Buscar

Avaliação escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Para Ovide Decroly, em sua metodologia, o interesse é fundamental em sua maneira de pensar. Para ele, a necessidade e o interesse são elementos-chave e influenciam diretamente na formação do ser humano. Com isso, disserte sobre as quatro necessidades humanas referidas por Decroly.
	Resposta Esperada:
As principais necessidades humanas vistas por Decroly são: comer (o ser humano tem a necessidade deste elemento para manutenção de seu estado físico saudável); abrigar-se (outro fator que determina a necessidade de proteção, abrigando-se em sua residência para salvaguardar sua vida e família); defender-se (o ser humano necessita de estratégia para sua defesa diante do outro e da natureza); produzir (denota que as atividades apresentadas determinam a produção de mais conhecimentos).
Os métodos e as atividades apresentadas pelo educador possuem três elementos essenciais, que são: a observação, a associação e a expressão. Portanto, a observação auxilia na formação de suas atitudes no processo de ensino. Já a associação, através da observação, leva o indivíduo a compreender o conhecimento através do tempo e do espaço. E, por último, a expressão, que determina que a criança expresse o que aprendeu compartilhando.
	2.
	O Ministério da Educação, em sua organização, desenvolveu diversas formas de avaliação que auxiliam nos quadros estatísticos de verificação do nível de conhecimento em que o aluno se encontra dentro do sistema educacional. Em nível de ensino, dos Anos Iniciais e Finais, encontramos as avaliações: Prova Brasil e Provinha Brasil. Disserte sobre cada uma delas e descreva qual a importância destas avaliações dentro do sistema educacional.
	Resposta Esperada:
As avaliações que são utilizadas pelo Ministério da Educação para avaliar o nível em que se encontram os alunos dos Anos Iniciais e Finais são a Prova Brasil e a Provinha Brasil. A Provinha Brasil é realizada com os alunos que estão no nível inicial de alfabetização, mais precisamente os que estão no segundo ano das séries iniciais nas escolas públicas. A prova ocorre em dois momentos, no início e no final do ano letivo. Um dos objetivos é realizar um diagnóstico referente ao que o aluno aprendeu neste período.
A Prova Brasil é outro elemento avaliativo, empregado com os alunos do quinto e nono anos do Ensino Fundamental, tanto nas redes estaduais, federais e municipais. Esta avaliação auxilia o Ministério da Educação na realização dos cálculos para verificação do IDEB. Estas avaliações ocorrem com as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, a cada dois anos.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes