Buscar

Passei direto

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Para Maslow, a motivação é o resultado de estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação. Em relação à implementação de sistemas motivacionais nas salas de aula, com a participação direta do professor e do aluno, pode-se afirmar que:
 
I. no ambiente escolar, deve-se lançar mão de teorias cognitivas da motivação que deem prioridade ao estudo das crenças, dos valores e das emoções do indivíduo, uma vez que são mediadoras do comportamento e exercem forte influência no processo de aprendizagem.
 
II. a relação entre a aprendizagem e a motivação vai além de qualquer pré-condição estabelecida, não sendo recíproca. Dessa forma, a motivação pode produzir um efeito negativo na aprendizagem e no desempenho, assim como, da mesma forma, a aprendizagem pode não interferir na motivação.
 
III. são funções do coordenador escolar acompanhar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno em situações escolares específicas, visando, por meio de uma ação coletiva e interdisciplinar, à implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.
 
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As afirmativas I e III estão corretas. 
b. Todas as afirmativas estão corretas
c. As alternativas I e II estão corretas.
d. As afirmativas II e III estão corretas
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas I e III estão corretas..
Questão 2
Texto da questão
O Behaviorismo é, provavelmente, a teoria da Psicologia que mais críticas recebe na área educacional. As principais críticas sobre o  comportamentalismo e Educação se dão em função de que essa abordagem enfatiza o individualismo e a concepção mecânica de aprendizagem, assim como a passividade a que está sujeito o aluno num processo que não leva em conta sua atividade cognitiva. Podemos afirmar que para essa abordagem:
I. A aprendizagem é a modificação do comportamento observável em função da experiência, considerando-se importante analisar rigorosamente a relação entre os estímulos presentes e as contingências do meio sobre a conduta humana, de modo a permitir a previsão e o controle do comportamento.
II. Do ponto de vista do processo educacional, tal concepção leva a uma grande valorização dos aspectos técnicos no planejamento, organização e avaliação do ensino e, também, do papel diretivo do professor.
III. O processo de ensino implica o arranjo de contingências de reforço, pelo professor, eficazes para controlar as respostas a serem dadas pelos estudantes, levando os a exercitar ou treinar as habilidades desejadas e a excluir as indesejadas, através de uma programação  minuciosa de atividades educacionais.
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. Somente a alternativa III está correta
c. Somente as alternativas I e II  estão corretas.
d. Somente as alternativas II e III e VI estão corretas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Parte inferior do formulário

Continue navegando