Buscar

Questões de Revisão B2

Prévia do material em texto

Questões de Revisão - Responsabilidade Civil
1) (Juiz de Direito TJ/PR 2008) Antônio, em 10 de janeiro de 1993, ao transpor um cruzamento com o sinal vermelho, acaba por abalroar o automóvel de propriedade de Bruna, causando danos patrimoniais. Diante desses fatos, assinale a alternativa correta:
a) A pretensão de Bruna à reparação civil frente a Antônio prescreveu três anos após o acidente.
b) A pretensão de Bruna à reparação civil frente a Antônio prescreveu três anos após a data do início da vigência do Código Civil de 2002.
c) A pretensão de Bruna à reparação civil frente a Antônio prescreverá 20 anos após o acidente.
d) A pretensão de Bruna à reparação civil frente a Antônio prescreverá 10 anos após a data de início da vigência do Código Civil de 2002.
2) (Juiz de Direito TJ/PR 2008) Assinale a alternativa correta:
a) É subjetiva, por culpa presumida, a responsabilidade dos pais pelos atos praticados pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia.
b) O direito de exigir a reparação civil somente se transmite com a herança quando se tratar de dano patrimonial.
c) A desproporção entre a gravidade da culpa e o dano pode ser critério hábil a intervir na fixação do quantum indenizatório.
d) A culpa leve não gera dever de indenizar, ao passo que a culpa gravíssima enseja responsabilidade objetiva do agente causador do dano.
3) (Exame de Ordem OAB/SP 137º) A respeito do ato ilícito, assinale a opção correta.
A) Ato ilícito é o que se pratica de acordo com a ordem jurídica, mas que viola direito subjetivo individual, apto a causar dano material ou moral a outrem.
B) Todo ato lesivo é classificado como ato ilícito.
C) Na seara da culpa extracontratual, o ofendido não precisa constituir o devedor em mora.
D) A ilicitude do ato praticado com abuso de direito possui sempre natureza subjetiva, somente aferível a partir da comprovação da existência de culpa ou dolo.
4) (Exame de Ordem OAB/SP 137º) Assinale a opção correta acerca da responsabilidade civil.
A) Em razão da natureza do dever violado, a culpa poderá ser contratual ou extracontratual.
B) Considera-se dano moral direto a lesão a interesse tendente à satisfação ou a gozo de bem jurídico patrimonial que produza depreciação a um bem extrapatrimonial.
C) Dano moral é a lesão de interesses exclusivamente patrimoniais de pessoas naturais ou jurídicas provocada pelo fato lesivo.
D) Só subsiste a imputabilidade se presente o nexo causal.
5) (CESPE/ Advogado da União AGU/2004) Em relação a obrigações, julgue o item que se segue.
Na responsabilidade contratual, o agente causador do dano responde por conduta que descumpra disposição contratual ou por infração de um dever legal, sendo pressupostos da responsabilidade a contrariedade ao direito, o dano e o nexo de causalidade entre ambos.
6) (CESPE/ Procurador Geral AGU/2004) A respeito da responsabilidade civil, julgue os itens seguintes.
a) O protesto indevido de título cambial e a inscrição do nome do devedor nos serviços de proteção ao crédito geram direito a indenização por danos morais à imagem do devedor, mesmo quando existentes outras restrições ao crédito desse devedor inscritas naqueles serviços. 
b) Compete a toda instituição bancária a responsabilidade pela segurança de seus clientes e usuários, devendo tais estabelecimentos proporcionar segurança adequada nos locais de sua responsabilidade exclusiva. Nesse sentido, responde a instituição bancária pela indenização por morte de vítima de assalto ocorrido no interior do recinto de caixa eletrônico situado em via pública. 
c) Na sentença que julga procedente ação de reparação de danos, não é possível a cumulação de indenização por danos morais e estéticos decorrentes do mesmo fato, em parcelas autônomas, porque a reparação do dano estético está incluída na reparação do dano moral. 
