Buscar

Filme Freud

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Goiás
Disciplina: Imunologia básica 
Docente: Patrícia Nagib
Discente: Mariana Camargo dos Santos
Curso: nutrição
RESENHA
FILME: E A VIDA CONTINUA
O filme “ E a vida continua”, retrata o aparecimento da AIDS nos Estados Unidos, mostrando as dificuldades da época em identificar a doença e as mudanças de hábitos que foram necessárias serem tomadas. A AIDS foi tratada como uma epidemia que assustou bastante a região, matando no início, várias pessoas por motivos inespecíficos. 
O Dr. Don Franci é chamado pelo centro de controle de doenças (CDD) na cidade de Atlanta, para a investigação da nova epidemia. Começam a investigação percebendo que inicialmente todos os doentes eram gays e a grande maioria frequentava saunas, o que com pesquisas posteriores acharam que o modo de transmissão era pelo ato sexual. Para tentar intervir tentaram fechar essas saunas, porém não conseguiram pois, foi afirmado que essa seria uma forma de repressão aos homossexuais, sendo assim a única forma possível de intervenção, ficar observando os pacientes infectados. 
Havia muita dificuldade financeira para a pesquisa e o número de infectados e de mortes aumentavam cada vez mais. Por ser uma doença que era crescente em pessoas gays, passou a se chamar de “câncer gay”, porém com o passar do tempo, crianças e outras pessoas que tinham feito transfusão de sangue estavam com sintomas da mesma, passando a ser uma doença generalizada para os públicos por ser transmitida pelo contato com o sangue do portador.
A CDD informou empresas de bancos de sangue dos casos que estavam acontecendo para que eles fizessem triagem nos estoques de sangue doados, entretanto isso não aconteceu, sendo alegado que o custo seria muito alto para que isso ocorresse. 
Depois de serem e concluídas pesquisas para encontrar o agente infeccioso da doença, muda se a direção e passam a pesquisar a cura ao HIV, em que Don Francis tenta encontrar vacinas para a cura. 
O grupo de pesquisa da CDD enfrentou muita dificuldade com as pesquisas, tanto financeiras como a falta de compreensão da população na hora de permitir o fechamento das saunas para coleta de dados ou quando as empresas de sangue se negaram a fazer triagem do sangue doado, o que gerou graves problemas políticos no local e ainda assim as pesquisas continuaram, mostrando que mesmo em meio a grandes dificuldades, a esperança de salvar vidas era maior e movia os pesquisadores.

Outros materiais