Buscar

Resumo Capítulo 8 Evolução em 4 dimensões

Prévia do material em texto

Resumo Capítulo 8
-Os animais não são passivos: eles modificam seu nicho ecológico (exemplo: coelhos e lebres escolhem locais diferentes para vivem e alteram o local).
-Evolução dos instintos: aqueles que têm a tendência a "aprender" mais rápido são selecionados e essa tendência é passada a diante, sendo incorporada no genoma.
-Baldwin effect: ideia de que  a tendência a ter comportamento vantajoso pode ser assimilada geneticamente, de forma que algo que antes que tinha que ser aprendido se torna quase "instintivo"/"inato".
-Teoria de assimilação de Waddington: mesma ideia que Baldwin só que aplicando a genética de forma mais específica.
-Princípio assimila-estica: parte de um comportamento é assimilado geneticamente permitindo que (abrindo espaço/tempo para que) outros componentes comportamentais sejam aprendidos durante a vida --> isso pode ser vantajoso por não criar um comportamento "fixo"/"imutável" e sim a tendência a um comportamento que pode ser influenciada pelo ambiente (ou seja, é mais facilmente adaptável caso o ambiente mude).
-Importância da "herança social"
-Baldwin: fatores culturais determinam quais pessoas se reproduzirão.
-Durham: analisou como mudanças no estilo de vida humano alteram a frequência de certos genes (exemplo do leite: nas comunidades que o tinham disponível foram selecionados os genes que codificam lactase) --> coevolução de genes e cultura (comunidades que tinham lactase e nas quais o leite se tornou importante passaram a "favorecer" a prática produção de leite e seus derivados)
... 4 páginas falando sobre lactose depois...
(Exemplo da malária x anemia)
-O que é linguagem: poderoso sistema de linguagem simbólica.
-Chomsky: gramática universal e inata, temos o órgão da linguagem.
-Faculdade de linguagem no sentido amplo (FLA): composta pela interação de 3 sistemas: sensório-motor (produz e recebe sinais), conceitual-intencional (pensamento), e faculdade de linguagem no sentido específico (une os outros dois, faz um mapeamento e uma ligação entre as representações internas e os sons/imagens/símbolos).
-Crítica: esse é um sistema muito sofisticado, que deve ter sofrido elaboração por meio da seleção natural (não veio pronto nos hominídeos) --> em algum momento a linguagem deve ter começado a ser "aprendida" e depois foi incorporada à genética.
-Funcionalistas: produto das faculdades cognitivas gerais, não tem nada de único na linguagem.
-Crítica: a linguagem possui 2 características que não permitem classificá-la segundo essa visão: (1) a linguagem é um sistema restrito, muitas vezes "falha" quando queremos expressar determinada coisa, portanto não é totalmente "funcional"; além disso é extremamente específico, existem coisas que SÓ podem ser expressas pela linguagem --> ou seja, a linguagem não é uma ferramenta "geral"; (2) a linguagem é facilmente e rapidamente adquirida pelas crianças.
-Daniel Dor: a linguagem é estruturada para comunicar umas coisas melhor que outras, há um cerne de categorias observáveis em todas as línguas, e essas categorias refletem na estrutura gramatical da língua; entretanto, há variância sobre como essas categorias se refletem na gramática dependendo da língua.

Continue navegando