Buscar

Como escrever um artigo científico passo a passo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como Pesquisar para Escrever um Trabalho
1 Decida seu objetivo. Pare para pensar no que você gostaria que o seu trabalho realizasse. Você quer que ele prove seu ponto de vista? Explique um tópico? Você deve ter um foco claro antes de começar a sua pesquisa. Você também precisa saber que tipo de trabalho você está fazendo. Por exemplo, análise literária, histórica, científica etc. Isso irá determinar a estrutura e o estilo do seu trabalho.
Saiba os requisitos específicos da sua instituição educacional a respeito do formato, estilo e conteúdo de uma pesquisa em um campo específico. Às vezes os requisitos são bastante exigentes.
2 Escolha um título. Escolha um título claro e conciso para resumir o seu trabalho. Mantenha o título focado, para que o seu trabalho se concentre profundamente em uma questão ou assunto específico, ao invés de dar uma perspectiva menos informativa da área do tópico. Faça o título combinar com o seu objetivo. Por exemplo, se você quiser escrever um trabalho de análise, considere escrever algo como “Em que medida X afetou Y”, ao invés de apenas “Quais foram os efeitos de X”. Porém, esteja preparado para trocar o título se o seu trabalho levar você a uma direção diferente.
3 Liste algumas palavras-chave. Faça uma lista das palavras-chave de seu tópico, que possam ajudar você a localizar informações ao conduzir buscas online e offline. Fazer um mapa mental de todos os tópicos e subtópicos que você pretende abordar pode ser bastante útil.
4 Vá à biblioteca. Embora você possa encontrar uma grande quantidade de materiais com o seu laptop, para que você consiga encontrar um livro real sobre um tópico e ainda encontrar documentos acadêmicos, jornais e outros materiais disponíveis apenas para assinantes, você terá que ir a uma biblioteca. Encontre um lugar calmo, pegue alguns livros e comece a trabalhar! Você pode encontrar livros ao procurar nas estantes sobre aquele tópico, ao perguntar a um bibliotecário ou ao usar o catálogo da biblioteca, se houver um. Bibliotecas também podem ter mesas e escrivaninhas que você pode usar, então tire vantagem disso e espalhe suas anotações e livros!
Não se esqueça de usar a seção reservada ou a seção de referências. Geralmente, elas possuem as informações mais populares, assim como também itens de empréstimo restritos.
5 Anote suas fontes. Escreva os fatos, e faça anotações detalhadas de uma variedade de fontes, desde que suas anotações estejam completamente em suas próprias palavras. Se você achar que não consegue escrever algo com suas próprias palavras, mas achar que precisa incluir a informação, você pode citar a fonte, desde que você use aspas "", deixe absolutamente claro que é uma citação, e referencie a fonte nas notas de rodapé. Se os livros tiverem imagens relevantes, você pode também usar o scanner e inclui-las no seu trabalho, desde que você referencie onde você as encontrou também! Não tenha medo de deixar suas anotações coloridas, tornando-as mais interessantes de se olhar. Fazer isso pode ajudar a lhe manter organizado. Use códigos de cores nos subtítulos, por exemplo. Se você quiser, você pode também xerocar algumas das suas fontes, para que você possa grifar e fazer anotações nas cópias!
Se você for ler arquivos PDF na internet, aprenda a grifar textos para retornar rapidamente à referência enquanto escreve seu trabalho.
Evite deixar anotações em lápis nas margens dos livros da biblioteca. Isso é irritante para os próximos leitores. Sempre apague as marcações que você fizer.
6 Cheque os arquivos da biblioteca. Use o computador da biblioteca para encontrar publicações periódicas, revistas, e jornais especializados. Esses documentos irão conter as informações mais recentes sobre o seu assunto, e é mais provável que eles tenham sido analisados e sejam confiáveis. Se você precisar, peça ajuda a um bibliotecário – ele saberá melhor do que ninguém quais informações estão disponíveis a você.
