Buscar

Aula tuberculose (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Tuberculose
	A tuberculose pulmonar é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Em muitos casos, o M tuberculosis torna-se latente antes de evoluir para tuberculose (TB) ativa. Ele envolve mais comumente os pulmões e é transmissível dessa forma, mas pode afetar quase qualquer sistema de órgãos, incluindo os linfonodos, sistema nervoso central (SNC), fígado, ossos, trato geniturinário e trato gastrointestinal.
	Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 40.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium.
*
Tuberculose
	A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivíduo.
*
Em 2013, aproximadamente 1.5 milhão de pessoas morreram vítimas de tuberculose (TB; dessas, 360,000 eram HIV-positivas), e 9 milhões de pessoas contraíram TB. Mais de metade dos novos casos (56%) foram registrados nas regiões do sudeste asiático e Pacífico Ocidental, e os restantes 29% na região da África, que apresentou as maiores taxas de casos e mortes relativas à população.
*
Epidemiologia
Um terço da população mundial apresenta infecção latente por M. tuberculosis.
50% desses casos são formas contagiosas da doença pulmonar.
Dois a três milhões de pessoas morrem anualmente .
O BRASIL ocupa o 14º lugar entre os 23 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
*
Etiologia
O desenvolvimento de tuberculose (TB) requer infecção por M tuberculosis e contenção inadequada pelo sistema imunológico. Pacientes infectados com M tuberculosis que não apresentam evidência clínica, bacteriológica ou radiográfica de TB ativa são considerados como tendo infecção latente por TB. A TB ativa pode ocorrer pela reativação de uma infecção latente prévia ou pela evolução da infecção primária.
*
A infecção por tuberculose (TB) requer a inalação de núcleos goticulares. Após a deposição nos alvéolos, o M tuberculosis é envolvido pelos macrófagos alveolares, mas sobrevive e se multiplica dentro dos macrófagos. Os bacilos proliferantes matam os macrófagos e são liberados; esse evento acarreta uma resposta do sistema imunológico. A exposição pode causar a depuração do M tuberculosis, infecção latente persistente ou evolução para doença primária.
*
Tuberculose
	A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. Contactos próximos (pessoas que tem contato freqüente) têm alto risco de se infectarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa activa (e não de quem tem a doença latente).
*
*
*
Infecção
	A infecção pelo M. tuberculosis se inicia quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares e pode se espalhar para os nódulos linfáticos e daí, através da corrente sanguínea para tecidos mais distantes onde a doença pode se desenvolver: a parte superior dos pulmões os rins o cérebro e os ossos.
	A resposta imunológica do organismo mata a maioria dos bacilos, levando à formação de um granuloma. Os "tubérculos", ou nódulos de tuberculose são pequenas lesões que consistem em tecidos mortos de cor acinzentada contendo a bactéria da tuberculose.
	Normalmente o sistema imunológicoé capaz de conter a multiplicação do bacilo, evitando sua disseminação em 90% dos casos.
*
Fatores que facilitam o surgimento da doença
Morar em região de grande prevalência da doença.
Ser profissional da área de saúde.
Confinamento em asilos, presídios, manicômios ou quartéis.
Predisposição genética.
Idade avançada.
Desnutrição.
Alcoolismo.
Uso de drogas.
Doenças como AIDS, diabete, insuficiência crônica dos rins. 
*
Evolução
	Em algumas pessoas, o bacilo da tuberculose supera as defesas do sistema imunológico e começa a se multiplicar, resultando na progressão de uma simples infecção por tuberculose para a doença em si. Isto pode ocorrer logo após a infecção (tuberculose primária – 1 a 5% dos casos), ou vários anos após a infecção (reativação da doença tuberculosa, ou bacilo dormente – 5 a 9 %).
*
Sintomas
·	Tosse crônica (o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias); 
·	Febre; 
·	Suor noturno (que chega a molhar o lençol) 
·	Dor no tórax; 
·	Perda de peso lenta e progressiva; 
·	Quem tem tuberculose não sente fome, fica anoréxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposição para nada). 
*
Tratamento
Sem tratamento, a taxa de mortalidade da tuberculose (TB) é superior a 50%; no entanto, TB é uma doença tratável. Nos EUA, em 2009, ocorreram 529 mortes por TB dos 11,528 casos relatados, uma taxa de letalidade de 4.6%. Os fatores de risco para morte incluem idade avançada, atraso no diagnóstico da TB, extensão do envolvimento radiográfico, necessidade de ventilação mecânica, doença renal em estágio terminal (DRET), diabetes e imunossupressão.
*
Tratamento
Consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida.
O tratamento dura em torno de seis meses.
Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%.
É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.
*
Prevenção primária
O fisioterapeuta irá atuar de maneira preventiva, ministrando palestras.
Orientar para que as pessoas não durmam no mesmo quarto, em casas mal ventiladas e onde o sol não bate, o risco de contágio é maior.
 Há também medida individual
que é a vacina BCG.
Quimioprofilaxia primária.
www.pg.pr.gov.br/files/2210%20tuberculose.JPG
*
Prevenção secundária
Evitar a progressão e possíveis complicações da doença que poderão causar sequelas
Quimioprofilaxia Secundária.
Cinesioterapia Respiratória.
Desobstrução Brônquica.
Exercícios posturais.
Mudança de decúbito.
*
Atuação fisioterapêutica
Tratamento de seqüelas deixadas pela tuberculose:
Alterações posturais.
Atelectasia.
Acúmulo de secreção.
Úlceras de decúbito. 
bp2.blogger.com/.../malade_tuberculose220.jpg 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando