Buscar

Doenças Parasitárias: Amebíase, Giardíase e Toxoplasmose

Prévia do material em texto

AMEBÍASE
Amebíase é a infecção produzida por Entamoeba histolýtica. Sua importância decorre de ter uma distribuição geográfica de amplitude mundial. As amebas apresentam um ciclo relativamente simples. A infecção começa com a ingestão de formas resistentes, Cistos, em geral com água e alimentos contaminados por fezes de indivíduos portadores de Entamoeba histolytica. O desencistamento tem lugar no Intestino delgado do novo hospedeiro e essa nova forma se chama metacística. Logo, na luz intestinal do intestino grosso alcança a forma trofozoítica. Fagocitam bactérias e outras partículas nutritivas do meio e pode multiplicar-se indefinidamente na luz do intestino grosso. Algumas das formas trofozoíticas que se encontram no bolo fecal reduzem sua atividade, deixam de emitir pseudópodes, fagocitar e formar vacúolos digestivos, diminuem de tamanho e se arredondam para constituir a forma pré-cística.
Cisto (meio externo e forma de resistência), Metacística (desencistamento), Trofozoíta (forma minuta ou magna), Pré-cística (meio externo ou intestino).
Intestino grosso.
Hemácias e bactérias.
Ingestão de água e alimentos contaminados e mãos sujas.
Ocorre o amolecimento da membrana cística devido a presença de ácidos gástricos.
Neutralização do cisto e perda da membrana cística; passa para a forma metacística.
A forma metacística se transforma na forma de trofozoita (minuta ou magna).
Disenteria amebiana: diarréia com presença de muco e sangue, febre, tenesmo, emagrecimento, nervosismo e abatimento. Amebíase hepática: cólica biliar, febre irregular, náuseas, vômitos e fraqueza. Amebíase pulmonar: dor torácica, expectoração, febre e tosse.
 Higienização correta de mãos e antebraços, higienização correta de hortaliças e frutas principalmente quando consumidos crus, educação sanitária, saneamento básico.
GIARDÍASE
Giardia lamblia é um pequeno protozoário, flagelado, que durante o ciclo evolutivo apresenta duas formas: trofozoíto e cisto. Os trofozoítos vivem no duodeno e primeiras porções do jejuno. Os parasitos chegam a formar um revestimento extenso a tal ponto que seria capaz de interferir na absorção de gorduras e vitaminas lipossolúveis, especialmente a vitamina A. A reprodução realiza-se assesxuadamente, por divisão binária. Nas evacuações líquidas os trofozoítos aparecem em grande número, porém em fezes formadas predominam os cistos. O parasitismo pela Giardia lamblia é em geral assintomático, mas também pode estar relacionado com quadros clínicos de diarréia aguda ou com formas crônicas de diarréia e mal absorção intestinal. A infecção pode porvir do consumo de água poluída com dejetos humanos e, menos freqüentemente, de alimentos contaminados com matéria fecal; ou das mãos sujas de indivíduos infectados, ao prestar serviços pessoais; assim como de relações entre homossexuais.
Intestino delgado.
Cisto.
Ingestão de cistos em água e alimentos mal higienizados.
No estômago ocorre o amolecimento da membrana cística devido aos ácidos estomacais e no intestino se transforma em trofozoítos.
Esteatorréia é a diarréia com presença de grande quantidade de gordura.
Porque como o trânsito intestinal está muito rápido não dá tempo do trofozoita se transformar em cisto.
Pré lavagem, cloração e enxágue. Somente a etapa da pré lavagem retira ovos e cistos de parasitas, o cloro é eficiente somente para bactérias, fungos e vírus.
TOXOPLASMOSE
1) Oocistos: presentes nas fezes de gatos, vegetais mal higienizados, solo e água
Cistos Teciduais: em carnes cruas ou mal cozidas
Taquizoítos: circulante no sangue e passa para o feto, pois atravessa a placenta.
2) Os gatos e outros felídeos adquirem a toxoplasmose principalmente pela ingestão de cistos teciduais contendo bradizoítos, ao predarem hospedeiros intermediários do T. gondii, tais como pequenos roedores e aves
3) Os animais e o homem adquirem a toxoplasmose por três vias: pela ingestão de oocistos que estejam contaminando o solo e os alimentos vegetais; pela ingestão de cistos teciduais contendo bradizoítos na musculatura de animais cronicamente infectados; e pela passagem de taquizoítos pela via transplacentária, que atingem então o feto em formação e na mulher grávida que se infecta pela primeira vez.
4) Cisto na toxoplasmose significa cisto tecidual que contém os bradizoítos.
