Buscar

AV2 PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202698643)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Várias pesquisas em Psicologia Social mostram a importância das primeiras impressões na percepção das pessoas. Ao entrarmos em contato com outras pessoas, percebemos características positivas e negativas, de forma que as informações recebidas em primeiro lugar parecem ter mais peso do que as recebidas posteriormente. Assim, passar uma imagem condizente com o que se espera do profissional pode ser decisivo para o sucesso. Com base nesta afirmativa, apresente duas ações que se caracterizam como marketing pessoal.
		
	
Resposta: é muito importante a sua primeira apresentação seja ela para o mercado de trabalho, meio acadêmico ou social e para isso podemos nos valer do marketing pessoal através do positividade e otimos para solucionar situações adversas e também demostrando simpatia e transparência para os demais.
	
Gabarito: Construir uma auto imagem positiva e otimista, manter uma boa apresentação pessoal, de acordo com o cargo, desenvolver habilidades comunicativas, demonstrar atenção e simpatia com todos os níveis de profissionais que tiver contato, demonstrar iniciativa , persistência e motivação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202689553)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Você está preparado para o Ensino Superior? Em nossa primeira aula, foi destacada a importância do domínio de alguns conhecimentos, aplicáveis na vida diária, acadêmica e profissional. Com base neste cenário, leia o que é exposto a seguir e escolha a alternativa CORRETA:
O Índice de Progresso Social (IPS) divulgado recentemente revela que o Brasil ficou em 46° lugar entre 132 países. O IPS é um novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. O Brasil somou 69,97 pontos na média geral, em uma escala de 0 a 100 pontos. No item liberdade e escolha pessoal, o Brasil foi o 27° no mundo; no item tolerância e respeito, o 33°; no item acesso ao conhecimento básico alcançou 38°. No item segurança pessoal, o Brasil ficou na 122ª colocação e, no item acesso à educação, na 76ª. Estes percentuais alcançados pelo Brasil indicam que:
		
	
	o acesso ao conhecimento básico foi pior que a segurança pessoal.
	
	a segurança pessoal foi o melhor índice alcançado pelo Brasil.
	
	a tolerância e respeito foi o melhor índice alcançado pelo Brasil.
	
	a liberdade e respeito foi o pior índice alcançado pelo Brasil.
	 
	o acesso à educação foi o segundo pior índice alcançado pelo Brasil.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202692713)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A primeira Universidade a surgir no mundo foi durante a Idade Média, no século XI, a Universidade de Bologna, mais precisamente em 1088. No Brasil, foi a Universidade do Brasil, já no século XX (1922)." Fonte: Da graduação para o mercado de trabalho: caminhos para o sucesso, org., Hugo Santos Jr, Estácio" Seses, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2014. 
De acordo com o tema e seus conhecimentos sobre o assunto podemos afirmar que:
		
	
	a universidade veio antes do professor tornando-se a única instituição responsável pelo ensino formal na sociedade publica e privada.
	
	as faculdades no Brasil podem ser instituições somente de origem privada; porem as mesmas estão submetidas às leis maiores do país.
	
	as universidades são as que possuem menor grau de autonomia dentro do sistema, precisam de autorização para a abertura e encerramento de cursos e de campi.
	
	as Universidades no Brasil podem ser instituições somente de origem pública; porém, as mesmas estão submetidas às leis maiores do país.
	 
	a Universidade é fundamentalmente multidisciplinar, já que deve ser constituída por uma oferta variada de cursos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202736471)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Oprah Gail Winfrey, apresentadora do talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana, possui algumas características muito comum nos professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relações públicas, políticos, tais como: relacionar-se e associar-se bem, conseguir "ler" as intenções de terceiros e situações sociais, apreciar estar com pessoas, comunicar-se bem, etc. De acordo com a teoria das Inteligências Múltiplas que estabelece uma mediação entre os aspectos biológicos, psicológicos e culturais do indivíduo qual a predominante em Oprah Gail Winfrey? Assinale a alternativa correta:
		
	
	Inteligência corporal cinestésica.
	 
	Inteligência interpessoal ou social.
	
	Inteligência lógico-matemática.
	
	Inteligência visual e espacial.
	
	Inteligência intrapessoal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202375974)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"É um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos não têm destinação específica." De acordo com a citação, esta é a definição de qual conceito básico de Planejamento Financeiro?
		
	
	Fluxo de Caixa
	
	Financiamento
	
	Investimento
	
	Receitas
	 
	Empréstimo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202392300)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Roberto, pai dos gêmeos Lucio e Rafaela, de 5 anos, é um Advogado bem sucedido e decidiu investir mensalmente 20% de sua receita em uma aplicação de longo prazo para futuramente custear os estudos universitários de seus filhos. Qual é o perfil do investidor Roberto?
		
	 
	Moderado.
	
	Capitalista.
	
	Médio agressivo.
	 
	Conservador.
	
	Agressivo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202352635)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Que tipo de competência se faz necessária para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, inserir modificações e atuar de forma preventiva?
		
	 
	Intelectual
	
	Relacional.
	
	Didático-pedagógica.
	
	Pragmática.
	
	Comunicativa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202414692)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Os elementos da instrução (...) devem ser apresentados a mente na infância, mas não com qualquer obrigação. O conhecimento adquirido por obrigação não se fixa na mente. Portanto, não use a obrigatoriedade, mas permita que a educação inicial seja uma espécie de diversão; isso facilitará a descoberta da inclinação natural da criança." Platão, A República. O ensino superior já é uma etapa a frente desta, destacada por Platão.
A maturidade e consciência profissional precisam ser despertadas durante a formação acadêmica universitária. Neste sentido, pede-se transcrever de que forma está se preparando nesta etapa da jornada universitária para o mundo do trabalho?
		
	
Resposta: A Maturidade e a concisenciaprofissioal pode ser desenvolvida durante a vida acadêmica, através da troca de experiências comprofessores e colegas de classe e através de estágio específicos na área desejada para atuação no mercado de trabalho.
	
Gabarito: O aluno precisa abordar a sua mudança de postura de estudante/passivo, para estudante/ativo. A busca pelo conhecimento e construção da vida profissional requerem disciplina, reflexão e tomada de decisão. É preciso sair da "mesmice" e encarar o estudo como ponte para o mundo do trabalho, sua independência econômica e realização pessoal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202390205)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o conceito de resiliência, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A resiliência pode ser definida como a habilidade que uma pessoa desenvolve para resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas.
	 
	É uma tarefa fácil, pois precisa apenas administrar suas emoções, controlar impulsos, manter o otimismo etc. O resiliente nasce assim.  
	
	Trata-sede uma combinação de fatores que permitem enfrentar e superar problemas, sem traumas e sequelas que o acompanharão pela vida.
	
	O resiliente busca aprender com as adversidades para poder adaptar-se à nova realidade, sem traumas e sequelas que o acompanharão pela vida.
	
	Um profissional demonstra resiliência quando é submetido a situações de alto grau de pressão e/ou adversas e passa pela "crise" sem problemas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202390668)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paulo descreveu um novo procedimento para o processo de armazenagem no seu setor que, se aplicado, economizará custos e tempo para empresa. Qual a principal característica demonstrada por Paulo neste caso?
		
	 
	inovação
	
	empreendedorismo
	 
	criatividade
	
	competitividade
	
	proatividade

Outros materiais