A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Fundamentos da Engenharia de Produção

Pré-visualização | Página 1 de 1

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2 E 3 NO PORTFÓLIO 3. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 10 PONTOS.
 
É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o número de linhas, quando exigido, de cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
- envie as respostas junto com as questões.
Atividades das Aulas 1, 2 e 3
Um processo pode ser definido como uma ordem de atividades de trabalho específicas que ocorrem em um tempo e espaço, possuem um início e um fim, além de entradas (inputs) e saídas (outputs) bem definidos. A partir do entendimento do que é um processo e da importância de controla-los através da Gestão de Processos, leia com atenção as afirmativas a baixo. (2 pontos)
A hierarquia de processos é formada, sequencialmente, da seguinte forma: Macroprocesso => Sub processo => Processo => Tarefa => Atividade. 
A Gestão de Processos é importante para auxiliar as empresas a manterem-se competitivas, já que melhorar processos continuamente é fundamental para as organizações serem capazes de responderem às mudanças constantes em seu ambiente de atuação.
Para a execução de cada processo dentro de uma organização, é necessária a realização de diversas ações independentes, as quais podem se desdobrar na execução de sub processos, atividades ou tarefas.
O BPM é uma disciplina gerencial que presume que os objetivos organizacionais podem ser alcançados com mais êxito por meio do gerenciamento de processos. 
As organizações tradicionais conseguem facilmente aplicar o BPM, já que não existem novos papéis e responsabilidades, mas as empresas continuam centradas nas mesmas funções básicas de negócio como vendas, marketing, finanças e produção.
A partir da leitura das afirmativas, assinale a alternativa correta:
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
Sabendo que estrutura organizacional pode ser definida como uma rede de relações entre indivíduos ou grupos de indivíduos que apresentam relação lógica entre si contendo responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa, responda às questões: (5 pontos)
Desenhe o organograma da empresa que você trabalha. (Caso não esteja trabalhando no momento, desenhe o de alguma empresa que já trabalhou, ou ainda o da empresa de algum familiar). Destaque no organograma onde se encontra o setor que você ou seu familiar trabalha/trabalhou. 
Para responder a esta questão você poderá desenhar a mão em um papel, tirar uma foto e anexar como figura neste arquivo, ou então, utilizar uma ferramenta como esta: 
(Para excluir caixas de texto basta clicar em cima delas e clicar ‘Delete’, para criar novas, basta clicar com o botão direto em cima do local que deseja inserir a nova caixa e ir em ‘Adicionar forma’): 
 Com base na figura desenhada na resposta anterior, defina se a organização existente na sua empresa é do tipo Linear, Funcional, Linha-Staff, por Produto ou por Processo. Justifique sua reposta.
Apesar da minha empresa atual ser uma grande organização (Andrade Gutierrez), ela compõe seu quadro de funcionários de acordo com o organograma acima, o qual é composto pelo tipo Linear, com linhas diretas de únicas autoridades e responsabilidades entre o superior e seus subordinados.
A seguir serão apresentadas as etapas do processo produtivo de uma indústria de vidros temperados. Preste bastante atenção na sequência de atividades e, posteriormente, desenhe o FLUXOGRAMA desta empresa. (3 pontos)
O processo de transformação da matéria-prima tem início na etapa de corte, onde a máquina realiza os cortes automaticamente nas medidas exatas. Depois as peças são colocadas em um carrinho de transporte e seguem para a etapa de lapidação.
O processo de lapidação acontece em uma máquina automática, que sozinha movimenta as peças até que os quatro lados sejam lapidados. Já lapidadas as peças podem seguir por dois caminhos diferentes. 
As peças sob as quais o pedido apresenta furação devem ir para a furação automática; 
As peças sem furo saem da lapidação direto para a máquina de lavação vertical. 
Depois destas etapas todas as peças, sem ou com furação, vão para a última etapa de todo o processo, a têmpera. 
Concluído o processo, as peças prontas seguem para a etapa de inspeção; 
Por fim vão para o almoxarifado, onde são armazenadas. 
Dica: atente-se para o uso da SIMBOLOGIA DE FLUXOGRAMAS aprendida na apostila, não se esqueça de etapas como: Operação, Armazenagem, Ponto de Decisão, Inspeção. 
Para responder a esta questão você poderá desenhar a mão em um papel, tirar uma foto e anexar como figura neste arquivo, ou ainda, utilizar caixas de texto, flechas e símbolos iguais a estes para formar corretamente o fluxograma:
Início
Lapidação dos quatro lados
Lavação vertical
Transformação de corte
Inspeção
Têmpera
Peças para furação
Divisão das peças
	Almoxarifado
Pedido
	Fim
Início

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.