Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO AULA 4

Prévia do material em texto

TESTE DE CONHECIMENTO AULA 4
		O acesso à informação de que trata a Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação no Brasil), compreende, entre outros, os direitos abaixo, EXCETO:
	
	
	
	informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços, mesmo que sigilosa ou parcialmente sigilosa.
	
	
	informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado.
	
	
	informação primária, íntegra, autêntica e atualizada.
	
	
	orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada.
	
	
	informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos.
		É preciso que os pedidos de informação sejam processados pelos órgãos públicos com rapidez e justiça. Em caso de negativa por parte do Estado, deve-se contar com a possibilidade de recurso. De qual principio das leis de acesso a informação estamos falando:
	
	
	
	Promoção de um governo aberto.
	
	
	Limitação das exceções.
	
	
	Obrigação de publicar.
	
	
	Procedimentos que facilitem o acesso.
	
	
	Moderação dos custos.
		A tendência com a informatização é que o processo se torne automático e com isso o cidadão não tenha mais gastos para saber as informações que precisa, quando falamos do princípio das leis de acesso a informação "Moderação de custos" é certo dizer que:
	
	
	
	É preciso que os pedidos de informação sejam processados pelos órgãos públicos com rapidez e justiça. Em caso de negativa por parte do Estado, deve-se contar com a possibilidade de recurso.
	
	
	Deve-se definir claramente o que pode ser considerado exceção, isto é, é preciso que fique bem explicado quais informações não poderão ser abertas ao conhecimento público e os motivos desta interdição. Obedecendo o mesmo raciocínio, não se deve ter uma quantidade grande de informações protegidas pelo sigilo.
	
	
	Os custos não devem se configurar como um fator de impedimento para o pedido de acesso à informação. Quando houver cobrança de taxas para o fornecimento da informação, que sejam razoáveis e aplicadas em situações definidas previamente.
	
	
	Os órgãos governamentais devem promover a abertura do governo, por meio do incentivo da cultura de acesso e a superação da cultura do sigilo.
	
	
	É preciso que os órgãos públicos tomem a iniciativa de publicar as informações, não se restringindo a responder os pedidos de informações recebidos.
		Com a unificação da informática com a comunicação foi possível o uso da internet no setor público. Verifique cada afirmativa se Falsas ou Verdadeiras e, marque a resposta CERTA. I. Através da internet, a administração pública disponibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aos cidadãos de decidirem sobre ações do governo. II. A internet possibilita a divulgação de informações para os cidadãos sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros. III. O uso eficiente da internet possibilita a modernização dos órgãos públicos, promovendo maior profissionalismo. IV. Através da internet, o setor público pode ofertar serviços ao cidadão e disponibilizar dados que permitem o controle externo.
	
	
	
	Somente a III e IV são falsas.
	
	
	Somente II e IV são verdadeiras.
	
	
	Somente a IV é verdadeira.
	
	
	Somente I e II são falsas.
	
	
	Somente a I é falsa.
		Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas da frase abaixo: A garantia do acesso a informações públicas é importante no sentido de criar instrumentos de ____________________ do governo e, com isso, aumentar a transparência e diminuir a corrupção, elevar a qualidade da administração pública, assegurar direitos individuais e coletivos, como o direito à verdade, o que promove o __________________econômico, social e humano e, consequentemente, fortalece a democracia.
	
	
	
	transparência, crescimento
	
	
	accountability, desenvolvimento
	
	
	publicidade, domínio
	
	
	transparência, domínio
	
	
	publicidade, crescimento
		É preciso que os pedidos de informação sejam processados pelos órgãos públicos com rapidez e justiça. Em caso de negativa por parte do Estado, deve-se contar com a possibilidade de recurso. Estamos falando de que principio das leis de acesso a informação:
	
	
	
	Procedimentos que facilitem o acesso.
	
	
	Limitação das exceções.
	
	
	Promoção de um governo aberto.
	
	
	Máxima divulgação.
	
	
	Moderação de custos.
		Analise as sentenças abaixo: Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas: ¿Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras¿. Este é um tratado internacional das Leis de Acesso a Informação e estes seriam alguns princípios: I. Máxima divulgação. II. Moderação dos custos. III. Promoção de um governo aberto.
	
	
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	
	Somente a sentença I está correta.
	
	
	Somente a sentença III está correta.
	
