Buscar

atividae contextualizada ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NÃO ESPERE A NOTÍCIA CHEGAR ATÉ VOCÊ PROCURE A NOTÍCIA
Nome: Karina Gouveia Figueiredo
Matrícula:03036523
Curso: Psicologia
 Segundo o professor do departamento de informática da PUC-Rio Daniel Schwabe o público não conhece os meios pelos quais pode ser manipulado na internet.
 E como as empresas e a sociedade podem combater a informação propagada pelas fake News? Segundo especialistas a chamada educação digital deve ser uma arma importante no combate a essas notícias falsas. As pessoas devem se atentar e realmente conhecer a fonte das notícias, nos dias de hoje praticamente toda população tem acesso a um aparelho celular com app de redes sociais ou de mensagem como é o caso do WhatsApp o preferido para quem quer divulgar e compartilhar alguma fake new.
 Há meios de identificar uma fake News, não é fácil, mas possível basta querer se informar, ir atrás das fontes, educar-se ainda é a melhor maneira de combater as fakes News. Alguns pontos são fundamentais para a investigação dessas notícias para saber se de fato são verdadeiras, primeiro não leia apenas o título, ele é feito para chamar a atenção, leia o que está escrito para ver se confere com o título, procurar saber quem foi o autor que escreveu determinado texto, procurar o site do referente texto, navegue na página e veja se realmente tem credibilidade, observar a data da publicação da notícia e por fim não se prenda apenas ao que se recebe pelas redes sociais ou WhatsApp , ir atrás das notícias por outros meios vá até a notícia através de noticiários , jornais de confiança , revistas são ótimas opções para se manter informado e não se deixar enganar por tais notícias falsas.
 Existe algum método que o cidadão comum possa se prevenir de informações falsas? Como foi dito anteriormente o método mais eficaz é a informação, a busca pela veracidade, a educação e o hábito de ler, procurar outras fontes, ao meu ver os jovens são menos propensos a compartilhar as fakes News, já que alguns já tem esclarecimento do que são as fakes News, algumas escolas já trabalham com esse assunto já que a nova geração é a geração da era digital os mais jovens buscam por outros meios a veracidade das notícias , os mais velhos estão mais vulneráveis ao compartilhamento dessas falsas notícias já que a maioria são sensacionalistas e mexem diretamente com política e questões religiosas nas quais os mais velhos já tem suas opiniões e convicções formadas , na maioria essas notícias mexem com a emoção de quem recebe e se tal notícia é a favor dos seus conceitos fica mais fácil compartilhar. 
Referências: (MARINA DAYRELL, MATHEUS RIGA E PEDRO RAMOS)
Site: infográficos.estadao.com.br/focas/politico-em-construcao/matéria/senso-critico-e-arma-para-combater-fake-news

Continue navegando