Buscar

Lista de Exercícios - Administração de Crédito e Contas a receber-convertido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Lista de Exercícios Administração de Crédito e Contas a receber
Sobre a Administração de Crédito e Contas a Receber, assinale a alternativa correta:
O crédito, no conceito atual, é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de volta o valor cedido ou receber pagamento, depois de decorrido o período de tempo estipulado, na sua integralidade ou em valor correspondente
O crédito, por se tratar de aplicação de recursos em Passivo Circulante, a sua concessão deve ser suportada pela existência ou obtenção de recursos para financiá-la, pois interfere no equilíbrio econômico-financeiro da empresa.
A concessão de crédito aos clientes resulta Ativos que têm várias denominações: como Valores a Receber, Duplicatas a Receber ou ainda Contas a Receber.
Quanto maior o volume de vendas a crédito e o prazo médio de cobrança, menor será a necessidade de capital de giro para financiar esse ativo. O custo desse financiamento não deve ser agregado aos custos dos produtos.
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
As políticas de crédito são base da eficiente administração de Valores a Receber, pois orientam a forma como o crédito é concedido, definindo padrões de crédito, prazos, riscos, garantias exigidas e diretrizes de crédito.
Assinale a alternativa correta:
As políticas de crédito definem formas de concessão de crédito com base nas condições da economia e do mercado em que empresa atua.
A ação repentina e agressiva da concorrência deve provocar alterações nas políticas de crédito da empresa para atingir a meta estabelecida.
A definição das políticas de crédito pode ser responsabilidade exclusiva da área financeira das empresas. Não há que haver equilíbrio de influência das áreas de marketing e financeira.
Forte influência da área financeira, voltada para redução de riscos, pode levar a condições de crédito excessivamente brandas que impedirão vendas. Por outro lado, condições com exigências bastante severas podem facilitar as vendas, mas tornar difícil o seu recebimento.
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
Sobre a Administração de Crédito e Contas a Receber, podemos afirmar que:
Padrões de crédito que facilitam a realização de vendas são indicativos de diminuição de necessidade de mais recursos para financiamento de Valores a Receber.
Condições mínimas muito exigentes restringem o universo de pretendentes a crédito e, consequentemente, de compradores. Isso dificulta a realização de vendas.
Os riscos de não recebimento de Valores a Receber diminuem com a definição dos padrões de crédito menos exigentes. Aumenta o risco de perdas pelo não recebimento.
Os padrões de crédito estão diretamente relacionados com o risco de não recebimento do todo ou parte da venda e influenciam as seguintes variáveis: Vendas, Valores a Receber e Riscos.
I e II estão corretas
I e III estão corretas
II e IV estão corretas
II e III estão corretas
III e IV estão corretas
Sobre os Riscos e Concessões de Créditos, podemos afirmar que:
O não recebimento significa ganho financeira e aumento do lucro, as políticas de crédito definem condições tais para a concessão de crédito que permitam o estabelecimento de previsões de perdas. Havendo concessão de crédito há risco inerente de perdas com devedores duvidosos.
A legislação brasileira permite às empresas reconhecer perdas com devedores incobráveis que não honrarão seus compromissos. São denominados “devedores duvidosos”. O valor é deduzido do lucro, reduzindo os valores do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro a serem recolhidos pela empresa.
A concessão de crédito a clientes aumenta o valor das contas a receber da empresa. Isso compromete no longo prazo, o fluxo de caixa, quando ocorrem atrasos de pagamentos; e no médio e curto prazo, a lucratividade da empresa, caso não ocorra o pagamento.
Na análise para concessão de crédito a literatura específica os cinco “Cs”, para a definição da capacidade de crédito de clientes solicitantes: o caráter, a capacidade, o capital, o colateral e as condições.
I e II estão corretas
II e III estão corretas
I e IV estão corretas
II e IV estão corretas
III e IV estão corretas
Calcule o Giro de Valores a Receber e o Investimento Médio em Valores a Receber da empresa “LCV”, conforme dados abaixo:
Vendas Líquidas= 30.000,00 Valores a receber = 12.354,60
Custos dos produtos vendidos= 10.550,00