Buscar

Prévia do material em texto

Usuário
	SIMONI APARECIDA TEDESCHI ABRAMO
	Curso
	Bloco 2 - CPO04019 POLÍTICAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO PNA (ON) - 201910.346.01
	Teste
	ATIVIDADE 2
	Iniciado
	29/05/19 15:18
	Enviado
	29/05/19 15:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	40 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O objetivo de se estabelecer um ciclo de políticas é o de segregar as ações em etapas e, dessa forma, facilitar a mediação dos atores e corrigir os desvios do processo. Não há um consenso entre os autores quanto ao número de etapas do ciclo de políticas públicas.
Entretanto, com maior ou menor detalhamento, todos parecem concordar que existe uma fase de formalização, outra de implementação e uma de avaliação, sendo estas subdivididas a critério de cada um.
Sobre o ciclo de políticas públicas, relacione as proposições constantes na primeira coluna com as da segunda:
 
I. identificação do problema;
II. formulação da solução;
III. tomada de decisão;
IV. execução;
V. avaliação.
 
(A)
É o momento de se construir as alianças que irão conferir legitimidade à política que se pretende implementar.
(B)  Nesta fase, os grupos de interesse organizam suas demandas, representam junto à autoridade pública.
(C)  É o momento de se produzir os efeitos da política pública.
(D)
Nesta fase, são conduzidos os estudos técnicos e identificadas as alternativas possíveis.
(E)  Este é o momento de verificar se os resultados obtidos atingiram o planejamento original.
 
Agora, assinale a alternativa que mostre a relação correta entre as proposições.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I -B; II -D; III- A; IV -C; V-E.
	Resposta Correta:
	 
I -B; II -D; III- A; IV -C; V-E.
	Feedback da resposta:
	Parabéns, você compreendeu bem o ciclo de políticas, conforme distribuição proposta no texto base. Talvez você encontre outras referências à formação do ciclo, mas, de um modo geral, a ordem das etapas será a mesma que está aqui apresentada.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“As políticas resultam da atividade governamental; por essa razão, (...) a formulação e a implementação de políticas são questões fundamentais para o processo político. Se o trabalho do governo é a produção de política pública, o estudo peculiar e próprio do governo é o estudo das políticas”.
 
Fonte: DENHARDT, R. Teoria da administração pública . São Paulo: Cengage Learning, 2012. p. 161. 
 
O trecho acima reflete a evolução das ciências políticas na medida em que o Estado passa a assumir o protagonismo sobre o desenvolvimento social e econômico e a sustentabilidade.
 
Atualmente, o processo de análise se realiza de forma tridimensional, considerando olhares múltiplos sobre os fatos.
 
Sobre policy analysis , leia as proposições abaixo.
 
I. Polity : analisa o ordenamento do sistema político, a distribuição das atribuições e as formações institucionais dos governos.
II. Polities : analisa as questões legais, o arcabouço de leis que suportarão ou inviabilizarão as ações públicas.
III. Politics : centra sua análise no processo de formação das arenas, seus conflitos e exercício da força entre os atores.
IV. Policy : se detém aos problemas concretos de implementação. É a dimensão eminentemente técnica de análise política.
 
Agora, assinale a resposta que contém, apenas, as proposições inerentes ao processo de análise de uma política pública.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Parabéns. As três dimensões da análise contemporânea incluem ordenamento político, com atribuições bem distribuídas e consistentes com o tamanho da máquina pública, formação da arena, visando equilíbrio de forças e representatividade, e questões técnicas.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Nem sempre as decisões tomadas durante um processo de formulação de políticas públicas correspondem à melhor alternativa, segundo estudos técnicos. A formação de uma arena política intensa, com pressões de múltiplos lados e atores atuando em defesa de seus interesses pessoais, constantemente, tem levado os gestores a buscar soluções que antes atendam aos interesses dos grupos mais fortes do que aproximem a política da real solução ao problema proposto.
 
