no futuro do presente e verbo no futuro do pretérito. Ex.: Comprar-te-ia. / Comprar-te-ei.
A ênclise ocorre quando o pronome se encontra depois do verbo. São justificativas para a ênclise:
* frase iniciada com verbo;
* depois de pausa;
* verbo no infinitivo impessoal.
Ex.: Irei contar-lhe tudo sobre a reunião.
QUESTÃO:
2. Os gêneros textuais são os textos que circulam na sociedade e que desempenham diferentes papéis comunicativos. Você estudou que, quando se classifica um texto como narrativo, descritivo ou dissertativo, não se está determinando o gênero, mas uma tipologia textual predominante. Disserte sobre os três gêneros textuais mencionados:
RESPOSTA ESPERADA:
* A Narrativa apresenta uma sucessão de eventos, uma unidade temática, um processo, uma intriga e uma avaliação final. O esquema da sequência narrativa pode ser descrito a partir de cinco elementos, que são: situação inicial, complicação (ou conflito), desenvolvimento (ações e reações), clímax e situação final (ou desfecho). O agente é o narrador, o objetivo é relatar. 
* Os textos descritivos são uma exposição de diversos aspectos que configuram o objeto sobre o qual incide a descrição. O agente é o observador, o objetivo é o identificar. 
* Dissertar é debater, expressar ponto de vista. É desenvolver argumentos que fundamentem posições. É dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das ideias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias. O agente é o argumentador, o objetivo é discutir, informar ou expor.
QUESTÃO:
3. Para que a comunicação de fato se realize, há uma série de condições. É imprescindível, por exemplo, pensar bem antes de falar e ter sempre em mente que as opiniões e percepções serão sempre suscetíveis a discussões e confusão, principalmente quando se trabalha com grupos heterogêneos. Logo, durante a comunicação podem ocorrer alguns problemas, tais como: o ruído e a redundância, dificultando assim a transmissão da mensagem. Explique e exemplifique esses dois problemas de comunicação.
RESPOSTA ESPERADA:
A redundância ocorre quando o emissor transmite uma informação repetindo-a, em vez de transmiti-la com clareza e em menos vezes. A mensagem transmitida já não traz nenhuma informação nova, ou seja, refere-se a um excesso. No cotidiano a encontramos no uso desnecessário dos gestos com a fala. Exemplo: “Estou morto de sede!”.
O ruído acontece quando fatores não desejados acrescentam-se ao sinal durante o processo de transmissão da mensagem. O ruído ou a interferência é tudo o que afeta negativamente a transmissão da mensagem. São fatores que surgem e acabam atrapalhando a eficácia da comunicação entre o emissor e o receptor. 
Exemplo: Falar em voz muito baixa e a mensagem não ser entendida.

Continue navegando