Buscar

Atividade - Auditoria e Segurança do trabalho

Prévia do material em texto

GUIA DE ANÁLI SE ACIDENT ES DE TR ABALHO
7
1.
O ministério do trabalho e emprego, a secretaria de inspeção do trabalho e o departamento de segurança e saúde no trabalho criaram o guia de análise acidentes de trabalho com o objetivo de apoiar todos os profissionais de segurança e saúde no trabalho, empresas e instituições, órgão públicos e auditores fiscais do trabalho, na análise de acidentes do trabalho e outros eventos adversos. Nela são apresentadas conceitos e métodos necessários para que esse profissionais possam entender os eventos acidentários. Também é mostrado apectos relativos à prevenção e a gestão de segurança.
Neste livro é apresentado palavras-chaves com intuito de exemplificar o que cada termo significa. Sendo assim abaixo estão listados essas palavras:
Evento Adverso: qualquer ocorrência de natureza indesejável relacionada direta ou indiretamente ao trabalho, incluindo:
Acidente de trabalho: ocorrência geralmente não planejada que resulta em dano á saúde ou integridade fisica de trabalhadores ou individuos do público.
Incidente: Ocorrência que sem ter resultado em danos à saúde ou intefridade fisíca de pessoas tinha potencial para causar tais agravos.
Circunstância Indesejada: condição, ou um conjunto de condições, com potencia de geral acidentes ou incidentes.
Trabalhador: pessoa que tenha qualquer tipo de realção de trabalho com as empresas envolvidas no evento, independetemente da relação de emprego.
Indivíduo ou público: pessoa que não sendo trabalhador sofra os efeitos de enventos adversos originados em processos de produção ou de trabalho, tais como visitantes, transeuntes e vizinho.
Perigo: fonte ou situação com potencial para provocar danos
Risco: Exposição de pessoas a perigos. O risco pode ser dimensionado em função da probabilidade e da gravidade do dano possivel.
Neste livro é classificado os niveis de severidade de cada evento adverso sendo eles: Fatal, Grave, Moderado, Leve e Prejuízos. E também e mostrado os niveis de probabilidade de um evento adverso ocorrer novamente (Certa, Provável, Possível, Improvavel e Rara).
Um conceito muito importante levantado é a explanação do porque analisar esses eventos adversos. Onde o livro mostra que se não forem analisados esses acidentes e/ou doenças do trabalho podem gerar sofrimentos e problemas para os trabalhadores e seus familiares, um alto custo para as empresas e a sociedade, também analisando os eventos adversos a empresa tem um refinamento de seu sistema de gereciamentos de risco bem como a geração de medidas de controle e monitoramento para garantir que as atividades que o coloborador está desempenhando está segura, além também das razões legais.
Para que possamos determinar quais eventos adversos nós devemos focar o livro mostra duas perguntas que devemos fazer antes de começar a análise e são elas:
É possivel que o dano gerado fosse mais sério ?
É provável que ocorra frequentemente ou novamente ?
E depois o livro salienta as estapas de uma análise sendo elas: Coleta de dados, análise das informações, identificação de medidas de controle, plano de ação.
Na primeira etapa deve ser coletado todo e qualquer dado que possa ajudar na análise como fotos, medições, observações, premissões de trabalho, opniões e etc..
A segunda etapa deve-se analisar todos os dados coletados, tendo um cuidado para que a análise seja objetiva e imparcial, indentificar os fatores imediatos, subjacentes, latentes e em interação.
Na terceira etapa devemos identificar as medidas de controle, com as falhas detectadas na etapa anterior deve-se avaliar todas as soluções e selecionar as mais adequadas a serem implementadas.
Na quarta etapa, nós devemos elaborar um plano de ação, levandando em consideração que o plano de ação deve abranjer todos os fatores já mencionados neste texto.

Continue navegando