Buscar

Trabalho_BI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Felipe Antunes
Lucas Gabardo
Business Intelligence
Com a revolução nos conceitos de infra estrutura que o mundo passou nos últimos anos, fez-se necessária a inovação nos processos de negócio das grandes empresas e organizações. Business Intelligence (BI) é não só um sistema informatizado, mas também um conceito de integração e dinâmica a ser adotado pela empresa.
BI são sistemas de suporte a decisão com foco no monitoramento do desempenho de processos operacionais, táticos ou estratégicos de uma empresa. É basicamente a análise do negócio através de métricas sintetizadas, que agrupam toda a informação disponível na empresa, com o objetivo de melhorar a tomada de decisão.
	Existem diversas vantagens de se utilizar um sistema informatizado de BI em uma organização: integração de todos os setores da empresa, dinâmica na passagem de informação entre esses setores e principalmente auxilio na tomada de decisão de cargos superiores. Com uma interface de fácil interpretação, o sistema auxilia a diretoria de uma empresa, por exemplo, numa tomada de decisão importante, processando informações internas e externas de sua empresa. As desvantagens decorrem do mau uso do sistema, da implementação desnecessária dele ou de sua total dependência.
Passos para implementação de um Sistema BI:
- Quebrar Paradigmas
Antigamente gastava-se muito tempo e dinheiro com implementação de um sistema BI e o mesmo não era eficiente o suficiente. Prova disso, as reclamações dos usuários sobre a falta da qualidade dos dados e a dificuldade de utilização dos sistemas e ferramentas de BI, assim como relatórios incompletos ou dados imprecisos que impactam a tomada de decisões. 
- Definir os requisitos funcionais
Que informação deve ser disponibilizada pelas aplicações de BI, quando é necessário estar disponível e em que formato.
- Definir os grupos de utilizadores.
A equipe do projeto deve definir quem são os utilizadores da solução de BI. Existem geralmente três grupos de utilizadores: utilizadores gerais de relatórios; os produtores e analistas que avaliam os dados; e finalmente os gestores que decidem os objetivos.
- Envolver os utilizadores numa fase inicial.
Fazer com que todos os usuários vejam o protótipo inicial, para que a partir daí seja feita as modificações e não quando implementado.
-Identificar os Indicadores de Desempenho
Ter uma boa análise dos processos para que consiga uma resposta mais rápida das metas e objetivos a serem alcançados 
- Garantir a integração e qualidade dos dados
Entender como os dados brutos chegam até a empresa e se o mesmo é de qualidade, caso contrário explorar as fontes de dados.
- Escolher o Software de BI correto
Este procedimento permite à equipe de projeto garantir com maior grau de certeza de que o software se adequa ao seu negócio. 
- Limitar o tempo de execução do projeto.
 Os subprojetos devem ser desenvolvidos para que os primeiros módulos executáveis e operacionais estejam disponíveis depois de dois ou três meses. “Tudo o que dure mais que seis meses deixa de ser um projeto e passa a ser um problema.”
- Manter a constância do projeto.
Os requisitos das companhias mudam constantemente e o mesmo se aplica a uma aplicação de BI. Todas as soluções de BI têm de ser continuamente desenvolvidas e otimizadas em uma base permanente. Esta é a única forma que têm de cumprir os requisitos.
Ferramentas Utilizadas: 
A diversidade de produtos é muito grande e continua em constante evolução e crescimento tecnológico. É possível encontrar desde pacotes pré-configuráveis, até ferramentas “engessadas” e inclusive soluções que permitem às empresas se aventurarem no desenvolvimento de um sistema totalmente caseiro. Estas ferramentas têm em comum a característica de facilitar a transformação dos “amontoados de dados” em informações de forma a auxiliar os diversos níveis de uma empresa na tomada segura de decisões.
Planilhas eletrônicas;
Geradores de queries baseadas em SQL;
Sistemas de apoio à decisão (DSS - Decision Support Systems);
EIS (Executive Information System);
Ferramentas OLAP (Online Analytical rocessing);
Ferramentas de BAM (Business Activity Monitoring);
Ferramentas ETLs (Extract, Transform and Load);
Ferramentas de metadados;Ferramentas BPM (Business Performace Monitoring);
Ferramentas Data Mining.
Principais Fornecedores: 
- IBM com o Cognos; 
- SAP com o SAP BUSINESSOBJECTS BI;
- InfoBuild Brasil representante exclusiva das empresas Information Builders e da iWay Software

Outros materiais