Buscar

Escala TSK: Avaliação de Cinesiofobia

Prévia do material em texto

2
A escala de Cinesiofobia é um questionário auto-aplicavel conhecida também como (TSK) TAMPA Scale KInesiophobia, de origem inglesa americana ela é estruturado em 17 questões que envolvem perguntas onde ilucidam a dor quanto ao intensidade dos sintomas tendo como objetivo avaliar pacientes que por algum trauma adquiriram a fobia de realizar movimentos e alguns tipos de exercícios (EUGENIO, 2013).
A TKS tem como origem um questionário da literatura inglesa onde se avaliava em primeiro estante a qualidade de vida de pessoas e o seu medo de tratamento ela foi adaptada para o medo de realizar movimentos em diversas línguas onde as primeiras relatadas foram a língua inglesa americana, inglesa Inglaterra e norueguesas, no Brasil o primeiro protocolo de tradução desse questionário foi realizadas por Francis Guillemin em 1993 com um artigo CROSS-CULTURAL ADAPTATION OF HEALTH-RELATED QUALITY OF LIFE MEASURES: LITERATURE REVIEW AND PROPOSED GUIDELINES,os protocolos se dão com a tradução original da linguagem, a tradução cultural, e aprovação de um comitê avaliador, e o primeiro artigo publicado com a escala traduzida na linguagem portuguesa brasileira foi realizada por Fabiano Botelho Siqueira, Luci Fuscaldi Teixeira Selmela, Livia dde Castro Magalhaes no titulo “ ANALISE DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA VERSÃO BRASILEIRA DA ESCALA TAMPA DE CINESIOFOBIA” de 2007 (AGUIAR, 2016).
A escala apresenta 17 questões com 4 respostas cada questões sendo que a resposta "discordo totalmente vale um ponto "discordo parcialmente" dois pontos , "concordo parcialmente" três pontos e "concordo totalmente" quatro pontos, para cálculo final é necessário a inversão dos escores das questões 4, 8, 12 e 16. O escore mínimo é de 17 e o máximo de 68, e quanto maior o escore maior o grau de Cinesiofobia (EUGENIO, 2013).
Referências 
AGUIAR, Aroldo dos Santos. Adaptação transcultural para o português brasileiro da Tampa Scale for Kinesiophobia for Temporomandibular Disorders (TSK/TMD) . 2016. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Adapta%C3%A7%C3%A3o+transcultural+para+o+portugu%C3%AAs+brasileiro+da+Tampa+Scale+for+Kinesiophobia+for+Temporomandibular+Disorders+%28TSK%2FTMD%29&btnG=>. Acesso em: 25 out. 2018.
EUGENIO, THAMMIRES. Cinesiofobia e catastrofização de pacientes com dor lombar inespecifica cronica e aguda. 2013. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=+CINESIOFOBIA+E+CATASTROFIZA%C3%87%C3%83O+DE+PACIENTES+COM+DOR+LOMBAR+INESPECIFICA+CRONICA+E+AGUDA&btnG=>. Acesso em: 25 out. 2018.

Continue navegando