A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
SIOPE_CONCLUIDO

Pré-visualização | Página 1 de 2

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA 
 
 
 
 
 
 
 
Patrícia de Jesus Soares de Souza
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SIOPE 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	Ilhéus 	- BA 
2018 
 	 
,, 
 
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Patrícia de Jesus Soares de Souza
 
 
 
 
 
 
 
SIOPE 
 
Trabalho final de conclusão do curso SIOPE no âmbito do Programa Formação Pela Escola. 
 
 
 
 
 
 
 
Ilhéus BA
 	 
2018
 	 
,, 
 
	RESUMO 	 
 
 
O tema SIOPE e sua importância nos investimentos direcionados à educação pública deve-se entender o que é o SIOPE? Qual sua importância e utilidade? O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE é o sistema eletrônico, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Mostrando a Importância para a gestão e para o acompanhamento dos investimentos com a educação pública que proporciona uma melhor capacidade da gestão dos recursos, servindo de ferramenta para os gestores educacionais no planejamento e na execução das políticas educacionais. 
 
 
 
	 
 3 
SUMÁRIO 
 
 
INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 04 
DESENVOLVIMENTO ....................................................................................................... 05 
CONCLUSÃO ....................................................................................................................... 09 
REFERÊNCIAS .................................................................................................................... 10 
 
 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
 	 	SIOPE (Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em 
Educação) é um sistema via internet onde todo cidadão pode ter acesso. O Siope é instrumentalizado pelo FNDE(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) é ele que arrecada, opera e divulga dados alusivos aos orçamentos públicos em educação dos entes federados. 
 SIOPE tem como objetivo garantir transparência e divulgação das informações sobre financiamento e investimento público em educação. O SIOPE é de grande importância para os gestores educacionais dos estados e municípios, contribui no planejamento, concede informações atuais sobre as receitas públicas, recursos relacionados a educação. 
 Este trabalho visa analisar, através de pesquisas bibliográficas a importância e a contribuição que o SIOPE tem para o controle social dos investimentos com a educação pública. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DESENVOLVIMENTO 
 
 Dentro do tema SIOPE e sua importância nos investimentos direcionados à educação pública, deve-se entender o que é o SIOPE? Qual sua importância e utilidade? 
 Sendo assim SIOPE é um sistema de informação sobre orçamentos públicos em educação, um sistema eletrônico de acesso público via internet, operacionalizado pelo fundo nacional de desenvolvimento da educação, que coleta e divulga informações referentes aos orçamentos públicos em educação da União, Estado, do Distrito Federal e do Município. 
 Diante disso o principal objetivo do SIOPE é estabelecer base de dados nacional bem detalhada sobre investimentos públicos em educação, proporcionando a transparência e a publicidade em relação às informações sobre financiamento e investimentos público em educação, fortalecer os procedimentos de controle social, contribuir para a garantia do cumprimento e da eficácia nos investimentos públicos no setor educacional e para qualidade dos serviços prestados a sociedade. 
 SIOPE, sistema de grande importância para a gestão e para o acompanhamento dos investimentos com a educação pública. Proporciona uma melhor aptidão da gestão dos recursos, servindo de ferramenta para os gestores educacionais no planejamento e na execução das políticas educacionais. 
 Com o SIOPE, os gestores têm a probabilidade de poder conduzir melhor os recursos e de aprimorar a implantação das políticas educacionais, sendo assim nessa perspectiva, fazendo o bom uso do SIOPE, no qual é instrumento de reflexão dos dados apresentados pelos gestores e sociedade em geral, pode favorecer uma melhor qualidade do processo educativo. 
 A implantação deste sistema se atribui de uma importância particular para os gestores educacionais dos estados e municípios, pois vai auxiliá-los no planejamento das ações, oferecendo informações atualizadas sobre as receitas públicas e os equivalentes recursos vinculados à educação. 
 Os indicadores gerados pelo SIOPE vão assegurar ainda maior transparência da gestão educacional. (BRASIL/INEP, 2004, p. 26) Além de ser uma ferramenta de auxílio para os órgãos gestores dos recursos educacionais, o SIOPE favorece a realização do controle social por parte da população e os órgãos fiscalizadores, Tribunais de Conta, Ministério Público, conselhos atrelados à educação, sobre os recursos educacionais. 
 Com o conhecimento do sistema SIOPE e sabendo fazer à interpretação de suas informações a população poderá ter a chance de sugerir na gestão dos recursos, qualificando sua participação no processo de planejamento, execução e avaliação das políticas públicas educacionais. Sobre o conceito de controle social Silva (1996, p. 18) define que: “controle social é a participação da sociedade no acompanhamento e verificação da execução das políticas públicas, avaliando objetivos, processos e resultados”. Com esse poder e responsabilidade cabe à população zelar pelo acompanhamento e controle dos gastos públicos, pela implementação das políticas públicas. 
 Em relação às políticas educacionais, o SIOPE ajuda com esse procedimento de controle social, tornando transparentes as informações sobre os gastos com a educação. De acordo com Silva (1996, p. 22): “Qualquer cidadão que possua interesse em acompanhar os investimentos públicos realizados pode ter acesso às informações por meio dos relatórios gerados automaticamente pelo sistema do SIOPE”. Como citado anteriormente, o SIOPE propicia, através dos relatórios que resume as informações deixando-as com mais clareza. 
 Para se exercer a função de controle social, as pessoas devem estar capacitadas para poder usar e interpretar as informações associadas às políticas públicas. Ter conhecimento sobre o SIOPE, e saber utilizar as informações adquiridas é uma maneira de contribuir para o exercício do controle social, por tanto é necessário que a população tenha conhecimento sobre essa ferramenta, e principalmente os órgãos oficiais de fiscalização. 
 Tem como importância na educação pública possibilitar o controle do investimos da educação, e um sistema na qual o MEC lançou no dia 08 de julho que se chama o sistema de informações sobre orçamentos públicos em educação. 
 Este sistema tem como garantia a transparência o acompanhamento e controle dos gastos que é realizado dentro do ensino público escolar. Na qual é muito importante que os gestores dos sistemas estaduais e municipais saibam como esse sistema auxilia no planejamento dos seus investimentos que é aplicado no órgão municipal e estadual. 
 Esse sistema SIOPE tem que está sempre atualizado pelos agentes públicos responsável de cada esfera do governo transmitindo os dados via internet, 
caso essa informações prestada não for informada na portaria que criou SIOPE, os municípios e estado não receber os repasses do FNDE. 
Inserção e atualização permanente de dados da União, pelos estados, pelo 
Distrito Federal e pelos municípios;

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.