Buscar

Questões civil - Estudo Dirigido - Resumo - Contratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Distinção entre reais e obrigacionais?
R.: 
	
	
	
	
	
	
	
	
Qual a diferença entre composse e desdobramento?
R.: Composse é, assim, a situação pela qual duas ou mais pessoas exercem, simultaneamente, poderes possessórios sobre a mesma coisa. Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores. Qualquer dos compossuidores pode valer-se do interdito possessório ou da legítima defesa para impedir que outro compossuidor exerça uma posse exclusiva sobre qualquer fração da comunhão. Na composse pro diviso, exercendo os compossuidores poderes apenas sobre uma parte definida da coisa, e estando tal situação consolidada no tempo (há mais de ano e dia), poderá cada qual recorrer aos interditos contra aquele que atentar contra tal exercício. Já o desdobramento 
	
	
	
	
	
	
	
	
O que significa interversão da posse?
R.: A Interversão da posse é a inversão da natureza da posse, exemplo: A posse de boa-fé passa a ser uma posse de má-fé ou a posse justa passa ser uma posse injusta.
A partir de que momento pode considerar possuidor? 
R.: de acordo com o artigo 1196, cc considera-se possuidor aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de alguns dos poderes inerentes a propriedade. Sendo eles: gozar(compreender o poder de perceber os frutos naturais e civis da coisa e de aproveitar economicamente os seus produtos), reaver( direito de reivindicar a coisa das mãos de quem injustamente a possui), usar(faculdade do dono servi-se da coisa e de utilizá-la da maneira que entender mais conveniente, sem alterar sua substância) e dispor(consiste no poder de transferir a coisa, de gravá-la de ônus real e de aliená-la a outrem a qualquer título). Mas adquiri-se a posse desde que se torna possível o exercício em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes a propriedade (art.1204).
O que é o constituto possessório?
R.: Constituto possessório, também conhecido cláusula constituti, trata-se de uma operação jurídica que altera a titularidade na posse, de maneira que aquele que possuía em nome próprio, passa a possuir em nome alheio. Ex: vendo uma casa que possuía em nome próprio, e coloco no contrato de compra e venda uma cláusula que prevê minha permanência na casa na condição de locatário, ou seja, passo a possuir a casa em nome alheio. Essa cláusula é a contituti.
O que é traditio brevi manu? 
R.: O inverso do constituto possessório ocorre quando a pessoa que possuí em nome alheio passa a possuir em nome próprio. Ex: o locatário que possui a casa em nome alheio compra a casa passando a possuir em nome próprio, neste caso a cláusula será da traditio brevi manu.

Outros materiais