Buscar

Petição Inicial - Ação de Cobrança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ( ) VARA CIVEL DA COMARCA DE GUARAPUAVA PARANÁ
AUTORA: Ana Arquitetos Associados, Rua do Sul, n. 222- PR, CEP- 00000-000, (CNPJ), com sede na cidade de Guarapuava/PR, (Endereço eletrônico), Representada por Ana e Pedro, domiciliados no lugar da sede social. (CPF), (CPF), (Profissão), (Profissão), vem respeitosamente a presença de V. EXS propor a presente demanda de 
Ação de Cobrança
Em face da RÉ, Sra.Bianca, Brasileira, Casada, com residência em Guarapuava/PR
Pular 7 linhas 
I Dos Fatos
 A empresa prestou serviços de arquitetura para a Sra. Bianca no dia 20/12/2017, pelo valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), cujo pagamento ocorreria no dia 20/07/2018. 
Pois Bem.
Na data do pagamento, Bianca alegou que estava desempregada e que não poderia pagar a quantia. A empresa tentou acordos, mas Bianca sempre recusava o pagamento e as propostas. 
A empresa tem apenas o contrato de prestação de serviços com Bianca, sem a assinatura de testemunhas. Bianca foi a única que assinou o contrato com a empresa.
II Do Direito 
A Sra. Bianca ao alegar estar desempregada e não efetuar o pagamento na data acordada nas condições de, devedora, está consistindo em comportamento, moroso e inadimplente, com base no artigo 395 do CC/02 "Responde o devedor pelos prejuízos a que sua mora der causa, mais juros, atualização dos valores monetários segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado”. 
Como aduz Maria Helena Diniz “A mora requer, na seara de inexecução da obrigação, um exame mais demorado, por ser mais frequente que o inadimplemento absoluto, do qual distingue nitidamente, pois, haverá mora quando a o devedor ainda puder cumprir, a obrigação, possibilitando ao credor receber a prestação que lhe interessa, e inadimplemento absoluto se não houver tal possibilidade, ou porque a coisa devida pereceu, ou porque já se tornou inútil ao credor”. (Diniz, Maria Helena, p.422, Teoria Geral das Obrigações, Editora Saraiva). 
E conforme a Jurisprudência do Tribunal de justiça do Estado de São Paulo (TJSP, Apelação - 0008479-33.2008.8.26.0541, Julgado em 29/09/16, Relator: Hugo Crepaldi). Tratando-se à respeito de inadimplemento por parte do devedor. 
III Do Pedido
Ao exposto requer a V.Exs. a citação da Ré no endereço mencionado na inicial. 
Que seja julgada totalmente procedente a ação para condenar a Ré ao pagamento do valor da causa de R$ 80,000,00 (oitenta mil reais). 
Que a Ré seja condenada ao pagamento do ônus da sucumbência, custas processuais e honorários advocatícios a ser cobrados no importe de 20% (vinte por cento).
Protesta pela produção de todos os meios de prova um direito admitido.
Não tem interesse na audiência do art. 334 CPC/15. 
Termos em que, pede deferimento.
Local, data, ano
Advogado 
OAB (UF)

Outros materiais