Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM COMÉRCIO E SERVIÇOS - QUESTIONÁRIO UNIDADE IV

Pré-visualização | Página 4 de 4

e. 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E 
Comentário: No nível Operacional da área Médica a aplicações dos Sistemas de Informação: Facilitam o controle de medicações prescritas e administradas ao paciente (o medicamento a ser administrado, o horário, a dosagem). Quando integrado aos sistemas dos laboratórios de análises clínicas, permitem que os resultados sejam relacionados ao prontuário eletrônico do paciente, facilitando assim a consulta e a tomada de decisões mais simples por parte da enfermagem.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sistemas de informação em Serviços podem servir a diferentes níveis hierárquicos em uma organização, agilizando processos e melhorando a qualidade das informações necessárias para a tomada de decisões táticas e estratégicas. As necessidades dos diferentes níveis são complementares, envolvendo uma comunicação intensa e um fluxo contínuo de dados e informações. Para que isso ocorra, é necessário que os sistemas parciais em uso em cada setor, departamento, nível hierárquico ou processo estejam integrados em um grande sistema de informação. É importante ressaltar que essa integração não ocorre apenas conceitualmente, requerendo suporte físico efetivo, que é viabilizado por meio de redes locais ou remotas. O setor saúde se define como um conjunto de valores, normas, instituições e atores, que desenvolvem atividades de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, cujos objetivos principais ou exclusivos são promover a saúde de indivíduos ou grupos de população. É importante considerarmos que, internamente, ele possui três grandes áreas: médica, administrativa e hotelaria. Sob a visão do nível tático da área da saúde, podemos dizer que na área médica os Sistemas de Informação:
 
I O prontuário eletrônico facilitaria o compartilhamento de informações, possibilitando a obtenção de opiniões de médicos, mesmo quando não presentes fisicamente.
II Para cada paciente internado, permite o controle de ligações telefônicas não inclusas na diária, refeições adicionais para acompanhantes, etc.
III Análises estatísticas poderiam ser efetuadas em busca por soluções para problemas de infecção hospitalar, identificando bactérias mais frequentes e as áreas mais suscetíveis, provocando a adoção de medidas preventivas.
IV Facilitam a consulta e a tomada de decisões mais simples por parte da enfermagem. 
 
É correto apenas o que afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e III.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
II e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I, II e III.
	
	e. 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: No nível tático da área médica, as aplicações dos Sistemas de Informação: o prontuário eletrônico facilitaria o compartilhamento de informações, possibilitando a obtenção de opiniões de médicos, mesmo quando não presentes fisicamente. Levantamentos estatísticos podem ser efetuados, buscando identificar qual o tratamento mais recomendado para determinadas doenças, também colaborando para a geração e disseminação de conhecimento entre a equipe médica do hospital. Análises estatísticas poderiam ser efetuadas em busca de soluções para problemas de infecção hospitalar, identificando bactérias mais frequentes e as áreas mais suscetíveis, gerando a adoção de medidas preventivas.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sistemas de informação em Serviços podem servir a diferentes níveis hierárquicos em uma organização, agilizando processos e melhorando a qualidade das informações necessárias para a tomada de decisões táticas e estratégicas. As necessidades dos diferentes níveis são complementares, envolvendo uma comunicação intensa e um fluxo contínuo de dados e informações. Para que isso ocorra, é necessário que os sistemas parciais em uso em cada setor, departamento, nível hierárquico ou processo estejam integrados em um grande sistema de informação. É importante ressaltar que essa integração não ocorre apenas conceitualmente, requerendo suporte físico efetivo, que é viabilizado por meio de redes locais ou remotas. O setor saúde se define como um conjunto de valores, normas, instituições e atores, que desenvolvem atividades de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, cujos objetivos principais ou exclusivos são promover a saúde de indivíduos ou grupos de população. É importante considerarmos que internamente ele possui três grandes áreas: médica, administrativa e hotelaria. Sob a visão do nível estratégico da área da saúde, podemos dizer os Sistemas de Informação:
 
I O prontuário eletrônico facilitaria o compartilhamento de informações, possibilitando a obtenção de opiniões de médicos, mesmo quando não presentes fisicamente.
II Permite detectar tendências relacionadas ao crescimento de determinadas doenças (ampliando ou adequando a capacidade de atendimento do hospital).
III Facilita a administração estratégica de estoques, determinando as quantidades mínimas necessárias de materiais hospitalares, o tempo de reposição e o custo de armazenamento.
IV Com o processamento estatístico de dados e informações armazenados em suas bases, o corpo clínico do hospital poderá desenvolver trabalhos científicos sobre a eficácia de determinadas terapias, os resultados obtidos com novas práticas cirúrgicas, etc. 
 
É correto apenas o que afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II e IV.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
II e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I, II e III.
	
	e. 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: O nível estratégico da área da saúde envolve, ao mesmo tempo, a área Médica, Administrativa e Operacional e as aplicações dos Sistemas de Informação que permitem detectar tendências relacionadas ao crescimento de determinadas doenças (ampliando ou adequando a capacidade de atendimento do hospital). Com o processamento estatístico de dados e informações armazenados em suas bases, o corpo clínico do hospital poderá desenvolver trabalhos científicos sobre a eficácia de determinadas terapias, os resultados obtidos com novas práticas cirúrgicas, etc. Esses trabalhos, quando publicados em revistas e jornais científicos ou apresentados em simpósios ou congressos, ajudariam de maneira substancial a firmar um conceito de excelência perante a comunidade médica, sendo muito bom para o marketing do hospital.
Página1234