Buscar

IFB ILIADA

Prévia do material em texto

IFB – Instituto Federal de Brasília 
Campus Estrutural 
Aluno: Vitor Gabriel Fontenelle Alves da Costa
Série/ Turma: 1° “A”
Professora: Isabelita Peixoto
Literatura Universal
Ilíada (Homero) - André Malta
Brasília, 10 de Maio de 2019. 
Literatura Universal - Ilíada (Homero) - André Malta
	A Ilíada, de Homero, trata de um dos textos mais antigos da literatura ocidental. Fruto de uma tradição oral em que os poetas declamavam os episódios da Guerra e as aventuras do herói. Os gregos imaginavam que os poemas foram criados por um poeta cego chamado Homero, figura itinerante, humilde que saia pelas ruas cantando seus poemas. Não se tem informações sobre a existência de Homero.
Os poemas eram extensos, complicados, estruturas com marcas da produção oral, marcada por repetições e contradições. 
Por que é importante ler Ilíada?
	Além de ser um documento histórico, Ilíada é um poema maravilhoso, que reúne todos os elementos de um grande texto: sonoridade, grandes formulações, profundidade psicológica e uma capacidade narrativa impressionante.
	Para fazer um boa leitura e interpretação dos acontecimentos narrados, é preciso ter consciência das diferenças culturais do poema e motivação para conseguir superar algumas barreiras, dentre elas:
Barreira cultural: diferença de tempo que separa a história contada em Ilíada do nosso tempo;
Barreira do conhecimento mitológico: além das figuras humanas e heroicas, há os deuses que atuam em diferentes partes da vida humana. 
Barreira do estilo de Homero: muitas repetições, explicações e marcas próprias do texto grego, que podem deixar a leitura cansativa.
Ilíada
Ilíada conta uma história que aconteceu no final da Guerra de Troia. A Guerra de Troia aconteceu por conta do rapto de Helena, esposa do rei Menelau. O poema relata a briga entre o principal guerreiro grego, Aquiles, e o sargento do exército, Agamêmnon. Aquiles decide sair do exército, concordando em colocar em seu lugar seu melhor amigo, Pátroclo, que acaba morto por Heitor, príncipe de Troia.
	A ira de Aquiles é o principal argumento do poema. 
	A Ilíada é o relato do final da Guerra de Tróia e trata da ira do herói grego Aquiles. A ira de Aquiles é causada por uma disputa entre Aquiles e Agamenon, comandante dos exércitos gregos em Tróia, e consumada com a morte do herói troiano Heitor, terminando com seu funeral.
Cultura Grega 
	A primeira obra de Homero é considerada um registro da cultura, valores, comportamento e conduta dos gregos da época. Era em Ilíada que os gregos se baseavam sobre como conduzir um exército ou sobre como fazer uma pescaria, por exemplo. Mais do que isso, o poema reúne tudo o que era importante para os gregos refletirem a respeito de suas próprias vidas.
	Ilíada traz um elemento muito presente na nossa cultura, que é a importância do caráter trágico. O trágico é o conflito entre você saber que é livre sobre suas ações e, ao mesmo tempo, perceber que essas ações são controladas por uma força maior. Assim, o elemento do trágico responde pelo valor do poema ainda hoje e reside na investigação sobre o caráter de Aquiles e nas questões e dúvidas baseadas na relação dele com Zeus.
	A obra teve muita importância na Antiguidade direta, referência da poesia épica, seguido pelos autores clássicos, como Virgílio, na sua Eneida, dentre outros. É considerada como a “obra fundadora” da literatura ocidental e uma das mais importantes da literatura mundial.

Continue navegando