Buscar

Turismo no Nordeste Brasileiro

Prévia do material em texto

Ceará - Situado no Nordeste, o Ceará é um dos centros turísticos mais procurados do Brasil. A costa cearense, com 573 km, é um dos principais pontos de atração. Antigas vilas de pescadores, como Canoa Quebrada , marcada pelas falésias vermelhas, e Jericoacoara, com imensas dunas brancas, atraem visitantes de todo o mundo. Em Fortaleza há praias famosas, como a de Mucuripe e a do Futuro. O turismo é responsável por cerca de 3,5% do PIB do Ceará. Mais reconhecido pela potencialidade de seu litoral, o território cearense se alonga por extensões de serras e de sertões. A oeste destacam-se a serra da Merouca, a chapada da Ibiapaba e o maciço de Baturité. A leste enfileiram-se a chapada do Apodi e os 220 km de extensão da chapada do Araripe, em cujos vales se encontra a produção de frutos tropicais. Ao sul do estado, na divisa com Paraíba, Pernambuco e Piauí, situa-se a floresta Nacional do Araripe, onde está a maior concentração mundial de fósseis do Período Cretáceo (entre 140 milhões e 65 milhões de anos atrás). 
            A religião é responsável pela movimentação de mais de 1 milhão de pessoas vindas de todo o país, especialmente da Região Nordeste, que todos os anos seguem para a cidade de Juazeiro do Norte. É a devoção a Padre Cícero, líder político e religioso do vale do Cariri, cultuado desde o final do século XIX.
Maranhão - A capital, São Luís - declarada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco em 1997 -, preserva as ruas estreitas e os sobradões com fachadas de azulejo e sacadas de ferro. Em Alcântara, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, construções coloniais convivem com uma avançada base para lançamento de foguetes.
            As manifestações populares, representadas pela coreografia exuberante, são atrações durante todo o ano. As principais são o tambor-de-crioula e o bumba-meu-boi. No estado localizam-se ainda importantes áreas de proteção ambiental, como as dunas de até 50 m de altura que se espalham pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. No inverno, a água da chuva forma lagoas na areia e a reserva perde a aparência desértica. Outra importante zona de preservação é o delta do Parnaíba, entre o Maranhão e o Piauí, com mangues, dunas e praias desertas. Várias ilhas, como a do Caju, resguardam espécies raras de aves, como o marreco e o carcará
Pernambuco - Pernambuco é um dos maiores centros turísticos do país. Com inúmeras praias e uma arquitetura que mostra a presença holandesa nos tempos do Brasil Colônia, Recife e Olinda são as cidades mais visitadas. O centro histórico de Olinda foi transformado em patrimônio da humanidade pela Unesco, mas corre o risco de sair da lista em razão do mau estado de conservação. Em seus 187 km de costa situa-se uma das praias mais procuradas do Nordeste, o balneário de Porto de Galinhas, no sul. Outra atração é a ilha de Fernando de Noronha, a 340 km do litoral brasileiro.
Rio Grande do Norte - Situado no extremo nordeste do Brasil, o Rio Grande do Norte tem 410 km de praia, com coqueiros, lagoas, dunas e sol constante. Este cenário torna o turismo uma das mais importantes fontes de renda do estado. Ao norte da capital, Natal situa-se a praia de Genipabu, com dunas de areia branca que chegam a atingir 50 m de altura. No litoral sul, as praias são mais estreitas e marcadas por falésias, como a da Pipa, onde é possível observar golfinhos e tartarugas-marinhas. No município de Parnamirim, localiza-se o primeiro centro de lançamento de foguetes da América do Sul, a Barreira do Inferno.
Sergipe - Menor estado brasileiro em área, Sergipe situa-se no litoral do Nordeste. O clima tropical é úmido na Zona da Mata e mais árido no sertão. No litoral há praias muito visitadas, como a de Atalaia Velha, em Aracajú. Primeira cidade planejada do país, fundada em 1855, Aracaju tem papel importante na resistência contra os franceses no período colonial. O acervo arquitetônico dessa época é conservado em São Cristóvão - a primeira capital do estado, tombada como monumento nacional - e em Laranjeiras, um dos maiores centros produtores de açúcar do período colonial.

Continue navegando