Buscar

trabalho de filosofia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: VIVIANE DA COSTA LOPES
ALUNA: MAYUME CRISTINA DA SILVA CONCEIÇÃO
DATA: 16/05/2019
ATIVIDADE:
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
OBSERVAÇÃO DE UMA AULA E ENTREVISTA COM UM PROFESSOR
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade a observação direta da interação entre alunos e professores em sala de aula, as práticas de ensino e o papel da educação na sociedade. Realizado no CEMEI Francisca Mendes da Silva, uma creche publica, no município de Itaboraí, que atende aos bairros de Vila Progresso, Esperança e Reta Nova. Tendo atendimento para crianças de 2 a 5 anos, em horário parcial.
Foi observada a aula da Professora Priscila de Freitas Silva, formada a nível médio, formação de professores, e cursando o 5° período de Pedagogia, pela faculdade Universo.
OBJETIVOS
	Fazer analise sobre as relações de aprendizagem que existem na sala de aula, com os conhecimentos adquiridos durante as aulas de Filosofia da Educação.
ENTREVISTA COM A PROFESSORA
Para você, o que é ensinar?
Preparar para a vida. Forma um indivíduo. 
2- Como você escolhe seus procedimentos de ensino? 
De acordo com a idade, a vivência dos alunos e os objetivos a serem alcançados.
3-Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
Sim. Paulo Freire e Jean Piaget, grandes pensadores da educação. Procurando conhecer os alunos e seus desejos, para uma aprendizagem significativa.
	4- Como acontecem as relações interpessoais em sala de aula? Como você trabalha os conflitos?
Principalmente através das brincadeiras. Procurando fazer com que as crianças se coloquem no lugar do outro.
CONCLUSÃO
A relação professor/ aluno é muito importante para qualquer estudante, independente da sua idade. Quando os professores e os alunos mantem um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir uma maior interação de ambas as partes.
A professora segue o plano de aula, de acordo com o planejamento da escola e com base nas necessidades das crianças, incluindo muitas brincadeiras, músicas e danças, pois na Educação Infantil as crianças aprendem com o lúdico. Seu objetivo é o desenvolvimento integral das crianças: o cognitivo, o físico e o emocional.
Durante a observação, percebi que o mais importante em ter as partes envolvidas é a troca de experiencias, informações e conhecimentos. Assim, a dinâmica flui e mantém uma relação positiva, o que também contribui para se manter a motivação em sala.
Os alunos são muito carinhosos e estão sempre buscando a atenção da professora, o que é positivo na relação de troca entre ambos, e em contrapartida, também são um pouco agitados, por isso a professora sempre da atividades e brincadeiras intercaladas para prender a atenção deles, já que nessa fase, 2 e 3 anos, a concentração deles em alguma coisa dura pouco.
Durante a observação, foi possível conhecer um pouco mais da realidade vivenciada pelos professores (algo que eu já conhecia), e percebi a importância que a educação tem na sociedade, pois é a parti de uma boa educação, desde os primeiros anos, que cultivamos o conhecimento. Ser professor vai muito além de ensinar, é ser o agente transformador que contribui para termos uma sociedade melhor e mais justa.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Aula de Filosofia da Educação

Continue navegando