Sobre este tema, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Em certos casos, a solução antecede a verificação do problema. Atores influentes e gestores públicos têm soluções em mãos e procuram problemas para aplicar esta solução.
	Resposta Correta:
	
Em certos casos, a solução antecede a verificação do problema. Atores influentes e gestores públicos têm soluções em mãos e procuram problemas para aplicar esta solução.
	Feedback da resposta:
	Você acertou. Apesar de, em primeira mão, parecer estranha, esta afirmação, na prática, é muito comum que os problemas sejam identificados a partir da apresentação de suas soluções. Isso ocorre devido às influências de diferentes atores no cenário democrático.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A fase de formulação de uma política pública começa no momento em que um determinado problema é inserido na agenda pública.
A partir deste momento, são apresentadas propostas de soluções, as quais serão analisadas e, ao final, escolhida(s) a(s) melhor(es) para constarem na política em questão.
A inclusão de um problema na agenda depende muito da quantidade de pessoas afetadas, do grau de dificuldade das ações elencadas entre as alternativas viáveis e da capacidade de composição entre os atores integrantes da arena. Assim, um problema político ganha relevância dentro da agenda quando:
 
I. representa uma crise social ou política e, nesse caso, o governo não pode adiar o seu enfrentamento;
II. é capaz de mobilizar atores colocados em posições estratégicas ou extremamente poderosos politicamente;
III. abre uma janela de oportunidade para que algum ator relevante, politicamente, possa obter vantagens com a solução do problema;
IV. o Governo realiza uma consulta pública sobre um determinado tema e verifica que há algo atrapalhando o desenvolvimento de grande parte dos cidadãos.
 
Estão corretas, apenas, as proposições:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Parabéns. Você compreendeu a questão. A assertiva IV, da maneira como foi posta, só ocorreria se houvesse, num momento anterior, a percepção de que o problema existe como apontado na assertiva I. Assim, um problema político tem maior importância quando afeta o interesse público e prejudica a governabilidade ou quando oferece alguma oportunidade política. 
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia, com atenção, o texto abaixo.
 
“A política, como uma ciência crítica da realidade, tem na utopia sua referência. A ciência política preocupa-se em analisar fatos, ações e o funcionamento de instituições. Cuida de avaliar também os resultados das ações e das políticas implantadas. Ela descreve, por meio dos fatos, os distintos interesses que justificam e orientam as ações em uma direção, e não em outra, em um determinado momento histórico e contexto específico”.
 
Fonte: MATIAS-PEREIRA, J. Curso de Administração Pública : foco nas instituições e ações governamentais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 41. 
 
O objetivo do estudioso contemporâneo das políticas públicas é a observação dos eventos tais como eles se mostram, comparando o ser com o dever ser e identificando os desvios.
 
Sobre a evolução dos estudos em ciências políticas, assinale a alternativa correta.  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
No primeiro momento do capitalismo, compreendida a fase anterior à crise econômica mundial de 1929, o estudo da política se resumiaà disputa por poderes e cargos eleitorais.
	Resposta Correta:
	
No primeiro momento do capitalismo, compreendida a fase anterior à crise econômica mundial de 1929, o estudo da política se resumia à disputa por poderes e cargos eleitorais.
	Feedback da resposta:
	Parabéns. Até a crise econômica de 1929, imperava a crença segundo a qual o mercado seria suficiente para promover o bem-estar da humanidade. Por esta razão, não se justificaria o estudo da política enquanto fator de desenvolvimento.
 
	
	
	
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“Políticas públicas de gênero são diferentes de políticas públicas para as mulheres. Estas consideram, inegavelmente, a diversidade dos processos de socialização para homens e para mulheres, cujas consequências se fazem presentes, ao longo da vida, nas relações individual e coletiva.”
Fonte: BANDEIRA, L. A transversalidade da perspectiva de gênero nas políticas públicas. In: COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE (CEPAL).Relatório final do projeto “Gobernabilidad Democrática de Género en America Latina y el Caribe” . Brasília: CEPAL; SPM, 2004. p. 8. Disponível em: <http://www.spm.gov.br/arquivos-diversos/.arquivos/integra_transversalidade_genero>. Acesso em: 2/2/2018.
 
