Buscar

AVA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição na atmosfera, por meio da queima de combustíveis fósseis em grandes indústrias e em automóveis. Essa queima de combustível acaba formando alguns gases poluentes, como o óxido, que quando entra em contato com a água, se tornam ácidos. Os principais óxidos que reagem com água da chuva são os óxidos de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NOx), que após reagirem, se tornam ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3), respectivamente.
 Entre os diversos prejuízos causados pela chuva ácida no meio ambiente, a água e os lagos tem sua acidez aumentada, destruindo sua vegetação aquática e consequentemente matando diversos peixes. Nas florestas, vai matando aos poucos arvores por arvores progressivamente, de igual forma na agricultura, de uma forma mais rápida, pois as plantas são todas do mesmo tamanho. A chuva ácida também pode corroer algumas estruturas físicas de algumas cidades, como edifícios e monumentos históricos. Isso ocorre, pois, o fator pH normal da água é 7,0 (neutro) e o da chuva ácida pode chegar de 4,0 a 4,5. Mesmo não sendo totalmente ácida, pode causar grandes danos.
 Vimos o quão prejudicial a chuva ácida é e alguns problemas ao meio ambiente que ela faz. Algumas formas de prevenção contra ela são o incentivo ao transporte público, um sistema de tratamento de gases industriais e o uso de combustíveis mais limpos.

Continue navegando