Buscar

Av DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701781086)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um professor solicitou que os alunos explicassem o conceito de planejamento estratégico. Um dos alunos, já trabalhador e com experiência na área, respondeu sobre o conceito, colocou uma citação de um autor que discute sobre o assunto e estabeleceu relação com a sua prática, mencionando um exemplo do seu cotidiano profissional. O professor corrigiu como errada a resposta do aluno e disse que a resposta correta sobre o conceito de planejamento estratégico estava no capítulo x do livro, na página y. Acrescentou, ainda, em correção ao aluno e fazendo uma analogia, que se conhecimento de pedreiro tivesse valor, ele estaria na faculdade de engenharia. Podemos dizer que esse professor rompeu com a etnocentria? Sim, não, justifique sua resposta:
		
	
Resposta: Não, pelo contrário, ele está exercendo o etnocentrismo. O aluno vivencia aquela situação no cotidiano dele da mesma forma que um pedreiro que, por experiência, pode entender muito mais que um engenheiro que viu daquilo apenas a teoria. O professor está sendo etnocêntrico quando ele aceita apenas a visão dele, a ideologia dele e dos livros que ele leu, não considerando a experiência do aluno como válida.
	
Gabarito: Não, ele não rompeu com a etonocentria, pois apenas considerou como válida a sua resposta, o seu referencial, o seu saber, o seu conhecimento que é passado ao aluno como verdade absoluta porque é um saber legitimado academicamente, não criando um contexto democrático de decisões sobre os conteúdos de ensino, configurando uma ideia mais ampla e real de escolarização.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701650902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ENADE 2008- A professora, ao entrar na turma do primeiro ano do curso de formação de professores, pediu a cada aluno que manifestasse,oralmente, o seu entendimento do que é educar, do que é ser professor e do que é ser aluno.Todas as respostas mostravam uma compreensão simplificada da natureza de cada uma dessas atividades. Frente a esse resultado, a professora fez um planejamento de trabalho que considerasse o aprendizado de conceitos e a discussão designificados atribuídos ao longo da história da educação à ação educativa, à figura do professor e à do aluno. - Explique por que é importante discutir o que é educar, o que é ser professor e o que é ser aluno.
		
	
Resposta: É de grande importância na formação do cidadão que ele aprenda a respeitar individual e coletivamente essas 3 situações. Se a criança, desde a educação infantil, aprende o porquê dele e do professor estar ali, ele compreende esse universo, ele aceita e ele respeita. Aquele universo do aprenzidado, do convívio social, passa a fazer parte dele intimamente e ele leva isso por toda a vida.
	
Gabarito:
É importante discutir o significado do que é educar, do que é ser professor e do que é ser aluno porque toda ação humana é baseada na forma de conceber, significar e pensar a ação. Qualquer fazer humano supõe uma ideia do que é esse fazer e de como cada indivíduo entende essa atividade. Sem persarmos esse fazer, a ação é dirigida por ideias já consolidadas, a partir de outro contexto histórico, social e cultural. A aceitação, sem reflexão e sem discussão, de uma determinada forma de pensar e conceber a ação e seus participantes nos faz repetir, sem um distanciamento crítico, o modelo de ação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701671830)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Comenius é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. Ele escreveu a Didáctica Magna, definida como "tratado da arte universal de ensinar tudo a todos", entretanto, hoje recebe críticas de educadores progressistas por considerar que o seu método trabalha o conhecimento de forma:
		
	
	questionadora
	 
	abstrata
	
	problematizadora
	
	contextualizada
	
	crítica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702044209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns pontos são assinalados por Libâneo (1994, p. 39) em relação ao trabalho docente em um contexto de desigualdade social. Analise as afirmações que se seguem, e, em seguida, assinale a alternativa que indique as afirmações correta.
I. O trabalho pedagógico na escola requer a sua adequação às condições sociais de origem, às características individuais e socioculturais e ao nível de rendimento escolar dos alunos.
II. A democratização do ensino supõe o princípio da igualdade, mas, junto com seu complemento indispensável, o princípio da diversidade. 
III. Para que a igualdade seja real e não apenas formal, o ensino básico deve atender à diversificação da clientela, tanto social quanto individual.
IV.  Para que a igualdade seja real a escola deve interagir continuamente com as condições de vida da população para adaptar-se às suas estratégias de sobrevivência, visando a impedir a exclusão e o fracasso escolar.
		
