Buscar

AV Introdução a ADM 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0580_AV» INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Professor:
	RODOLPHO DE BRITTO SILVA
	Turma: 9065/AO
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 15/06/2015 20:07:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201503817367)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Para a elaboração da Estratégia Empresarial é muito importante que a administração esteja atenta, pois precisa extrair o máximo das Oportunidades Externas e, também, se resguardar quanto às Ameaças Ambientais. Neste sentido, explique um exemplo de Oportunidade e um exemplo de Ameaça para as organizações.
	
	
Resposta: Ameaças: Instalações de empresas concorrentes. Oportunidades: Baixo custo de matéria prima
	
Gabarito:
Oportunidades: eventos importantes como a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, podendo afetar positivamente empresas de turismo, comunicação, lazer, promoções, infraestrutura, esportes; concessões de Governos, como isenções ou reduções de alíquotas, permitindo aumentos de produção, faturamento, lucro; quebras de safra de produtos agrícolas em outros países ou regiões, propiciando aumento de produção e/ou de preço.
Ameaças: revoltas populares; greves; custo de transportes; aumento de inflação; entrada de novo concorrente no mercado... Todas podem contribuir para redução e até paralisação de atividades empresariais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Explique!
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503752164)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O nível de uma organização que corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus Diretores. Neste nível, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro. Este nível é o:
	
	
	Intermediário.
	
	Técnico.
	
	Operacional.
	 
	Estratégico.
	
	Tático.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504144802)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As organizações da atualidade procuram ser eficientes nas suas operações e eficaz nos seus resultados. Analise as opções abaixo e diga qual se refere ao conceito de eficácia:
	
	
	Os Analistas de Sistemas melhoraram bastante a qualidade dos softwares entregue aos clientes, mas ainda tem muitas reclamações dos mesmos.
	
	Os representantes de vendas de uma empresa fabricante de remédio conseguiram ser mais cordiais com os clientes, no mês de setembro, o que melhorou a percepção do cliente.
	
	Nenhuma das resposta possui o conceito de eficácia.
	
	O diretor de uma oficina mecânica solicitou aos funcionários que todos os procedimentos executados tenham que ser obrigatoriamente descritos em relatório.
	 
	Os vendedores de uma empresa fabricante de tintas ultrapassaram a meta de vendas em até vinte por cento, no presente ano, o que fez com que a empresa pagasse aos funcionários gratificação e participação nos lucros.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504228419)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Sobral e Peci (2008, p.4): ¿As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.¿ Elas fazem parte de nossas vidas, uma vez que existem para satisfazer as nossas necessidades. Não há duas organizações iguais. Portanto, as organizações estabelecidas por estruturas, regimentos etc., como no caso das igrejas, forças armadas e empresas são classificadas como:
	
	
	Organizações inovadoras
	 
	Organizações formais
	 
	Organizações tradicionais
	
	Organizações informais
	
	Organizações dinâmicas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503817410)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque nas opções a seguir, a única afirmação correta sobre os Planos:
	
	
	Os Táticos apresentam o detalhamento das tarefas diárias de cada setor de execução.
	
	Os Estratégicos são aqueles que estão muito voltados para as atividades de rotina.
	
	Os Estratégicos orientam os detalhes da execução das diversas atividades setoriais.
	
	Os Operacionais atuam com os horizontes tanto de médio, quanto de longo prazo.
	 
	Os Operacionais procuram orientar as tarefas básicas a serem executadas no setor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503822677)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Teoria da Hierarquia das Necessidades é uma das mais conhecidas e utilizadas pelas organizações do mundo inteiro, pois aborda a motivação humana. Assinale a opção em que aparece o nome do teórico que apresentou essa teoria.
	
	
	Kotler
	
	Herzberg
	 
	Maslow
	
	Mintzberg
	
	Mayo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504160566)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Controle é o processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos organizacionais. Constitui uma atividade cíclica e contínua e envolve quatro fases sequenciais. Dentre as afirmativas a seguir, identifique aquela que contém as fases na ordem correta.
	
	
	Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado; Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Mensuração do desempenho a ser controlado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado;
	
	Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado ;Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo e Mensuração do desempenho a ser controlado;
	 
	Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado; Mensuração do desempenho a ser controlado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado;
	
	Mensuração do desempenho a ser controlado; Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado;
	 
	Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Mensuração do desempenho a ser controlado; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504153061)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Depois de estabelecer definições sobre as prioridades competitivas, a área de administração de operações precisa fazer o planejamento das operações da empresa de modo que concretize os objetivos estratégicos, tomando decisões em relação a alguns aspectos. Marque a afirmativa FALSA referente a esses aspectos e seus principais objetivos:
	
	 
	PLANEJAMENTO DO ARRANJO FÍSICO: Esta primeira etapa do planejamento estratégico do sistema de operações trata do planejamento do arranjo físico ou do "layout", ou seja, envolve a decoração das salas.
	
	PLANEJAMENTO DA LOCALIZAÇÃO: Este tipo de planejamento trata da decisão quanto à localização geográfica das instalações de uma empresa.
	
	PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE: Depois de tomar a decisão sobre os produtos e serviços a serem produzidos, a próxima etapa do planejamento das operações trata da decisão sobre a capacidade do sistema de operações. Esse planejamento relaciona-se diretamente com as expectativas da demanda futura da organização.
	
	PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO: Esta etapa do planejamento cuida da definição dos métodos ou técnicas de produção mais adequados para as operações de uma empresa.
	
	PROJETO DE PRODUTO OU SERVIÇO: Esta atividade consiste na tomada de decisão em relação aos produtos ou serviços que a organização quer produzir.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503612465)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Controle é o esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. O controle ajuda os administradores a monitorar as mudanças ambientaisque afetam a organização sem seu percurso e a sugerir mudanças que permitam alcançar os resultados desejados. Quais os objetivos do controle?
	
	
Resposta: Definir os padrões de desempenho; Monitorar o desempenho; Comparar o desempenho com os padrões; Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
	
Gabarito: Definir os padrões de desempenho; Monitorar o desempenho; Comparar o desempenho com os padrões; Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503819189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estrutura da área de administração financeira em uma organização de grande porte geralmente inclui três departamentos subordinados ao administrador financeiro. Esses departamentos são:
	
	
	Departamento de pessoal, folha de pagamento e contabilidade.
	
	Departamento de pessoal, administração de materiais e contabilidade.
	 
	Controladoria, tesouraria e o planejamento financeiro.
	
	Controladoria, contabilidade e departamento de pessoal.
	
	Departamento de pessoal, Marketing e contabilidade.

Outros materiais