Buscar

Avaliando aprendizado em saúde da criança

Prévia do material em texto

São considerados Fatores de Risco Ambiental para o bebê:
		
	
	Necessidade de ventilação mecânica por 36 horas ou mais
	
	Infecção
	
	Mielopatias
	
	Idade gestacional menor ou igual a 32 semanas
	 
	Abuso materno de drogas e álcool
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702523045)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta ao realizar uma avaliação pediátrica em uma criança, deve levar em conta a história gestacional, a saúde materna, a relação com a família além de realizar o exame físico da criança em busca de maiores informações. Além da força muscular, do tônus, da movimentação ativa e passiva, da atenção e interação da criança, também verifica-se os reflexos e as reações pois sua alteração pode revelar muito sobre o comprometimento além de servir de norte para traçar um programa terapêutico. Assim, assinale a alternativa correta que revela o que o fisioterapeuta deve saber sobre os reflexos e reações.
I- O Reflexo de Defesa permite a criança ainda que neonato, a liberar as vias aéreas superiores quando colocada em decúbito ventral
II- A Reação de Colocação das mãos persiste por toda a vida. Ele permite a extensão dos membros superiores anteriormente antes de uma queda
III- No Reflexo Tônico Cervical Assimétrico é esperada a flexão dos membros superiores com extensão dos inferiores quando ocorre a flexão da cervical.
IV- É a Reação Cervical de Retificação que permite a criança girar em bloco acompanhando a rotação da sua cabeça feita pelo examinador
		
	 
	Apenas I e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702564874)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No período compreendido dos 7 a 9 meses de idade, a criança avança no seu desenvolvimento psico sensório motor de forma a explorar o ambiente e a locomover-se. Neste momento, após fortalecer o tronco, ela adquire uma habilidade fundamental para fortalecimento das cinturas escapular e pélvica que será fundamental para a formação do acetábulo, coordenação motora na alternância dos membros inferiores e superiores, bem como aumentar a força muscular para adquirir posturas mais elevadas e complexas e favorecer na locomoção. Esta habilidade descrita se refere a:
		
	
	Andar de lado com apoio
	
	Arrastar
	 
	Engatinhar
	
	Realizar Push Pull
	
	Ficar Semi ajoelhado
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703054887)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a AIMS (Escala Motora Infantil de Alberta) assinale a alternativa correta:
		
	
	É um instrumento de avaliação observacional, onde o terapeuta leva em consideração postura, descarga de peso, movimento antigravitacional e presença de reflexos patológicos.
	
	Não serve para avaliar bebês que nasceram prematuros.
	
	Foi desenvolvido para avaliar crianças com diagnóstico de paralisia cerebral.
	
	Todos os seus itens estão distribuídos nas subescalas que incluem as posturas de supino, prono e de pé.
	 
	Avalia crianças entre zero e 18 meses de idade corrigida.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703182127)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1- A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta.
		
	 
	c) Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato.
	
	b) Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
	
	a) O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
	
	e) O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
	
	d) Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca

Continue navegando