7 Pesquise na internet. Agora você pode fazer algumas pesquisas na internet ao digitar aquelas palavras-chave que você listou no início. Anote informações apenas de organizações e sites de boa reputação. A Wikipédia, por exemplo, se mostrou ser tão precisa quanto enciclopédias “de verdade”, mas ela não é completamente precisa e não será respeitada como uma fonte verdadeira, a não ser que a sua instituição educacional tenha dito o contrário. Porém, ela pode ser bem útil, para lhe fornecer uma breve análise do tópico e enviar você a outras fontes que possam ser consideradas respeitáveis. Olhe no final de todo artigo da Wikipédia – veja que fontes ela usou, para decidir se elas podem ser úteis para você também! Há também uma grande quantidade de livros, ou porções de livros, que podem ser encontrados na internet sem custo ou (muito) esforço. Cheque em lugares como Google Livros, Google Acadêmico, Internet Archive e Projeto Gutenberg.
8 Encontre estatísticas. Enquanto você pesquisa os fatos, não se esqueça das imagens. Encontre algumas estatísticas úteis para ajudar com a sua pesquisa. Palavras que podem ajudar ao procurar estatísticas incluem “porcentagem de” ou “resultados de pesquisa”. Isso será mais útil se você estiver escrevendo um trabalho mais científico ou voltado à economia, mas também pode ser usado para ilustrar uma questão em uma grande variedade de tópicos. Quando você tiver as estatísticas, você pode usar um programa como o Excel para transformá-las em gráficos e inclui-las no seu trabalho.
Lembre-se de analisar as estatísticas com cuidado, e não simplesmente escolher elementos deles pra que eles demonstrem o que você deseja.
“Os números são como pessoas – torture-os o suficiente e eles irão lhe dizer qualquer coisa”. – Anônimo
9 Não se esqueça dos vídeos. Veja se há documentários sobre o seu tópico. Esses serão mais visuais e interessantes de se pesquisar, e irão adicionar uma variação à sua lista de fontes! Cheque a programação de alguns canais de documentário relevantes, procure em DVDs, e alguns documentários mais antigos podem ser encontrados em lugares como o YouTube. Se você tirar alguma citação de um vídeo, lembre-se de citar apropriadamente.
 10 Comece a escrever. Organize as suas pesquisas, as analise e então comece a escrever! Assim que você tiver começado, não tenha medo de voltar à biblioteca para pesquisar um pouco mais sobre uma área particular se for necessário, ou de alterar um pouco o título se uma área de sua pesquisa for particularmente interessante ou detalhada.
Dicas
Anote as suas fontes com cuidado enquanto pesquisa, para tornar a bibliografia mais fácil de fazer – e para evitar o plágio! Aprenda como citar fontes para ver uma lista de detalhes que você precisa incluir em cada tipo de fonte.
Considere entrevistar um profissional da área que você está pesquisando. É uma maneira garantida de impressionar o seu professor. Se você não encontrar um profissional que seja acessível, considere pesquisar na internet para encontrar um profissional da área relevante, e enviar a ele um e-mail.
Você pode encontrar informações sobre o seu assunto em livros que falam de coisas relacionadas, mas que não são sobre o próprio assunto. Às vezes você encontra um “pote de ouro” que é de apenas um parágrafo de comprimento, mas que é bem interessante ou informativo e que vale a pena incluir no trabalho.
Se a sua biblioteca não tiver o livro do qual você precisa, pergunte ao bibliotecário se ele pode pegar emprestado de uma filial.
Avisos
Esteja sempre ciente do plágio. Escreva apenas em suas próprias palavras, e cite apropriadamente as fontes que você usar, não apenas as citações. Isso pode parecer muito incômodo, mas anotar tudo o que você leu irá também impressionar o seu professor com o quanto você se esforçou com o trabalho.
Se mais de uma pessoa estiver pesquisando sobre o mesmo tópico, ou vocês estiverem em um grupo, lembre-se de ir à biblioteca cedo. Senão, outros indivíduos ou os membros do seu grupo podem já ter pegado todos os livros daquele tópico!
Evite procrastinar.Seria uma boa ideia elaborar um prazo realístico em que você espera completar cada etapa do trabalho, e se ater a isso. Mantenha-se focado e nunca deixe as coisas para o último minuto.

Continue navegando