No texto acima, a autora apresenta nuances da estratégia de um governo. Podemos afirmar que, em sua essência, a partir da lição contida no trecho, uma política que enfrente a questão da violência doméstica sob a ótica da segurança estaria tratando o sintoma, enquanto outra política permitiria à mulher ocupar postos de trabalho nas mesmas condições masculinas (facilitando, assim, a sua independência financeira) poderia contribuir de forma mais eficaz para a redução dos índices de violência doméstica, pois estaria tratando o problema em sua raiz.
A ação política nas questões de gênero, buscando o empoderamento das mulheres, quando expandida ao nível de conceito que permeie toda a ação governamental, em todas as suas pastas, é um exemplo de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
transversalidade nas políticas públicas;
	Resposta Correta:
	 
transversalidade nas políticas públicas;
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Transversalidade implica refletir sobre a questão a cada momento. A cada decisão sobre cada política a ser implementada se pergunta o quanto a ação se aproxima desse objetivo.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Aberto o exercício financeiro, o gestor inicia a sua tarefa de implementar as políticas incluídas nas peças orçamentárias. Para tanto, ele precisa observar as regras que ditam o correto processamento da despesa pública:
 
I.                    empenhamento;
II.                 licitação;
III.              pagamento;
IV.              liquidação.
  
(a)   consiste em abater do saldo orçamentário a quantia necessária para a contratação a ser feita;
(b)   é a última das fases listadas na primeira coluna;
(c)   consiste em procedimentos administrativos objetivando a melhor contratação para a administração pública;
(d)   é o ato de ofício em que o gestor atesta que o contrato foi cumprido conforme acordado.
 
Sobre essas regras, relacione a segunda coluna com a primeira e assinale, em seguida, a resposta correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I- a; II- c; III- b; IV- d.
	Resposta Correta:
	 
I- a; II- c; III- b; IV- d.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Você compreendeu as fases do processamento da despesa. Esse conhecimento é importante para o dimensionamento dos prazos de execução orçamentária. Sem ele, etapas interdependentes de uma política pública podem ser prejudicadas em consequência de uma demora inesperada na execução de uma das fases.
 
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“[...] a prática sistemática do planejamento governamental teve início [...] na extinta União Soviética, quando os planos governamentais passaram a ser utilizados para substituir o mecanismo do mercado como regulador automático da economia e da sociedade.”
 
Fonte: QUEIROZ, R. B. Formação e gestão de políticas públicas . Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 120. Disponível em Biblioteca Virtual Universitária: <https://laureatebrasil.blackboard.com/webapps/ga-bibliotecaSSO-BBLEARN/homePearson>. Acesso em: 27/1/2018. 
 
Desde então, as técnicas de planejamento governamental vêm evoluindo, gradativamente, no sentido de incorporar aos processos a complexidade da sociedade contemporânea e sua relação com os governos.
Nesse sentido, o autor ainda aponta que o Estado moderno transcendeu do modelo de planejamento normativo, que enxergava a comunidade como algo passivo e, assim, pronta para aceitar a ação governamental da maneira que o governo considerasse melhor, para o modelo conhecido como Planejamento Estratégico Situacional (PES).
 
Sobre o PES, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Ao incorporar a variável política ao planejamento, o PES entende que a realidade social é algo complexo e, como tal, as ações de determinados atores afetam os resultados esperados por outros. Nesse sentido, no final, o que se espera é, apenas, estar o mais perto possível da meta pretendida.
	Resposta Correta:
	
Ao incorporar a variável política ao planejamento, o PES entende que a realidade social é algo complexo e, como tal, as ações de determinados atores afetam os resultados esperados por outros. Nesse sentido, no final, o que se espera é, apenas, estar o mais perto possível da meta pretendida.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. No PES, o planejador admite que as relações entre os atores podem criar uma situação favorável ou desfavorável para a implementação de uma determinada política pública. Na incorporação da variável política ao modelo e no reconhecimento de que nem tudo pode ser antecipado ou controlado, temos o grande trunfo desse modelo.
 