7) (MP/SP 83º) O dano moral consiste no prejuízo que atinge o ânimo psíquico, intelectual e moral da vítima. De tal afirmação decorre que
(A) a dor moral se insere no campo vasto da teoria dos valores, e o dano será sempre indenizável, mesmo que sua conseqüência não faça vicejar alterações psíquicas no ofendido, porque o desconforto anômalo provocado pelo ofensor será o suficiente para por si só justificar a indenização.
(B) qualquer aborrecimento ainda que comezinho, ou seja, um minúsculo desconforto comportamental da parte de terceiro, poderá sempre dar motivo à indenização.
(C) o protesto de um cheque, mesmo que indevido, será o suficiente para que um devedor contumaz se sinta moralmente atingido, a ponto de ter o direito de acionar o causador daquele ato, ainda que diante de sua condição de mau pagador.
(D) muito embora em tese seja possível a pessoa jurídica ser atingida por dano moral, para que este se caracterize, é preciso que enfrente dor psíquica, a ponto de justificar que o autor do ato venha a ser responsabilizado por dano moral contra ela praticado.
(E) o dano moral em sentido lato, não abrange necessariamente os danos psicológicos e se traduz apenas por uma mudança psíquica, ficando em plano secundário o sofrimento moral ou a dor, porque estes nem sempre são colocados a descoberto de forma perceptível de imediato.
8) (TJ/SE Juiz substituto 2004) Acerca da responsabilidade civil objetiva, julgue o item que se
segue.
a) Em ação de reparação de danos materiais e morais proposta contra empresa prestadora de serviço de transporte coletivo, a responsabilidade civil é objetiva, não havendo que se perquirir acerca da culpa, excluindo-se a responsabilidade somente na hipótese de caso fortuito ou pela culpa exclusiva da vítima.
9) (TJ/SE Juiz substituto 2004) Um vaso que se encontrava na janela do apartamento onde reside Cláudia caiu, danificando o veículo de propriedade de Beatriz, que se encontrava regularmente estacionado. Provou-se que Cláudia é inquilina e que o apartamento pertence
a Márcia. Acerca dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
a)A responsabilidade por fato das coisas funda-se no princípio da guarda e presume-se ser da proprietária do prédio, ou seja, a ação deve ser proposta contra Márcia.
b) Demandada em ação de indenização, poderá a ré eximir-se da obrigação de indenizar, alegando culpa concorrente da vítima ao estacionar embaixo de uma janela.
10) (PGE/PR Procurador 2007) Sobre a disciplina do dever de indenizar é correto afirmar que:
a) O Código Civil de 2002 não diferencia a imputação do dever de indenizar contratual e extracontratual.
b) O incapaz para celebrar negócios jurídicos não tem capacidade para praticar ilícitos civis.
c) O elemento da culpa pode servir para interpretação tanto sobre o dever de indenizar como sobre a quantificação do valor da indenização.
d) Em regra, não há solidariedade passiva entre os autores e co-autores do dano.
e) A ilicitude da conduta é indispensável para a configuração do dever de indenizar.
11) (Juiz do Trabalho - TRT 13ª Região/2006) No que concerne à responsabilidade civil, são também responsáveis pela reparação civil as seguintes relações, exceto:
a) os que gratuitamente hajam participado nos produtos do crime, até a concorrente quantia;
b) o empregador, por seus empregados, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão deles;
c) o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições;
d) os donos de hotéis, pelos seus hóspedes, desde que haja previsão contratual;
e) os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade.
12)(Exame de Ordem 2010.1) Assinale a opção correta com relação à responsabilidade civil.
A De acordo com o regime da responsabilidade civil traçado no Código Civil brasileiro, inexistem causas excludentes da responsabilidade civil objetiva.
B A extinção da punibilidade criminal sempre obsta a propositura de ação civil indenizatória.
C O dano deve ser certo, por essa razão não é possível a indenização por dano eventual,decorrente da perda de uma chance.
D Tratando-se de responsabilidade subjetiva contratual, a responsabilidade do agente pode subsistir mesmo nos casos de força maior e de caso fortuito, desde que a lei não coíba a sua previsão.
