Buscar

Estudo dirigido

Prévia do material em texto

Além de distinguir a memória pelo seu conteúdo em dois grandes grupos, podemos classificar a memoria de acordo com sua função e de acordo com sua duração. Cite cada uma delas:
Função:
Memória declarativa: episódica e semântica.
Memória Procedimental: condicionamento e aprendizado motor.
Duração:
Memória de curto e logo prazo, e memória de trabalho.
Caracterize os dois tipos de sono que temos. E quais são as principais ondas registradas no EEG entre o sono e a vigília?
Sono REM: Sono com movimentos oculares rápidos. Se assemelha ao estado de vigília, porém sem o tônus muscular. Ocorre a presença de sonhos (principal característica). Ocorre na segunda metade da noite e se distribui em quatro a seis ciclos com duração em média de 90 a 100 minutos. Supõe-se que o sono REM esteja relacionado com o aumento do fluxo sanguíneo cerebral e consolidação de MEMÒRIA.
Sono NREM: Sono sem movimentos oculares. Ocorre na primeira parte da noite, é divido em 4 estágios: 1, 2, 3, e 4. Está relacionado com a liberação de hormônios e ao sistema imunológico.
Os tipos de onda são: Alfa(vigília), Beta, Delta e Teta.
O que são funções executivas e quais são suas três funções cognitivas? Explique a relação de funções executivas e o TDAH.
Funções executivas são um conjunto de operações mentais que organiza, e direcionam os diversos domínios cognitivos categorias para que funcionem de maneiro biologicamente adaptativa.
Suas funções cognitivas: a) Ajuste preparatório (flexibilidade mental): prepara o organismo para ações dependentes das informações recebidas. Se habilitar a condições inesperadas.
b) Controle inibitório: capacidade de inibir respostas inadequadas ou respostas a estímulos distratores, que possam interromper o curso efetivo de uma ação ou resposta adequada em curso. Relacionado a processos éticos e morais.
c) Memória de trabalho: mantém e armazena informações temporariamente, de modo a sustentar os processos de pensamento humano. Ajuda a resolver coisas de forma rápida.
A relação entre a função executiva e o TDAH é que a pessoa que tem esse transtorno perde a capacidade de autorregulação, reagindo mais a estímulos ambientais. A função executiva rege as habilidades cognitivas superiores, dando autonomia ao indivíduo em relação ao ambiente. Pessoas com TDAH tem suas funções cognitivas mal desenvolvidas.
Descreva as três etapas do potencial de ação.
Despolarização: na despolarização, ocorre a abertura de Na+(sódio)
Repolarização: os canais de Na+ se fecham, e abrem-se os canais de K+(potássio). O K+ sai da célula.
Hiperpolarização: é um período de milissegundos em que a célula se encontra inativa por conta do excesso de íons positivos em seu interior, até que a bomba de sódio e potássio consiga regular essa atmosfera.
Cite três maneiras distintas que a neuroplasticidade pode ocorrer e defina cada uma.
Ela se define de três maneiras, morfológica (plasticidade axônica), funcional (dendrítica) e comportamental (sináptica)
Morfológica (plasticidade axônica): capacidade dos axônios e seus terminais de reorganizarem sua estrutura como resposta as influências ambientais. Altera o tamanho dos dendritos e/ou do axônio.
Funcional(dendrítica): Alteração da fisiologia do neurônio.
Comportamental(sináptica): aprendizagem e memória.
Quando falamos de reabilitação qual é a célula responsável e como isso ocorre?
A célula responsável pela reabilitação é a células da GLIA. As células da glia possuem memória, só ocorre no cérebro adulto por possuir memória. Essas células conseguem imitar os neurônios criando novos caminhos neurais remanescentes.
Qual a característica da esquizofrenia? Diga os sintomas negativos e positivos. Além de definir seus subtipos.
A característica da Esquizofrenia é apresentar pelo menos um sintoma positivo em 6 meses, esses sintomas positivos são: delírio, alucinação e discurso desorganizado. E os sintomas negativos são: Embotamento afetivo, pensamento empobrecido, falta de motivação e isolamento social.
Os subtipos da esquizofrenia são:
Paranoide: Delírios e Alucinações auditivas;
Desorganizada: Discurso e comportamento desorganizados e afeto embotado ou inadequado;
Catatônica: imobilidade motora ou atividade motora desprovida de proposito, extremo negativismo ou mutismo, adoção voluntaria de postura inadequadas e bizarras, movimentos estereotipados ou trajetos faciais;
Indiferenciada: não satisfaz os critérios para os outros tipos.
Residual: Predomínio dos sintomas negativos.
Por que são usadas substâncias psicoativas nos tratamentos de doenças psiquiátricas?
As substâncias psicoativas interferem na síntese, na liberação, na metabolização ou na receptação dos neurotransmissores. Através dessas ações elas atuam nos sistemas responsáveis pelas nossas sensações tanto prazerosas como as desagradáveis, modificando nossas respostas emocionais e a maneira como vivenciamos e interpretamos o mundo, ou seja, quando usadas para efeito terapêutico elas atuam como estimulo repetido que leva alterações plásticas do SNC. Elas atuam nas comunicações sinápticas entre os neurônios interagindo com os neurotransmissores, atuando no humor e etc.
Cite três substâncias psicoativas e cite para qual tratamento é destinado.
Clozapina: depressão (antidepressivo)
Lítio: transtorno de humos (ansiolítico)
Buspirona: tratamento para ansiedade(ansiolítico)
Respiridona: alucinação (antipsicótico)

Continue navegando