Buscar

AVALIANDO CURRÍCULO TEORIA E PRÁTICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201606237887)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta, após colocar V/F nas afirmativas. Na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), de uma instituição educacional se fazem necessários a busca e identificação das necessidades que são levantadas a partir da pergunta: O que precisamos para chegar onde queremos. Se a partir da análise crítica da realidade da escola e da comunidade na qual se insere, é possível ter mais clareza do que precisa ser modificado para que as intenções educativas não fiquem no plano das ideias e do papel e se concretizem em ações é possível colher dados sobre a realidade institucional, sobre o contexto social e cultural dos alunos por que saber aonde se quer ir é um passo fundamental, mas não é suficiente para I. ( ) de fato interferir na realidade. II. ( ) fazer uma análise crítica sobre a distância entre onde se estar e aonde se deseja chegar. III. ( ) definir metas possíveis. IV. ( ) refletir sobre o que se deseja. V. ( ) delinear um ideal coletivo. Estão CORRETOS os itens
		
	
	( ) I e V
	 
	( )I,II,III,IV,V
	
	( ) I,II,III
	
	( )III,IV,V
	
	( )I,IV,V
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201606237818)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O caráter processual para Libâneo (2004) é uma característica importante do planejamento. O ato de planejar, desse modo, seria uma atividade de ação e reflexão marcada por etapas distintas que envolvem:
		
	 
	o diagnóstico da realidade, a definição de objetivos educacionais, a seleção e organização de conteúdos programáticos, a descrição de atividades e a proposta de avaliação.
	
	o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a definição de objetivos, a proposta de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a definição de objetivos, a compreensão do funcionamento da realidade e a proposta de atividades.
	
	a descrição de atividades, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	a compreensão do funcionamento da realidade, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201606237804)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É correto afirmar quanto aos objetivos dos PCNs que:
		
	
	os PCNs visam identificar o ensino com os métodos e a tecnologia educativa.
	
	os PCNs privilegiam a disciplinarização do conhecimento acadêmico/formativo.
	 
	os PCNs visam propiciar aos professores, subsídios à elaboração e ou a reelaboração do currículo, visando à construção do PPP e o fortalecimento da cidadania do aluno.
	
	os PCNs privilegiam uma orientação livresca e verbalista para o trabalho do professor.
	
	os PCNs propõem a escola como um espaço de repetição e memorização de conteúdos de ensino.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201606237914)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A abordagem multicultural do currículo surge nos Estados Unidos, com Peter McLaren, num momento em que lá se concentrava hegemonicamente o poder econômico. Um país que, como outros países ricos, atraiu para si um enorme fluxo migratório, em função da demanda por mão de obra e, conseguintemente, no qual passou a coexistir uma diversidade de grupos raciais e étnicos. No cenário multicultural e diverso da sociedade americana do final do século, o multiculturalismo emergiu como expressão da resistência de grupos culturalmente subalternizados mulheres, negros/as, os/as homossexuais à tendência homogeneizante do currículo universitário tradicional, no qual eram privilegiados os valores e representações da cultura dominante branca, masculina, européia, heterossexual expressos através dos seus cânones literários, estéticos e científicos e transmitidos como universais, difundindo como "a cultura" o que era apenas uma cultura particular, de um grupo particular. Para esses grupos, o currículo universitário deveria ser múltiplo, multifacetado, incluindo a contribuição das diversas culturas, em particular as culturas dominadas (SILVA, 2004). Esses movimentos do multiculturalismo, assim como outros movimentos de resistência que começam a surgir em diferentes lugares, passam a ser um dos fatores que impulsionam os estudos culturais nos Estados Unidos, na Europa, América Latina, assim como em outros locais. Assinale a alternativa correta após colocar V/F para os nomes dos estudos antropológicos surgidos nesse período I. ( ) Etnografia e os estudos Culturais. II. ( ) Deferentes perspectivas dos estudos Antropológicos. III. ( ) Abordagem Multicultural Universalista. IV. ( ) Manifestações Culturais. V. ( ) Estudos Antropológicos a Etnografia.
		
	
	( )V,V,F,F,F
	
	( )F,F,F,V,V
	
	( ) V,V,F,F,V
	
	( )F,F,V,V,F
	 
	( ) V,V,F,V,V
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201606237985)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As teorias críticas promovem uma verdadeira mudança em relação aos pressupostos das teorias tradicionais. Os arranjos educacionais existentes começam a ser colocados em xeque e questionados em sua estrutura e organização. Segundo as teorias críticas:
		
	
	Os modelos tradicionais do ensino se restringem à atividade construtivista de organização do currículo.
	
	As teorias tradicionais eram teorias de libertação, emancipação e resistência.
	 
	Não importa pensar em como organizar o currículo do ponto de vista técnico, mas desenvolver conceitos que nos permitam entender o que o currículo faz com as pessoas.
	
	A desconfiança, o questionamento e a transformação radical são pressupostos fundamentais para as teorias tradicionais.
	
	As formas dominantes de conhecimento estão associadas as classes que detém o menor poder na sociedade.

Continue navegando