13) (CESPE/ Procurador Geral AGU/2006) Julgue os itens a seguir, acerca da responsabilidade civil.
a) A responsabilidade civil por ato de terceiro permite estender a obrigação de reparar o dano a pessoa diversa daquela que praticou a conduta danosa, desde que exista uma relação jurídica entre o causador do dano e o responsável pela indenização. Nessa hipótese, a obrigação de indenizar é objetiva; portanto, não se perquire a culpa do agente.
14. (CESPE PGE/CE 2008). A respeito da responsabilidade civil, assinale a opção correta.
A O ato praticado com abuso de poder, mesmo quando não causa dano à vítima, resulta no dever de indenizar, em virtude da violação a dever de conduta.
B As pessoas jurídicas de direito privado, quaisquer que sejam a sua natureza e os seus fins, respondem objetivamente pelos atos de seus dirigentes, administradores e empregados ou prepostos que, nessa qualidade, causem dano a outrem.
C A responsabilidade daquele que provocar acidente por exercício de atividade de risco é objetiva, independentemente de conduta do agente provocador ou da vítima e da demonstração do nexo de causalidade entre a conduta perigosa e o dano por ela causado.
D A fixação judicial do valor da indenização a título de danos morais está vinculada ao prejuízo experimentado e demonstrado pela vítima. Para a sua adequada fixação, consideram-se o poder econômico do réu e o caráter educativo da sanção.
E Se, em um acidente, um dos envolvidos é o veículo de uma empresa de transporte coletivo, portanto, prestadora de serviços públicos, independentemente da culpa do motorista ou da vítima, a empresa responderá objetivamente pelos danos causados no acidente.
15. (FEPESE PGE/SC 2010) No que concerne à responsabilidade civil, dispõe o Código Civil Brasileiro que: 
1. Aquele que gratuitamente houver participado nos produtos do crime é responsável civilmente até a concorrente quantia.
2. O grau de culpa apurado é a base para a análise da extensão do dano.
3. Quando a ofensa extinguir ou reduzir a capacidade laboral, o prejudicado, se preferir, poderá exigir que a indenização seja arbitrada e paga de uma só vez.
4. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
16. (FEPESE PGE/SC 2009) Assinale a alternativa incorreta.
a. ( ) A indenização mede-se pela extensão do dano.
b. ( ) A teoria do dano direto e imediato é aplicável ao sistema de responsabilidade civil brasileiro.
c. ( ) De acordo com o Novo Código Civil, o grau de culpa do agente nunca poderá influenciar na quantificação do prejuízo.
d. ( ) O fato exclusivo da vítima e o caso fortuito e de força maior são excludentes da causalidade.
e. ( ) De acordo com o Novo Código Civil, a responsabilidade civil dos pais pelos atos dos filhos é regulada pela teoria da responsabilidade objetiva.
17. (Exame de Ordem OAB/2010.1) Assinale a opção correta com relação à responsabilidade civil.
A O dano deve ser certo, por essa razão não é possível a indenização por dano eventual, decorrente da perda de uma chance.
B Tratando-se de responsabilidade subjetiva contratual, a responsabilidade do agente pode subsistir mesmo nos casos de força maior e de caso fortuito, desde que a lei não coíba a sua previsão.
C De acordo com o regime da responsabilidade civil traçado no Código Civil brasileiro, inexistem causas excludentes da responsabilidade civil objetiva.
D A extinção da punibilidade criminal sempre obsta a propositura de ação civil indenizatória.
18. (Exame de Ordem OAB/2010.1) Manoel estava no interior de um ônibus da concessionária de serviço público municipal, empresa não integrante da administração pública, quando o veículo derrapou em uma curva e capotou. Em razão desse acidente, Manoel sofreu dano material e moral. Nessa situação hipotética, a responsabilidade será 
A objetiva e da concessionária, com prazo de prescrição de cinco anos, conforme previsto em lei especial. 
B subjetiva e da concessionária, com prazo de prescrição de cinco anos, conforme previsto no Código Civil.
C objetiva e do município, com prazo prescricional de três anos, conforme previsto em lei especial.
D subjetiva e do município, com prazo prescricional de três anos, conforme previsto no Código Civil.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes