Buscar

OPAs: Ofertas Públicas de Aquisição de Ações

Prévia do material em texto

MERCADO DE CAPITAIS
Aula 10: 
 
 OPAs. OFERTAS PÚBLICAS DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES DA COMPANHIA ABERTA
 
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
Conteúdo Programático desta aula
OPAs- OFERTAS PÚBLICAS DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES DA COMPANHIA ABERTA
-NOÇÕES
-MODALIDADES
PROCEDIMENTOS GERAIS
CANCELAMENTO DE REGISTRO
ALIENAÇÃO DE CONTROLE E AQUISIÇÃO DE CONTROLE
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
INTRODUÇÃO
Nesta última aula do nosso curso, estudaremos as Ofertas Públicas de Aquisição de Ações da Companhia Aberta, chamadas na prática de mercado, por Opas, as modalidades, os procedimentos gerais junto à CVM, como também as questões que envolvem o cancelamento de registro de Companhia Aberta para Companhia Fechada, a alienação de controle e seus requisitos legais e a aquisição de controle, requisitos e procedimentos. Como é bastante rico o conteúdo da disciplina de Mercado de capitais, afirmo para vocês que esta matéria não se esgota com a aula 10, esta é uma disciplina dinâmica, estando sempre em evolução como a nossa economia. 
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
Conhecida no Mercado de Capitais como OPAS, as Ofertas Públicas de Aquisição de Ações da Companhia Aberta, representam uma declaração unilateral de vontade, na qual determinada pessoa firma um compromisso de aquisição de um determinado bloco de ações da Companhia Aberta, dentro de determinado prazo e condições estabelecidas na Instrução da CVM, nº 361/2002 e previamente acordadas pelas partes. A condição primordial para que esta operação seja realizada é o oferecimento de compra a todos os acionistas interessados na venda de suas ações, com as mesmas condições e pelo mesmo preço. De acordo com esta Instrução da CVM, a OPA deverá ser oferecida sem distinções a todos os titulares de ações da mesma espécie e classe, de modo a assegurar o mesmo tratamento aos destinatários, informações detalhadas, para uma tomada de decisão consciente, quanto à aceitação da OPA. É o que dispõe o artigo 4º, incisos I e II, desta Instrução.
CONCEITO, NOÇÕES GERAIS
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
			 CLASSIFICAÇÃO
As OPAS são classificadas em:
 OBRIGATÓRIAS
LLX fará oferta pública de aquisição de ações
 
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 VOLUNTÁRIAS
 
 
 
A JBS, requereu junto à CVM o pedido de registro da oferta , QUE foi aprovado pelo CA da Cia em 31 de janeiro. "A oferta é voluntária e foi estruturada de forma a garantir a todos os acionistas da JBS o direito de obter, proporcionalmente, na Vigor, como nova companhia aberta, a mesma participação que detêm na JBS, ou então, preservar o número de ações da companhia que possuírem", diz a empresa, no comunicado.
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
		
			 OBRIGATÓRIAS
Regulamentadas pela Lei das S/As, Lei 6404/76, são obrigatórias as OPAS nas seguintes situações:
Cancelamento de Registro de Companhia Aberta, de acordo com o artigo 4º, § 4º da Lei acima mencionada;
2. Aumento da participação do Acionista Controlador da Companhia Aberta, por aquisições de ações que impeçam a liquidez no mercado de ações remanescentes, de acordo com o artigo 4º § 6º da Lei das S/As;
3. Aquisição de controle da Companhia Aberta, de acordo com o artigo 254-A da Lei das S/As.
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
			 VOLUNTÁRIAS
 São aquelas também descritas na lei das S/As, que são realizadas de acordo com a própria vontade do adquirente, sem que para isso exista uma regra legal impondo aquisição de ações por meio de OPA. Temos como exemplo, as Ofertas Públicas para a aquisição de controle de uma S/A que não tenha um grupo de controle definido, mas sim disperso por várias pessoas, físicas ou jurídicas. De acordo com os artigos 257 a 263 da Lei das S/As.
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 São vários os procedimentos para a realização da oferta, descritos na Instrução da CVM, nº 361/2002. 
1: REGISTRO PERANTE A CVM: Somente estão sujeitas a esta regra, as Opas para cancelamento de registro de Companhia Aberta, alienação de controle de Companhia Aberta e aumento de participação acionária por parte do Controlador, ou seja, as Opas Obrigatórias. No caso das Voluntárias, somente se exige o registro na CVM quando ocorrer a permuta por valores mobiliários, como debêntures, Bônus de Subscrição, entre outros. Esta exigência legal se justifica, pois na realidade ocorre também uma oferta pública destes valores mobiliários, sendo necessária a intervenção da CVM.
2: POSSIBILIDADE DE MODIFICAÇÃO OU REVOGAÇÃO: A Opa representa um negócio jurídico, que acarreta efeitos vinculantes, não podendo ser alterado ou revogado de forma unilateral, por uma das partes envolvidas no negócio.
 PROCEDIMENTOS
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
3: OPA SUJEITA A REGISTRO: Somente se torna obrigatória para o sujeito proponente, após a concessão deste registro e publicação do seu edital. Mesmo que já se tenha feito a oferta pública em jornais de grande circulação, com preços e condições das ações, se ainda não tiver o registro na CVM, o proponente poderá desistir da alienação . No caso de desistência após a publicação do edital, somente esta poderá ocorrer com a aprovação da CVM, que analisará as condições ou fatos imprevisíveis que acarretaram a desistência. É o que dispõe o artigo 5º da Instrução nº 361/2002 da CVM. Observem que este artigo trata na realidade da Teoria da Imprevisão.
4: INTERMEDIAÇÃO: Na OPA, o proponente deverá contratar uma Corretora ou Distribuidora de Valores Mobiliários,para intermediar o negócio que garantirá o cumprimento da oferta, tomando todas as cautelas para o bom desempenho da proposta pública, fornecendo todas as informações necessárias para a realização transparente do negócio jurídico. 
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 
5: PUBLICIDADE: Oferta que assegurará a todos os interessados no negócio, o mesmo tratamento, as mesmas condições e preço através da publicação em editais da Oferta Pública. O artigo 12 desta Instrução impõe mais uma regra, o LEILÃO, que deverá ser realizado na Bolsa de Valores ou no Mercado de Balcão Organizado, com os objetivos de permitir a livre interferência ou concorrência dos interessados na venda das ações e possibilitar o aumento das ofertas e com preços mais convenientes aos vendedores das ações. 
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 MODALIDADES DE OPAS
.CANCELAMENTO DE REGISTRO DE COMPANHIA ABERTA
.AUMENTO DE PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA POR PARTE DO ACIONISTA CONTROLADOR
.ALIENAÇÃO DE CONTROLE 
.AQUISIÇÃO DE CONTROLE
Nestas Modalidades apresentadas, as três primeiras se referem às Opas Obrigatórias e a quarta à Opa voluntária. 
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 
 OPA PARA CANCELAMENTO DE REGISTRO DE COMPANHIA ABERTA
Também conhecido na prática como “fechamento de capital”, este é o procedimento através do qual, determinada Cia Aberta, cancela seu registro na CVM passando para Cia Fechada. Neste caso a CVM impõe a regra da obrigatoriedade de Oferta pública das ações que estão em circulação no mercado. Apesar desta grande desvantagem, muitas companhias fecham o seu capital, pois os custos de manutenção de uma S/A na bolsa são muito altos, bem como as taxas devidas à CVM, gastos com publicações, entre outras despesas que em muito oneram a Cia. A questão da exigência da OPA, se encontra na proteção aos acionistas minoritários, pois se não houvesse tal publicidade, talvez o acionista continuasse na Companhia, agora fechada, sem ter a possibilidade de alienar as suas ações, caso não fosse do seu interesse, continuar como sócio de uma sociedade, que não lhe permita a negociação pública de suas ações. 
Mercado de Capitais
 AULA10
MERCADO DE CAPITAIS
 
 
Esta oferta pública deverá ser promovida pela própria S/A que deseja fechar o seu capital. Após a realização da Oferta Pública existe a possibilidade de resgate das ações remanescentes em circulação, depois do cancelamento de registro da Companhia Aberta, faculdade atribuída à Companhia, desde que tenha fundos disponíveis para tanto, podendo ou não ocorrer a redução do capital da sociedade, tirando-as definitivamente de circulação, que fica com o domínio destas ações. Esta regra se encontra no artigo 44 da Lei das S/As.
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 OPA POR AUMENTO DE PARTICIPAÇÃO DE ACIONISTA CONTROLADOR
Muitas vezes o acionista Controlador de uma Companhia Aberta, desejando aumentar a sua participação acionária, vai aos poucos adquirindo ações ordinárias desta Companhia, aumentando com isso a sua participação, para logo após realizar o fechamento de capital. Esta prática, lesiva aos investidores é chamada de “fechamento em branco”, com o objetivo escuso de não realizar uma Opa para fechamento de capital e registro obrigatório na CVM. A Instrução Normativa nº 299/1999, para coibir tal prática, determinou que o acionista controlador somente pudesse aumentar a sua participação acionária e mesmo assim com a realização de uma OPA, com ofertas principalmente aos acionistas minoritários, evitando no caso distorções de sua posição na Sociedade Anônima, qual seja a de cumprir fielmente com os objetivos da Companhia e em práticas para o seu crescente desenvolvimento.
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
Ocorrido em 2006, quando a Sadia realizou oferta pública para aquisição de ações da Perdigão. Mais tarde, as duas empresas fundiram-se, dando origem a BR Foods. 
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 OPA PARA ALIENAÇÃO DE CONTROLE
 Neste caso estamos tratando do Acionista Controlador, que não deseja mais se encontrar nesta posição, alienando as suas ações a outro que deseja o controle acionário desta mesma Companhia, promovendo obrigatoriamente a Oferta pública de suas ações de controle e oferecendo aos acionistas minoritários a possibilidade de venderem as suas ações em conjunto com o antigo controlador, pelo mesmo preço e condições, haja vista que o preço oferecido ao bloco de controle, muitas vezes é maior do que o valor ofertado a esses acionistas minoritários. Com a nova redação dada pela Lei 10303/2001 à Lei das S/As, de acordo com o artigo 254-A, o preço da oferta pública dirigida aos acionistas minoritários deve corresponder a pelo menos 80% do valor que foi pago ao antigo bloco de controle. Esta operação é chamada de “tag along”, muito utilizada no Direito Norte Americano e no Direito Europeu.
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 OPA PARA AQUISIÇÃO DE CONTROLE
Esta é uma Opa voluntária, quando o proponente deseja assumir o controle acionário de determinada Companhia com a aquisição de ações ordinárias que pertençam a vários acionistas e não a um bloco definido de controle, que na prática de mercado é denominado como “pulverização de controle”. Uma vez adotada o sistema de Opa, o proponente fica obrigado a cumprir todos os requisitos e procedimentos legais exigidos para esta modalidade de oferta, mesmo voluntária deverá obedecer às regras contidas na Instrução Normativa da CVM nº 361/2002.
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
Lisboa, 30 ago (Lusa) - ANA Aeroportos de Portugal, alienação das ações representativas de até 100 por cento do capital social da empresa.
A alienação efetuar-se-á através de uma operação de venda, por negociação particular, a um ou mais investidores, nacionais ou estrangeiros, individualmente ou em agrupamento e através de uma operação de oferta pública de venda dirigida exclusivamente a trabalhadores da ANA e de sociedades direta ou indiretamente detidas pela ANA.
ALIENAÇÃO DE CONTROLE 
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
AQUISIÇÃO DE CONTROLE 
A LLX Logística informou por meio de fato relevante, que recebeu correspondência de seu acionista controlador, Eike Batista, informando sua intenção de, adquirir até 100% das ações da companhia em circulação no mercado. Essa aquisição será por meio de uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) para fins de cancelamento do registro de companhia aberta da LLX junto à CVM e, conseqüentemente, saída da empresa do segmento especial Novo Mercado da BM&FBovespa.
Mercado de Capitais
 AULA 10
MERCADO DE CAPITAIS
 O que nós vimos nesta aula? 
 As OPAS. 
Na próxima aula....
 REVISÃO PARA A AV2 E AV3!!!!!
Bjkas, Cris.    
Mercado de Capitais
*

Continue navegando