Buscar

RESUMO PESQUISA OPERACIONAL

Prévia do material em texto

RESUMO PESQUISA OPERACIONAL
O Que é Pesquisa Operacional? Como o próprio nome já diz, abrange a pesquisa sobre operações, atividades ou ainda é utilizada em problemas para se resolver como coordenar e conduzir as operações, as atividades em uma organização. A Pesquisa Operacional (Operational Research) é considerada uma ciência aplicada, um método científico para se tratar modelos matemáticos complexos, preocupando-se em orientar na tomada de decisões.
Qual a Origem? Sabe-se que os primeiros casos de aplicação da Pesquisa Operacional reportados foram de caráter militar (TREFETHEN, 1954). Após o final da Segunda Grande Guerra somente, a Pequisa Operacional começou a estudar problemas ditos civis. (TREFETHEN, F.N. A history of operations research. In: J.F. MCCLOSKEY & F.N. Operations Research for Management, Trefethen EdsJohns Hopkins Press, 1954). Na verdade, durante muitos anos, a Pesquisa Operacional foi estudada e usada somente nas organizações militares. Por conta do sucesso atingido por essa ciência, no que diz respeito a atingir objetivos e metas, as grandes empresas começaram a utilizá-la. A propagação da Pesquisa Operacional nos Estados Unidos durante e após a guerra pode ser creditada principalmente à equipe de cientistas liderada por George B. Dantzig, equipe esta que foi convocada durante a guerra. No Brasil, a Pesquisa Operacional só surgiu no início da década de 60. Em 1969, foi fundada a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).
Podemos dizer que um modelo é uma representação de um sistema real. Se o sistema já existir, o modelo deve pretender reproduzir o funcionamento do sistema, de modo a aumentar sua produtividade. No caso de se tratar de um projeto a ser executado, o modelo é utilizado para definir a estrutura ideal do sistema. Um modelo matemático é composto por três conjuntos principais de elementos:
as variáveis de decisão e parâmetros;
as restrições;
função – objetivo.
Exemplos de Modelagem – Problema do Alfaiate:
Um alfaiate tem disponíveis os seguintes tecidos: 16 metros de algodão, 11 metros de seda e 15 metros de lã. Para um terno, são necessários 2 metros de algodão, 1 metro de seda e 1 metro de lã. Para um vestido, são necessários 1 metro de algodão, 2 metros de seda e 3 metros de lã. Se um terno é vendido por $300,00 e um vestido por $500,00, modele este problema de forma a determinar quantas peças de cada tipo o alfaiate deve fazer de modo a maximizar o seu lucro.

Continue navegando