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
		Preencha as lacunas do texto abaixo: O Portal da Transparência é uma iniciativa que contribuiu para o estabelecimento da cultura da ____________________ no Brasil. Depois da Lei de responsabilidade Fiscal, a criação deste instrumento foi um importante _______________ das políticas de transparência governamental no Brasil.
	
	
	
	transparência, marco
	
	
	educação, marco
	
	
	visão global, passo
	
	
	transferência, passo
	
	
	transparência, accountability
		Os órgãos governamentais devem promover a abertura do governo, por meio do incentivo da cultura de acesso e a superação da cultura do sigilo. Estamos falando de qual principio das leis de acesso:
	
	
	
	Procedimentos que facilitem.
	
	
	Limitação das exceções.
	
	
	Obrigação de publicar.
	
	
	Máxima divulgação.
	
	
	Promoção de um governo aberto.
		No contexto da legislação do Brasil, a lei de acesso à informação ou LAI regulamenta o direito constitucional do cidadão ao acesso a informações produzidas ou detidas pelo Governo. Entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012. Podemos então dizer que o princípio da lei de acesso que fala sobre a promoção de um governo eletrônico determina:
	
	
	
	Que os órgãos públicos tomem a iniciativa de publicar as informações, não se restringindo a responder os pedidos de informações recebidos.
	
	
	Que a abrangência do direito de acesso deve ser ampla, com relação aos órgãos públicos e aos tipos de informação a serem disponibilizadas, por outro lado, este direito deve ser universalizante, ou seja, deve ter como objetivo alcançar a todos os cidadãos.
	
	
	Que os custos não devem se configurar como um fator de impedimento para o pedido de acesso à informação.
	
	
	Que os órgãos governamentais devem promover a abertura do governo, por meio do incentivo da cultura de acesso e a superação da cultura do sigilo.
	
	
	Que deve-se definir claramente o que pode ser considerado exceção, isto é, é preciso que fique bem explicado quais informações não poderão ser abertas ao conhecimento público e os motivos desta interdição.
	
		A abrangência do direito de acesso deve ser ampla, com relação aos órgãos públicos e aos tipos de informação a serem disponibilizadas, por outro lado, este direito deve ser universalizante, ou seja, deve ter como objetivo alcançar a todos os cidadãos.Qual o princípio que acabamos de definir:
	
	
	
	Obrigação de publicar.
	
	
	Limitação das exceções.
	
	
	Procedimentos que facilitem o acesso.
	
	
	Promoção de um governo aberto.
	
	
	Máxima divulgação.
		Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação (12.527 de 18/11/2011), o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação, considera-se:
	
	
	
	tratamento do conhecimento.
	
	
	gestão da informação.
	
	
	gestão de acervos.
	
	
	gestão de documentos.
	
	
	tratamento da informação.
		Deve-se definir claramente o que pode ser considerado exceção, isto é, é preciso que fiquem bem explicado quais informações não poderão ser abertas ao conhecimento público e os motivos desta interdição. Obedecendo ao mesmo raciocínio, não se deve ter uma quantidade grande de informações protegidas pelo sigilo. Estamos falando de qual principio das leis de acesso a informação:
	
	
	
	Facilitação ao acesso.
	
	
	Limitação das exceções.
	
	
	Máxima divulgação.
	
	
	Moderação de custos.
	
	
	Obrigação de publicar.
		A Lei 12.527 de 18 de Novembro de 2011, dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações. Qual dos itens abaixo seria um dos princípios da lei de acesso as informações:
	
	
	
	Não é necessária a máxima divulgação para alcançar todos os cidadãos.
	
	
	Haverá Limitação das exceções.
	
	
	Os órgãos governamentais não devem promover a abertura do governo.
	
	
	Haverão procedimentos que dificultarão ao acesso.
	
	
	O custo sempre será um impedimento caso o cidadão não possa pagar.
		Preencha as lacunas do texto abaixo: A garantia do acesso a informações _____________ é importante no sentido de criar instrumentos de Accountability do governo e, com isso, aumentar a transparência e diminuir a ____________, elevar a qualidade da administração pública, assegurar direitos individuais e coletivos, como o direito à verdade, o que promove o desenvolvimento econômico, social e humano e, consequentemente, fortalece a democracia.
	
	
	
	públicas, produção
	
	
	privilegiadas, produção
	
	
	privadas, exposição
	
	
	privilegiadas, exposição
	
	
	públicas, corrupção

Continue navegando