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Orçamento é a “[...] ferramenta legal de planejamento do Ente Federativo (União, Estados, Distrito Federal e Município) onde são projetados os ingressos e os gastos orçamentários que serão realizados em um determinado período, objetivando a execução dos programas e ações vinculados às políticas públicas”.
 
Fonte: BEZERRA FILHO, J. E. Orçamento aplicado ao setor público : abordagem simples e objetiva – atualizada com a Constituição Federal, Lei n° 4.320/64, LRF e portarias da SOF/STN-MCASP. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 5. 
 
A legislação brasileira subdivide o orçamento em várias peças, cada uma com sua função. Analise as assertivas a seguir:
 
I.                    o PPA é bienal, mas deve ser revisto anualmente para correção do curso;
II.                 a LDO é elaborada uma única vez a cada mandato e orienta todo o planejamento orçamentário do governo;
III.              a LOA acrescenta os valores a serem aplicados aos programas e às ações que se pretende executar no ano seguinte ao envio do projeto de lei ao Legislativo;
IV.              não é permitido incluir na LOA programas que não estejam previstos no PPA.
 
Agora, assinale a alternativa que reúne apenas assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV.
	Resposta Correta:
	 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O PPA é quadrienal, as demais peças são elaboradas anualmente. Não é permitida a inclusão de ações na LOA se não estiverem previstas no PPA.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“A compreensão do contexto geral do processo de discussão, votação e aprovação do orçamento possibilita identificar a importância da reflexão madura no desenvolvimento da boa gestão pública. Tais procedimentos observam uma série lógica de eventos, que apresenta a iniciativa como evento inicial, passando pelas fases do encaminhamento dos projetos, da sugestão de emendas, da aprovação e da publicação, sofrendo ainda possibilidadesde vetos e rejeições.”
Fonte: CATAPAN, A.; BERNARDONI, D. L.; CRUZ, J. A. W. Planejamento e orçamento na administração pública [livro eletrônico]. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 121. Disponível em Biblioteca Virtual Universitária: <https://laureatebrasil.blackboard.com/webapps/ga-bibliotecaSSO-BBLEARN/homePearson>. Acesso em: 24/1/2018. 
 
A respeito do processo legislativo referido pelos autores no trecho anterior, podemos afirmar que:
 
I.                    todo projeto de lei que trate de matéria orçamentária é de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, embora incorpore as propostas dos demais poderes;
II.                 a rejeição de um projeto de LOA obrigará os chefes de cada Poder a administrar com base em créditos extraordinários, abertos após autorização do Poder Legislativo, seja na LDO ou em apreciação individualizada;
III.              a proposição de emendas parlamentares constitui-se em uma impropriedade, já que não compete ao legislador direcionar o orçamento do Executivo. Por tal razão, é proibida por lei;
IV.              o chefe do Executivo pode vetar as alterações propostas pelo Legislativo.
 
Com base no que foi lido, assinale a alternativa que contenha apenas as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O processo legislativo de matéria orçamentária é repleto de detalhes e você conseguiu captar a essência do processo. Quanto à única assertiva incorreta, ela contém um sofisma fundamentado na iniciativa exclusiva do Executivo de propor leis de matéria orçamentária. Apesar disso, o processo legislativo prevê a possibilidade de ajustes mediantes emendas propostas.
 
	
	
	
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As ações de proteção social, no chamado Estado de bem-estar social diferem das anteriores, basicamente, por refletirem o desejo do cidadão de que o Estado atue como defensor da dignidade humana, combatendo, na medida do possível, a tendência ao desequilíbrio social dos estados capitalistas. Antes de seu surgimento, políticas protecionistas, como a “lei dos pobres” do Reino Unido, eram fruto da vontade do governante e submissa aos orçamentos públicos.
 