Oocisto na toxoplasmose significa a forma infectante e de resistência no meio ambiente.
5) Reprodução sexuada: bradizoítos e taquizoítos. Reprodução assexuada: esporozoítos.
6) Incidência de toxoplasmose pelo consumo de carnes cruas ou mal cozidas e principalmente consumo de vegetais não higienizados ou mal higienizados.
7) Os cistos morrem se a carne for inteiramente for submetida a uma temperatura de 65oC e mantida nessa temperatura por 5 minutos. São destruídas também em produtos salgados e preparados com nitrato
Em carnes e vísceras os cistos suportam temperatura de 4oC por 3 semanas, mas morrem se a carne for congelada a – 15oC por mais de 3 dias ou – 20oC por mais de 2 dias
Lavar as mãos após manipular alimentos crus
Tomar cuidado com crianças que brincam em tanques de areia
Os tanques de areia devem ser recobertos quando não estiverem em uso ou tratá-los com água fervendo
Os gatos domésticos devem receber alimentos enlatados ou fervidos
Evitar contato com gatos vadios ou desconhecidos
Exame e acompanhamento sorológico das gestantes
TRIPANOSSOMÍASE OU DOENÇA DE CHAGAS
1) Amastigota (vertebrado), Epimastigota (invertebrado) e Tripomastigota (vertebrado e invertebrado).
2) Amastigota (no hospedeiro definitivo) realiza a reprodução assexuada e ocorre no interior das células. Epimastigota realiza a reprodução assexuada no intestino do hospedeiro intermediário.
3) Transmissão oral: comum entre animais no ciclo silvestre, é esporádica e circunstancial em humanos e ocorre pela ingestão de alimentos contendo triatomíneos ou suas dejeções. 
4) Epimastigota e Tripomastigota.
5) Amastigota e Tripomastigota.
6) Quando o hospedeiro invertebrado pica o hospedeiro vertebrado qual a forma infectante que ele passa? Tripomastigota
7) Quando o hospedeiro invertebrado pica o hospedeiro vertebrado qual a forma infectante que ele adquire? Tripomastigota
8) Doença de Chagas é uma patologia inflamatória, a qual pode ter um caráter focal ou multifocal em qualquer órgão e em qualquer fase da doença
Sinal de Romanã (lesão inicial)
Coração: dilatação, edema e derrame cardíaca
Sistema digestório: dilatação e atonia do esôfago (megaesôfago), dilatação das paredes do cólon (megacólon)
Sistema nervoso: formação de nódulos no cérebro, cerebelo podendo conduzir para uma meningoencefalite
Outros órgãos: aumento do fígado, gânglios, baço
9) Identificar a presença do vetor e desencadear as ações de combate. A utilização de inseticidas específicos, assim como a melhoria habitacional realizada nas áreas endêmicas, são algumas das medidas preventivas que estão sendo praticadas, para evitar o triatomismo domiciliar, sobretudo nos bolsões de pobreza e nas regiões politicamente menos representativas.
Atuação mais efetiva da vigilância sanitária sobre os serviços de hemoterapia públicos e privados tem contribuído para o aumento da segurança transfusional e, consequentemente, para a eliminação da transmissão sanguínea dessa protozoonose. 
TENÍASE E CISTICERCOSE
A teníase é popularmente chamada de solitária.
Habitat: Intestino delgado.
Porco.
Boi.
Vai para o estômago, a casca amolece devido aos ácidos, depois para o intestino delgado onde ocorre a neutralização dos ácidos e eclosão dos ovos.
Ingestão de carne de porco ou de boi crua ou mal cozida contendo cisticercos viáveis de T. solium ou T. saginata, respectivamente. O porco e o boi se contaminam com excrementos humanos contendo ovos de tênia.
 Vai para o estômago e são liberados com a digestão da carne. No intestino delgado sob a ação da bile, desenvaginam o escólex. As ventosas fixam-se à mucosa e tem o crescimento do estróbilo.
Medidas de saneamento básico a fim de evitara ingestão de excrementos humanos contendo ovos de tênia por suínos e bovinos. Vigilância sanitária nos matadouros a fim de evitar que animais contaminados sejam abatidos para o consumo. Cozimento adequado das carnes.
 Através da auto-infestação interna: liberação dos ovos de proglotes grávidas dentro do intestino. Auto-infestação externa: ingestão de ovos ou proglotes grávidas da própria tênia. Hetero-infestação: ingestão dos ovos de tênia veiculados por água ou alimentos.
 Olhos (46%), Sistema nervoso (40%), Pele (6,3%) e Músculos (3,5%).
 Higiene para evitar a auto-infestação e hetero-infestação. Educação sanitária, higiene pessoal.

Continue navegando