Buscar

PSICOLOGIA GERAL I prova 01

Prévia do material em texto

Acertos: 8,0 de 10,0
	Início: 19/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201804187885)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	George Berkeley é um representante da escola empirista inglesa (associacionismo) e dedicou-se dentre outros temas ao estudo da percepção. Um problema aparente nos estudos de Berkeley era a relação do Ser e Ser Percebido e do princípio de que Ser, é Ser Percebido. Como explicar a existência de uma cadeira e uma mesa na cozinha quando ninguém está em casa para percebê-la? A percepção também foi um objeto de estudo da escola da Gestalt na Alemanha, mas diferente da abordagem filosófica de Berkeley, esta dispunha de outra abordagem e métodos científicos, por exemplo, o estudo dos componentes da percepção como proximidade, semelhança e fechamento, através de experimentos. Marque a opção correta:
		
	
	A psicologia científica constituiu-se de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A psicologia científica nasce com Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	
	A psicologia cientifica nasce a partir de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A Psicologia enquanto ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século XX, Wundt preconiza a Psicologia sem alma.
	
	Observamos em Berkeley as especulações filosóficas necessárias para a evolução dos alicerces necessários para o surgimento de uma psicologia científica e esta se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
	
	A psicologia científica se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise, pois esses sistemas teóricos passaram a produzir em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição, suas teorias.
	 
	A psicologia científica constituiu-se basicamente de três escolas: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo. A psicologia científica tem seu marco fundante em Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804187727)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o behaviorismo, um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer chama-se:
		
	 
	Reforço
	
	Positiva
	
	Associacionismo
	
	Modelagem
	
	Insight
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804212326)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expressão transtorno mental, adotada em lugar de doença, acompanha o critério da CID-10 (1993, p. 5). Há comprometimento quando: I - Funções mentais superiores recebem interferência, dificultando ou afetando a atuação (por exemplo, o indivíduo não consegue lembrar-se de compromissos); II - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau; III - Existe o desvio ou conflito social sozinho, sem comprometimento do funcionamento do indivíduo. Marque a alternativa correta:
		
	
	Apenas os critérios II e III são verdadeiros
	 
	Apenas o critério III é falso
	
	Apenas o critério III é verdadeiro
	
	Apenas os critérios II e I são falsos
	
	Apenas os critérios III e II são falsos
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803698875)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	1. conceitos de saúde mental e transtorno mental. "Mostre que tem personalidade!"; "Ele não tem personalidade!"; "Que personalidade fraca!". Afinal o que é personalidade? I. O vocábulo "personalidade" se origina de persona, expressão que se referia à máscara que os atores do antigo teatro grego utilizavam para caracterizar as personagens que representavam. II. Personalidade é aquilo que é mostrado através dos papéis sociais que as pessoas desempenham. III. Diversas classificações não científicas de personalidade procuraram relacionar o tipo físico com o comportamento típico do indivíduo (gordo - alegre; magro - sisudo etc). IV. A personalidade só se constituirá a partir das interações que ocorrerem entre a criança e o seu meio próximo. Assinale a opção que corresponde as alternativas corretas:
		
	
	II,III,IV.
	 
	I,II, III e IV.
	
	II,IV.
	
	I,II,IV.
	
	I,II ,III.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804212380)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista penal existe o dilema, amplamente discutido, sobre se uma personalidade doente é imputável. Assim, quando houver dúvida da pessoa portadora de algum tipo de sofrimento mental ser imputável, deve-se avaliar a intensidade e a qualidade do transtorno, a fim de aferir a possibilidade ou não de responsabilizá-la. De acordo com o Código de Processo Penal em casa de dúvidas sobre a imputabilidade:
		
	 
	Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará de ofício ou a requerimento do Ministério Público, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, seja este submetido a exame médico-legal.
	
	Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz deverá garantir o cumprimento do artigo 196 da constituição federal aplicando o princípio da universalidade.
	
	É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
	
	A internação, ou tratamento ambulatorial, será por tempo indeterminado, perdurando enquanto não for averiguada, mediante perícia médica, a cessação de periculosidade. O prazo mínimo deverá ser de 1 (um) a 3 (três) anos.
	
	Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz deverá presumir a periculosidade e aplicar as medidas cabíveis.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201804212368)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Indivíduos __________________ frequentemente ignoram a possibilidade de estar afetando negativamente outras pessoas, por falta de empatia com o sofrimento de outrem - por exemplo, produzindo ruído excessivo em um horário inapropriado ou fazendo abertamente comentários ou julgamentos negativos. Marque a opção que melhor complementa o espaço, sendo as características apresentadas típicas e marcantes destes indivíduos:
		
	 
	Antissociais
	
	Transtornados
	
	Esquizofrênicos
	
	Paranoicos
	
	Psicóticos
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201803692800)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na base do preconceito, estão as crenças sobre características pessoais que atribuímos a indivíduos ou grupos, chamadas de:
		
	
	Discriminação.
	 
	Estereótipos.
	
	Internalização.
	
	Externalização.
	
	Assimilação.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201804057204)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre os estereótipos, considere as seguintes afirmativas: I - Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira correta e precisa, confirmando nosso estereótipo inicial. II - O preconceito poderia ser definido como uma atitude hostil ou negativa com relação a um determinado grupo, levando, necessariamente, a atos hostis ou comportamentos persecutórios. III - A discriminação refere-se a sentimentos hostis que deságuam numa atuação que pode variar de um tratamento diferenciado a expressões verbais de desprezo e a atos manifestos de agressividade. Observando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa certa:
		
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	apenas a afirmativa II está correta
	 
	apenas a afirmativa III está correta
	 
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	Gabarito
Coment.9a Questão (Ref.:201804212387)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Percebe-se que o valor atribuído ao relacionamento mãe-filho não foi uma constante e que tiveram alterações no decorrer da história, sendo que as variações derivadas das concepções e práticas relacionadas à maternagem tiveram sua origem em uma série de agenciamentos sociais em que o discurso científico teve importância fundamental. O amor materno, por exemplo, foi um mito construído com o auxílio do discurso médico, político e filosófico a partir do século XVIII; Áries (1981), Badinter (1985) e Donzelot (1986). Desta forma, o papel da mulher deve ser compreendido dentro de duas concepções: Relativa e Tridimensional. É relativa, pois:
		
	
	Porque ela só se concebe no desejo de ser mãe, não sendo instintiva ou natural, sendo impossível compreender as modificações do papel materno sem compreender historicamente o desejo da mulher pela maternagem.
	
	É impossível compreender as modificações do papel materno sem compreender o instinto da maternidade.
	 
	Porque, além dessa dupla relação, a mãe também é mulher, isto é, um ser específico dotado de aspirações próprias¿ (Badinter, 1985 ¿ pg. 25).
	
	É impossível compreender as modificações sociais do papel materno sem compreender o instinto da maternidade e paterno garantias da sobrevivência da espécie.
	 
	Porque ela só se concebe em relação ao pai e ao filho, não sendo instintiva ou natural, sendo impossível compreender as modificações do papel materno sem mencionar os demais membros da microssociedade familiar.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201803683197)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Comparando as formas de organização familiar do século XVIII com as posteriormente encontradas e que se tornaram predominantes no período moderno, verifica-se que a organização familiar sofreu modificações significativas e que predominou, nesse período, sentimentos de ternura e intimidade ligando :
		
	
	Tios e sobrinhos.
	
	Mães e filhos.
	
	Avós e netos.
	
	Irmãos e irmãos.
	 
	Pais e filhos.

Continue navegando