Analise as proposições abaixo.
 
I. Na América Latina, o surgimento do Estado de bem-estar social é fruto do deslocamento de trabalhadores rurais para as grandes cidades em busca de melhores condições de trabalho.
II. A construção do Estado de bem-estar social em todo o mundo está relacionada com a ausência de excedentes econômicos. Enquanto a sociedade dispunha de recursos excedentes, esta política não se fazia necessária.
III. Os déficits fiscais observados, sobretudo, nas décadas de 1970 e 1980 repercutiram na maior crise do Estado de bem-estar social. Nesta época, o mundo assistiu ao ressurgimento das ideias de caráter liberais.
IV. Apesar de não ser possível afirmar que ainda vivem sob a égide do wellfare state , o arcabouço jurídico e institucional dos países desenvolvidos ainda preserva o direito a certas garantias individuais que asseguram a existência digna dos seus cidadãos, ainda que, para mantê-las, o cidadão privilegiado tenha que pagar mais impostos em favor dos menos favorecidos. 
 
Indique a alternativa que contenha, apenas, as informações verdadeiras.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A possibilidade de deslocar o excedente econômico para fazer face às despesas sociais foi fundamental para o surgimento do chamado Estado de bem-estar social.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Na arena pública, os atores políticos tentam “influenciar de algum modo as políticas governamentais, defendendo seus interesses próprios ou de grupos que representem”.
 
Fonte: DIAS, R.; MATOS, F. Políticas públicas : princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. p. 39.
 
Nos dias de hoje, a condição democrática atingiu contornos de alta complexidade, de tal maneira que o cidadão não consegue mais representar-se a si mesmo. Para intervir no processo de construção da agenda política, ele deve se organizar, buscando outros que comunguem de seus interesses – nem sempre de sua corrente ideológica, como nos mostrava a corrente romântica de organização política – a fim de forçar o direcionamento da ação governamental para o caminho que melhor lhe convier.
 
Sobre estes atores, assinale a afirmativa correta.  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
É papel dos atores acompanharem a atuação governamental e, ao identificar em sua área de interesse algum problema que mereça uma intervenção governamental, fazer uso de todos os meios disponíveis e legais para incluí-lo na agenda política.
	Resposta Correta:
	
É papel dos atores acompanharem a atuação governamental e, ao identificar em sua área de interesse algum problema que mereça uma intervenção governamental, fazer uso de todos os meios disponíveis e legais para incluí-lo na agenda política.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A arena política existe e sempre existirá em um regime democrático com ou sem a participação do governo. Os grupos, uma vez organizados, começam o embate por espaços na agenda e, em seguida, pela primazia das ideias que conduzirão os programas de governo. As próprias instituições governamentais integram a arena política e se comportam sob os mesmos preceitos que as demais quando lhes é conveniente.
 
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sobre a fase de implementação de uma política pública, podemos afirmar que “é nela que a política, até então quase feita exclusivamente de discursos e de palavras, se transforma em fatos concretos. A implementação da política é a continuação da luta política com outros meios e cenários diferentes”.
 
Fonte: DIAS, R.; MATOS, F. Políticas públicas : princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. p. 79.
 
Sobre esta fase do ciclo de políticas e sobre a atuação do analista no desenrolar das ações de implementação, podemos fazer as afirmações a seguir.
 
