Buscar

Seminário sobre Estrutura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA TÉCNICA DA ARQUITETURA
PROFESSORA: NATÁLIA B. PEREIRA
RESENHA – SEMINÁRIO LINEAR 01
Karim Conteratto
Karolyne Viebrantz
Luiz Júnior
Thaís Fernanda Barauna
Henrique Weiss
Erechim, Novembro de 2014
A arquitetura é uma arte recente no qual teve a sua origem sobre conjunto com a origem da agricultura, porque o ser humano não mais saía por ai à procura de comida, como exemplo o autor cita em que “tudo mudou quando o ser humano ficou sedentário”.
Com isso começou o surgimento de chaminés na área central da residência, técnicas construtivas começaram a surgir como pontes feitas de cordas de fibra e tronco de árvores, o ser humano agora passa a exercer atividades em sociedade e com isso começou a surgir as organizações sociais e locais para que discutissem sobre os problemas da comunidade. Surgimento das primeiras organizações político-sociais como igrejas ou prefeituras, “pois as carências do espírito sempre caminham de mão dadas com as da matéria”. 
Às vezes não conseguimos analisar o contesto arquitetônico por não entender o seu surgimento, então acabamos por pecar em dizer que ela pouco evoluiu no passar dos séculos, no entanto a arquitetura tem como sua origem suprir a necessidade arquitetônica do povo como podemos ver logo a cima, por isso ela pouco parece evoluir quando no contrario muito evolui, talvez não em sua forma de construir, mas em como construir. Ou seja, podemos entender que as mudanças na arquitetura são “mais quantitativas do que qualitativas”, através de comunidades em que viraram vilarejos, que viraram cidades, metrópoles e devido a este fator de abrigar toda a comunidade e o fator do aumento populacional foi o grande responsável pelo crescimento vertical das cidades. Para defender estes números o autor utiliza as cidades minoicas da ilha de Creta que em 2000a.c. já haviam residências de quatro andares, e edifícios de apartamentos nas áreas mais populares de Roma chegando a incríveis 10 andares. 
Para entendermos melhor a arquitetura as moradias iniciaram com tendas feitas de couro de animal com um mastro central no qual tem a função de erguer a cabana e suspender os cabos no qual seriam estirados até o chão e sobre eles postos às peles dos animais em que serviam de cobertura para as cabanas. No qual não podemos nos basear a evolução como os pilares em nossa arquitetura, as madeiras em forma de tesoura e as vigas sustentando o teto em que agora é composto por telhas de fibrocimento, mas para chegar a esta evolução arquitetônica o autor cita que as técnicas empregadas muitas vezes eram as da tentativa e do erro, se construir e não cair ela funciona, “então cada construtor costumava ousar um pouco mais do que o seu antecessor, até que confrontado pelo fracasso, sabia que os limites de seu sistema estrutural haviam sido excedidos”. Desde aqueles tempos o estudo das estruturas era algo muito buscado e importante para os avanços como Leonardo da Vinci em que estudavam muito o comportamento estrutural, como por exemplo, estruturas em balanço e seu comportamento quanto a carga recebida. 
Hoje as coisas estão muito melhores programas de computadores maquetes, simuladores em maquetes, nos permite não mais por nossa conta no risco da tentativa e do erro, assim como algumas de nossas arquiteturas há algumas décadas atrás seriam inviáveis devido ao tempo em que cada cálculo levaria, tais cálculos em que um computador tem a capacidade de fazer sozinho. No entanto o computador é feito pelo ser humano no qual está sujeito a cometer erros e alguns equívocos nos quais não tornam esta prática (utilização de computadores) à prova de erro. Outros grandes avanços em destaque na arquitetura foram com o surgimento do concreto armado, do aço em que nos proporcionaram grandes avanços arquitetônicos, não apenas devido à resistência encontrado através destes materiais, mas sim quanto à economia de materiais, tempo de construção e a quantidade de trabalhadores necessários para tal construção resulta num grande avanço econômico construtivo. 
Com este evoluir da técnica podemos citar as paredes cortinas “nas quais, consistem em suportes estreitos e metal, ou fasquias, que emolduram os amplos painéis de vidro que dominam a fachada”. Cuja função é atender aos quesitos iluminação e isolamento térmico, no qual não tem resistência o suficiente para sustentar o seu próprio peso (painéis de vidro) no qual para isso recebem esta estrutura em aço, ou concreto. Com o avanço desta técnica permitiu-se brincar com aberturas de portas janelas, nos quais eram muito restritos na arquitetura devido ao seu fator estrutural, pois as paredes eram parte de sua estrutura sendo paredes estruturais e hoje é apenas algo como uma manta algo para separar o fora do dentro e separar ambientes, assim proporcionando inúmeras novas formas na arquitetura. O autor cita em que os maiores triunfos da arquitetura moderna foram em pontes. Os romanos tornaram populares principalmente “a ponte em arco de pedra e tijolo, com vãos que chegavam a atingir 30 metros de extensão”. Com o evoluir da técnica hoje são construídas pontes com cabos de aço, com vãos de quase dois quilômetros.
No entanto precisamos avançar ainda mais principalmente em questão estrutural, pois a estrutura ainda é algo muito caro ela chega a ter uma representação de cerca de ¼ do valor total da obra, já se analisarmos quanto a uma grande construção quanto um ginásio ela se refere ao componente mais caro da obra. O autor também cita quando ao treinamento do profissional em que um bom arquiteto deve saber de um todo muito de finança para construir e um engenheiro muito de estrutura, mas que devemos saber um pouco de tudo que o grande problema é que sabemos de um tudo um nada, quando nos prendemos a apenas uma área em si. O autor cita que o leigo deve ser ouvido quanto a arquitetura principalmente se ele for o em que vai utilizar pois muito do seu rendimento e seu estado de bem estar esta vinculado na arquitetura, além de que ele não esta preso a algumas pequenas ideias e é ele em que muitas vezes visa dizer em que espera economia de energia, no entanto o leigo pouco entende sobre estruturas e falando mais sobre o que sente daquela estrutura do que ela consiste. 
Então podemos entender que a arquitetura manda um recado as pessoas principalmente quanto a seu patê estrutural, em que deve ser respeitada quanto aos seus limites e as leis da física, a estrutura sempre deve ser bela e eficaz.

Outros materiais