Buscar

Revolução Socialista na Rússia, Socialdemocracia, Grande Depressão e Imperialismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap4 - Ética, Política e Sociedade 
1(PUCCamp) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. 
Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:
d)Foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.
2) Tem como marca a preocupação social, a luta contra a pobreza, a exclusão social, as injustiças sociais, defendendo um forte estado democrático, o que estabelece diferença dos modelos liberais. Mesmo com esse viés, não defende o fim do capitalismo e das classes sociais. 
Esse texto relaciona-se:
a)À socialdemocracia.
3) Uma avalanche de desemprego começou a tomar conta do país. Não tendo como escoar sua própria produção, as empresas reduziram os gastos com mão de obra para equilibrar suas finanças. O cidadão americano, acostumado com a estabilidade econômica, contraiu dívidas com a esperança de pagá-las com o retorno financeiro dado pela especulação na bolsa de valores. Ao mesmo tempo, as economias europeias, assoladas pelos conflitos da Primeira Guerra, deram sinais claros de recuperação e diminuíram sua demanda pela produção estadunidense. Esse processo desenvolvido ao logo dos anos de 1920, logo apresentou um quadro desastroso à economia dos EUA. O poder de compra do salário reduziu-se drasticamente. A indústria não conseguia escoar a riqueza produzida. No campo, estoques inteiros se acumulavam à espera de preços que, no mínimo, cobrissem as despesas com a produção. Em 1928, mais de 4 milhões de pessoas não tinham trabalho. (Adaptado de SOUSA, Rainer Gonçalves. Acesso em: 07 dez. 2015.)
O fragmento de texto apresenta:
b)O cenário da economia norte-americana que viria a culminar na Grande Depressão.
4) (FGV 2003 – adaptado) Sobre o imperialismo no século XIX, é correto afirmar que caracterizou-se:
d)Pela conquista e subordinação de territórios destinados ao papel de fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos dos países industrializados.

Outros materiais