I. A participação social deixa de ter a relevância que teve na formação da agenda e na fase de formulação, quando o conhecimento sobre o problema e seus impactos ainda era insípido. No momento da formulação, o técnico entra em cena. Apenas ele é capaz de garantir a eficácia da política, que deve ser implementada objetivamente, sem contratempos causados pelo excesso de discussões.
II. A dimensão política exerce forte influência nos resultados obtidos. A assimetria de forças observadas entre os participantes das arenas de discussões, e o conflito decorrente do antagonismo nas posições defendidas devem ser vistos pelo analista com atenção e, na medida do possível, considerados em sua tarefa de medir os riscos potenciais ao sucesso da política.
III. Nem sempre a política instituída mediante lei se transforma em realidade. Diversos motivos podem levar o Estado a abortar programas de interesse públicos, devidamente incluídos na agenda política, como, por exemplo, a insuficiência orçamentária e a fragilidade das estruturas institucionais para implementação.
IV. As vontades expressas na arena nem sempre refletem o melhor interesse social. Antes da tomada de decisão, o gestor deve ponderar sobre os conflitos da arena e avaliar as possibilidades de sucesso que cada posição traz. Este sucesso deve atender as necessidades sociais e os meios para chegar até ele, devem estar assegurados pelo apoio dos atores mais importantes no jogo político.
 
Agora assinale apenas as alternativas verdadeiras. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A participação social é imprescindível em todas as fases do ciclo de políticas públicas. Desconsideraro poder dos atores sociais de ajudar ou criar obstáculos ao desenvolvimento das ações governamentais é colocar em risco todo o sucesso do programa.
 
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“A avaliação permanente da execução das políticas públicas é fundamental, não só para medir seus avanços, mas também para facilitar a adoção de correções que sejam necessárias ao longo do processo de implantação. Ou seja, a avaliação de uma política pública deve ser realizada ao longo de todo o processo e não ao seu final”.
 
Fonte: DIAS, R. Ciência Política . 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 281.
 
O trecho retrata a preocupação do autor em sugerir o controle permanente da política pública por parte do analista e do gestor da política. Na prática, este controle pode se dar por várias formas.
Sobre os tipos de avaliação de políticas públicas, analise as proposições abaixo.
 
I. Avaliação ex-ante 
II. Avaliação somativa
III. Avaliação formativa
IV. Monitoramento
 
(a) A partir de dados internos, o analista observa prazos, custos e resultados obtidos, comparando o planejamento com a execução;
(b) Concentra seu foco na gestão do problema. Os resultados importam menos que o processo utilizado para atingi-los;
(c) Consiste em avaliar em que medida as ações atingem os resultados projetados, comparando os números finais com os previstos;
(d) Seu objetivo é, entre outros, verificar se a arena está bem constituída e quais os pontos de risco à fase de implementação da política.
 
Agora, relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I-d; II-c; III-b; IV-a.
	Resposta Correta:
	 
I-d; II-c; III-b; IV-a.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O processo de avaliação de uma política pública deve ser permanente e, se possível, realizado concomitantemente em mais de um modelo dentre os listados.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Qualquer cidadão mais atento é capaz de dizer se uma política é ou não bem sucedida. Porém, ao fazê-lo informalmente estará levando em conta apenas a sua percepção sobre o novo status do problema ao qual ela se propôs a enfrentar.
 
Na verdade, “os mecanismos constitucionais e legais de avaliação de políticas públicas são complexos e institucionalmente diversificados, tornando muitas vezes difícil estabelecer limites claros entre os papéis de um e outro órgão de Poder”.
 
Fonte: FONTE, F. de M. Políticas públicas e direitos fundamentais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 67.
 
Sobre a fase de avaliação de uma política pública, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
A solução posta em prática pelo governo pode não ser a mais eficiente em uma análise de custo e benefício econômicos, desde que se justifique pela viabilidade política no arranjo dos interesses de grupos socialmente afetados.
	Resposta Correta:
	
A solução posta em prática pelo governo pode não ser a mais eficiente em uma análise de custo e benefício econômicos, desde que se justifique pela viabilidade política no arranjo dos interesses de grupos socialmente afetados.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O sucesso de uma política, sobretudo em casos de políticas sociais, muitas vezes soa imperceptível se analisada sob o ponto de vista econômico, já que a população beneficiada quase sempre se encontra fora do eixo cuja atividade econômica é relevante.