	
	II, III.
	 
	I, II, III, IV.
	
	I, III, IV.
	
	III, IV.
	
	I, II.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701086451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aprender fazendo é o princípio básico da Escola Nova, também, denominada de escola ativa ou progressivista ou ainda pragmatista. Segundo os educadores progressistas, falta aos professores dessa prática pedagógica escolanovista voltar a atenção para:
		
	
	o rendimento escolar
	
	o domínio cognitivo
	 
	a visão crítica de mundo
	
	a constatação do fenômeno
	
	o objeto de estudos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702069911)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com José Carlos Libâneo, a formação docente abrange duas dimensões que são indissociáveis. A primeira, de acordo com o autor, considera que o professor terá uma formação pedagógica fundamentado nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, História da educação, Antropologia, que visam potencializar os processos de ensino e aprendizagem no contexto social. A segunda dimensão visa especificar a profissão docente por meio da compreensão da didática e das metodologias. Essas duas dimensões às quais Libâneo problematiza são, respectivamente:
		
	
	a formação técnico-prática e a formação tecnicista;
	
	a formação prática e a formação instrumental;
	
	a formação espiritual e a formação legislativa;
	
	a formação tecnicista e a formação empírica;
	 
	a formação teórico-científica e a formação técnico-prática;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702155641)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os planejamentos na esfera educacional são indispensáveis. Com base na perspectiva progressista da educação, identifique as afirmativas mais adequadas para plano de curso; e assinale a opção correta:
I)O plano de curso é a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos a ser alcançado por uma turma em um determinado tempo;
II)O plano de curso não dá a oportunidade ao professor de adequar o programa à realidade da sua classe;
III)O plano de aula está intimamente ligado ao plano de curso;
IV)Para elaborar o plano de curso não é necessário conhecer o nível e características dos alunos
		
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	A afirmativa III está errada
	
	A afirmativa IV está correta
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701095874)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dados os seguintes objetivos: "elaborar duas frases, aplicando a regra do uso da vírgula, consultando a gramática", "No período de cinco minutos escrever o presente do indicativo do verbo cantar", "Após uma hora de estudo definir quatro classes gramaticais". Considera-se como exemplo de objetivos:
		
	
	gerais
	
	abstratos
	 
	operacionais
	
	críticos
	
	amplos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702163852)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A complexidade das relações sociais e interculturais no mundo contemporâneo requer novas formas de se elaboraro conhecimento no campo da pesquisa em educação." (Reinaldo Matias Fleuri, 2001). A partir dessa afirmativa, marque a alternativa que destaca um objetivo da Pluralidade Cultural no ensino fundamental.
		
	
	valorizar, na relação dos povos, a sobreposição de uma cultura sobre outras, fazendo preponderar a ideia de superioridade cultural, priorizando povos mais desenvolvidos.
	
	Promover alternativas de modo a garantir a legitimação e dominação de uma cultura sobre as minorias.
	 
	Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças, tendo em vista a compreensão da formação do povo brasileiro e a necessidade de busca de superação dos problemas que historicamente marcam a sociedade.
	
	Justificar a fragmentação de formação de guetos culturais, entendendo cada cultura válida em si mesma e considerando a coabitação das diferenças culturais como um processo histórico natural.
	
	Desenvolver uma atitude de repúdio às ideias que valorizem o potencial educativo dos conflitos, tendo em vista a não crença de possibilidade de enriquecimento mútuo sem a perda de identidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702078752)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O modelos de formação profissional analisados por Schön é voltado para a ação-reflexão-ação. Em outras palavras, podemos dizer que se trata:
		
	
	de um modelo pedagógico tradicional
	 
	do exercício da práxis
	 
	de uma prática reprodutivista
	
	de uma prática acrítica
	
	do empiricismo

Outros materiais