Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Ao analisarmos dados diacrônicos de uma língua, podemos observar que há algumas ocorrências que se repetem. Dificilmente há algum aspecto que não vá ser encontrado em outra língua. Ainda assim, as línguas possuem identidade. Disserte sobre a identidade gramatical de uma língua.
	Resposta Esperada:
A identidade gramatical refere-se à combinação gramatical única de uma língua. Em um universo de possibilidades de estruturação - que corresponde às línguas naturais -, toda língua se estrutura de uma forma única que forma a unicidade, a identidade de uma língua. A combinação de regras de uma língua a torna única.
	2.
	Ao formar-se a língua portuguesa, a partir do latim, é possível observar-se que, de uma mesma palavra, radical (também conhecido por étimo), originaram-se outras palavras, diferentes entre si. De outro modo, tem-se, na língua portuguesa palavras que, hoje, são iguais, mas que se originaram de diferentes étimos. Da mesma forma, o português arcaico (PA) também possui relação com o atual português brasileiro. Disserte sobre a relevância de apresentar aos alunos - e discutir - exemplos/trechos de textos do português arcaico (PA).
	Resposta Esperada:
Contribui com a visualização das diferenças e as semelhanças entre o PA e o PB (português brasileiro).
Contribui com a percepção de que no PA ainda havia diferentes convenções ? mesmas palavras com grafias diferentes. Diminui o preconceito linguístico. Contribui para o aprofundamento das reflexões em sala. Contribui para a percepção de que a língua possui convenções em algum período histórico (a língua é social).

Mais conteúdos dessa disciplina