Buscar

Impacto da TIC no direito

Prévia do material em texto

IMPACTO DA TIC NO DIREITO 
 O avanço da tecnologia assim como qualquer avanço inevitável em nosso cotidiano atual nos trouxe suas desvantagens e sem dúvida suas inúmeras vantagens. Facilitou a vida do comerciante, do consumidor, dos estudiosos, dos criativos e com certeza dos advogados. 
 Hoje é difícil lembrar com detalhes como eram julgados os casos de crimes em 1950 por exemplo, sem o uso de materiais eletrônicos auxiliando no colhimento de provas. Sem fotografias, filmagens, troca de mensagens, colhimento de DNA e tantos outros artefatos que facilitavam a prova do culpado nos casos. Com o avanço do processo tecnológico qualquer área processual foi presenteada com diversas opções a serem utilizadas ao estudar um caso. Hoje uma simples conversa na plataforma do WhatsApp já pode ser considerada prova suficiente para julgar se um caso é de fato procedente ou improcedente. 
 Atualmente todos nós podemos acompanhar diversos casos públicos que os jornais da TV compartilha com a sociedade, divulgando mensagens, gravações de ligações, fotos, vídeos, perfis sociais dos envolvidos, postagens referentes ao assunto, o que nos permite participar como “detetives” e mesmo em nossos lares apresentar em um debate com a família o ponto de vista de cada um sobre o que achamos ter ou não acontecido de fato. 
 Para exemplificar o entendimento temos os seguintes exemplos:
Direito Penal – Quando falamos sobre assalto, fica evidente que as provas do caso não precisam ser necessariamente documentais pois a vitima teve contato direto com o criminoso e com isso a própria poderá dar detalhes das características do suspeito, mas isso fica diferente quando uma moto é roubada no estacionamento de um condomínio fechado com aproximadamente 480 apartamentos e bem mais que 500 moradores. Em um caso como esses é indiscutivelmente impossível identificar o culpado sem o auxílio das ferramentas eletrônicas como as câmeras de segurança, horários de entrada e saída do veículo pela portaria, imagens de funcionamento de portões de serviços além dos portões sociais e tudo mais que houver como evidência que possa facilitar a conclusão do caso. 
Direito Civil – Em casos cíveis já existe a complicação na resolução dos processos por tratar-se, na maioria das vezes, de confusões diretas ou indiretas entre pessoas que agem de forma impensável e impulsivamente, mas é possível usar de exemplo um processo de execução de alimentos e guarda de menor onde é necessário avaliar a real condição financeira e emocional dos pais para julgar o melhor guardador da criança e o valor ideal a ser acordado nos casos, para esse feito é necessário estudar provas documentais como informações sobre os empregos que comprovem a renda dos envolvidos, documentos que comprovem os gastos que cada um tem atualmente com a vida individual, testemunhas da vida do ex-casal que auxiliem sobre o comportamento dos mesmos para com a criança em questão, documentos que comprovem os horários da rotina de ambos, porém quando há a presença de vídeos, fotos ou mensagens que mostrem tratamento duvidoso com a criança, comportamento agressivo ou descontrolado, falta de equilíbrio e dedicação, isso obviamente favorece o outro envolvido. Também ajuda quando é levado ao júri as publicações das redes sociais dos envolvidos que possam conter informações que indiquem o uso excessivo do álcool, do fumo ou uma vida inapropriada para um ambiente ideal para a criação do menor. 
Direito Trabalhista – Nos casos trabalhistas temos infinitas formas de entender um só caso já que essa é uma área tão extensa. Podemos nos utilizar dos casos de acumulo de atividades como exemplo. Em situações como essa é possível utilizar-se das provas habituais como mensagens de e-mails, porém, nem sempre as solicitações das tarefas são feitas de forma documental e é aí que a tecnologia pode ser de grande ajuda, afinal, no mundo advocatício tem mais crédito a informação que está documentada. Uma gravação de voz com solicitações de tarefas, fotos tiradas em horários ou dias fora de expediente, troca de mensagens em plataforma pessoal que saem do ambiente de trabalho podem servir de auxilio no julgamento dessas situações. 
 Diante as informações e exemplos construídos fica indiscutível a importância da tecnologia nos meios processuais seja para provar um culpado ou inocente. É completamente indispensável hoje que nos apoiemos na tecnologia no mundo corporativo, independente da área profissional a tecnologia pode sempre ajudar de alguma forma.

Continue navegando