Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM COMÉRCIO E SERVIÇOS - QUESTIONÁRIO UNIDADE IV

Pré-visualização | Página 1 de 4

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	É um termo genérico que agrupa tecnologias como, por exemplo, o rastreamento de frotas de veículos; pulseiras inteligentes que registram os movimentos dos usuários para ajudá-los a entender melhor a saúde do usuário; capacetes inteligentes que possui uma microtela projetada na parte inferior do visor, sendo possível ver imagens da câmera traseira do capacete (que pode girar 180 graus) e orientações do GPS que se conecta com o celular; máscara de sono que monitora todos os sinais da pessoa ao descansar: tensão muscular, movimento dos olhos, ondas cerebrais, dentre outros. Enfim, é um conceito tecnológico em que todos os objetos da vida cotidiana estariam conectados à internet, agindo de modo inteligente e sensorial. Consiste na ideia da fusão do “mundo real” com o “mundo digital”, fazendo com que o indivíduo possa estar em constante comunicação e interação, seja com outras pessoas ou objetos. Este conceito refere-se à: 
I - Big Data.
II - Smartwatch.
III -  Wearables.
IV - Internet das Coisas (IoT – Internet Of Things). 
É correto apenas o que afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
IV.
	Respostas:
	a. 
I.
	
	b. 
II.
	
	c. 
III.
	
	d. 
IV.
	
	e. 
II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: A Internet das coisas é um conceito tecnológico em que todos os objetos da vida cotidiana estariam conectados à internet, agindo de modo inteligente e sensorial. Também conhecida por IoT (Internet of Things, em inglês), consiste na ideia da fusão do “mundo real” com o “mundo digital”, fazendo com que o indivíduo possa estar em constante comunicação e interação, seja com outras pessoas ou objetos. Refere-se a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas (wearables, em inglês), chaves, maçanetas, mesas, espelhos, entre muitos outros, conectados à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. São inúmeras as possibilidades de anexar a computação em coisas que pertençam ao cotidiano das pessoas.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A inteligência do negócio (Business Intelligence – BI) está ligada intrinsecamente à capacidade das pessoas que ocupam posições estratégicas dentro de uma corporação e que estão diretamente ligadas ao negócio. Pessoas estas, com poder de decisão para adaptar, implementar ou alterar o rumo da empresa (estrutura, recursos humanos, financeiros, materiais, etc.) ou externamente (mercado, concorrência, econômico, etc.). O conceito de BI tem como principal objetivo, auxiliar estas pessoas a aprimorar o processo de tomada de decisão, através do tratamento das bases de dados existentes. Atualmente, são gerados milhões de dados e tratá-los com o uso de ferramentas de análise de dados, modelos estatísticos, dados históricos do mercado, pesquisas junto ao público, tem se mostrado como solução para análises e descobrimento de tendências nos negócios, possibilitando uma visão exata de eventuais problemas na gestão. O termo BI refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas (NOVATO, 2014). A composição da estrutura de BI trata de um conjunto sobre a gestão do negócio e a TI, todos estes setores integrados formam o BI. O processo de BI é composto por quatro fases, são elas: coleção de dados, armazenamento dos dados, informações e visualização das informações.
 
Considerando este cenário, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I O Data Mining é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, gerando assim novos subconjuntos de dados.
PORQUE
II O Data Mining é capaz de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento, sendo formada por um conjunto de ferramentas e técnicas que através do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação baseados em redes neurais e estatística. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a proposição II é uma justificativa correta da proposição I.
	Respostas:
	a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é falsa.
	
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a proposição II é uma justificativa correta da proposição I.
	
	c. 
A asserção II é uma proposição verdadeira e a asserção I é falsa.
	
	d. 
As asserções I e II são falsas.
	
	e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a proposição I não é uma justificativa correta da proposição II.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: O processo de BI inicia com a coleção de dados, esta coleção é composta por dados internos, sejam eles provenientes dos sistemas existentes na empresa, tabelas, documentos, gráficos, textos, sons, imagens, vídeos, entre tantos outros formatos e dados externos, como índices econômicos, políticos, financeiros, estatísticas de redes sociais, de tendências e de previsões, enfim, dados que tenham características relevantes ao assunto que será gerido não importando o formato, sempre será possível captar o dado e armazená-lo. 
O armazenamento dos dados é a segunda etapa do processo de BI, sendo necessária a integração de dados de uma ou mais fontes, que envolva o processo denominado ETL, de extrair, transformar e carregar (Extract, Transform and Load), utilizando uma área de estágio (Stage Area), onde os dados são padronizados e tratados; juntamente com este processo é necessário saber quais informações estão disponíveis, onde estão localizadas, de que forma são manipuladas e para onde podem ser distribuídas, desta forma recorre-se aos Metadados, que são “dados que descrevem dados”, ou seja, são informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerenciar os dados com o objetivo de descobrir padrões em volume de dados. Após estes procedimentos, os dados serão carregados em um repositório central denominado Data Warehouse, ou armazém de dados. 
A terceira fase é o Data Mining, ou Mineração de Dados, é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, gerando assim novos subconjuntos de dados. Esta mineração é formada por um conjunto de ferramentas e técnicas que, através do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação baseados em redes neurais e estatística, são capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento. 
A última fase, e não menos importante, é a visualização das informações geradas até o momento, sendo apresentadas por meio de painéis de controle (Dashboards) ou painéis visuais que centralizam informações com base nas métricas e indicadores de desempenho que foram definidos como relevantes.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As siglas OLTP ( On-line Transaction Processing) e OLAP ( On-Line Analytical Processing) são bastante utilizadas no universo do Business Intelligence (BI). Porém, ambas possuem conceitos divergentes e são aplicadas em contextos diferentes. Veja a tabela a seguir: 
  
 
Fonte: Fonte: https://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/business-intelligence/o-que-significa-oltp-e-olap-na-pratica/>. Acesso: 08 fev, 2018 
Considerando este conceito, avalie
Página1234