Buscar

Trabalho G1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
DISCIPLINA INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA
NATÁLIA DA SILVA OLIVEIRA
ARQUITETURA OU DESIGN DE INTERIORES
Qual profissional contratar.
SANTA MARIA-RS,06 DE MAIO DE 2019/1
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................
1.1 Delimitação do Tema.......................................................................................
1.2 Formulação do Problema de Pesquisa............................................................
1.3 Hipóteses ......................................................................................................
1.4 Justificativa....................................................................................................
1.5 Objetivos.........................................................................................................
2 REFERÊNCIAL TEÓRICO.................................................................................
3 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA............................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................
1 . INTRODUÇÃO
Vamos falar, a seguir, sobre dúvidas que fazem parte do dia de quem precisa encontrar uma solução para sua obra ou reforma. Quando mencionei “encontrar a solução” me refiro e enfatizo, que o mestre da obra, infelizmente não é Arquiteto e nem Design de interiores. Então além, do mestre de obras, pedreiros, azulejistas entre outros, precisa sim de um profissional capacitado em atender a demanda do projeto a ser executado, seja ele habitacional ou comercial, arquitetura externa ou de interiores. 
DELIMITAÇÃO DO TEMA
 No momento presente, quando se trata de uma reforma ou readequação de um ambiente, existe um questionamento, qual profissional contratar, um arquiteto de interiores ou um designer de interiores. Precisamos de mais esclarecimentos sobre as profissões citadas, a sociedade tem muitas dúvidas sobre o assunto.
 Bibliográfia: Sistemas Estruturais, Heino Engel Editora: GG
 Design pra quem não é designer, Robim Willians
 Revistas de arquitetura em geral
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
Em que momento devemos contratar o profissional, e qual a diferença entre um arquiteto de interiores e um designer de interiores?
Como escolher o melhor profissional para suprir nossos questionamentos e realizar um bom trabalho. A partir desses pontos vamos, analisar e fazer com que a sociedade saiba identificar o melhor profissional para alcançar seu objetivo.
HIPOTESES
Claro, que sempre estaremos em dúvida, em qual profissional será melhor opção, um arquiteto de interiores ou um designer de interiores? Dúvida sempre surge, será que o designer é mais em conta, não teremos tantos custos? Ou será que é melhor um arquiteto, será que vai atender nosso orçamento e fazer um bom preço pelo trabalho solicitado. Tudo isso nos perguntamos e muitas vezes acabamos escolhendo nenhum deles e fizemos como achamos melhor ou como o mestre de obras acha melhor e aí surgem os problemas, deveria ser assim, e agora está de outro jeito e por aí vai as criticas. 
1.4 JUSTIFICATIVAS
 O tema a ser pesquisado é uma dúvida frequente, onde será analisado e elaborado de forma com que as pessoas conheçam mais sobre o assunto e saiba escolher o profissional ideal para sua obra ou reforma, além de contribuir com o desenvolvimento acadêmico e a sociedade em geral.
OBJETIVOS 
Segundo Robim Willians, autor do livro Design pra quem não é designer, ele mostra de uma forma simplificada, que todos podem não ser formados em designer, mas de tal forma podemos aprender alguns conceitos que venham ajudar a entender de forma simples como agrupar e dar mais ênfase a alguns elementos visual. Isso ajuda esclarecer o que muitas vezes nos colocamos em dúvida, em como colocar ou pensar como seria se fosse de colocado um objeto de outra maneira. Assim podemos pensar melhor quando se trata em decoração, em decorar um ambiente.
REFERENCIAL TEORICO
Segundo o autor Heino Engel, autor do livro Sistemas estruturais, trás como objetivo, o design de estruturas na arquitetura. Seu livro é um marco na inovação do design de estruturas na arquitetura, organizado e articulado, o livro apresenta os diferentes sistemas de estruturas mediante séries de desenhos e pequenas descrições que permitem compreender de forma rápida e intuitiva como funciona cada estrutura, os esforços aos quais é submetida e qual é sua relação com a forma arquitetônica. Isso mostra um outro modo de ver a parte externa de um projeto como funciona.
3 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA
Através de um pequeno conhecimento, na área e também na leitura dos livros, pude explicar de forma simples que existem realmente dois profissionais distintos onde um completa o outro, e que ambos possuem espaço no mercado de trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
. Design para Quem Não e Designer, Autor Williams,Robin – Callis
. Sistemas Estruturais , Autor: ENGEL, HEINO - Editora GG
�

Continue navegando