Buscar

ESTUDO DIRIGIDO SEGUNDA AVALIAÇÃO

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO SEGUNDA AVALIAÇÃO:
COLHEITA E QUALIDADE DA FIBRA DO ALGODÃO 
1)A cotonicultura brasileira tem se desenvolvido expressivamente nos últimos anos, principalmente, no que se refere as tecnologias de colheita e qualidade de fibras. Diante disso, descreva as vantagens da colheita mecânica quando comparada a colheita manual.
•Reduz mão de obra;
•Menores custos operacionais;
• Otimiza tempo;
• Viabiliza o plantio em grande escala;
• Teor de impurezas é menor (Se bem-feita).
 2) Segundo o IMAmt (2015), 100% com algodão produzido no Mato Grosso é colhido mecanicamente, dados da safra de 2013/2014. Qual a colhedora mais utilizada no Brasil? Descreva as características dessa colhedora
Colhedora Picker, de fusos
• Essas colhedoras colhem mais de 90% do algodão
brasileiro
• Cultivado em sistema de espaçamento de 0,76 a
0,90 cm
• Principio: Com a ajuda de fusos de aço com
diversos movimentos de rotação, enrolar o algodão
e extrai-lo do capulho aberto.
 3) As colhedoras de algodão são maquinas agrícolas de elevado valor de aquisição, e “para se obter o máximo de eficiência deve-se manter a colheitadeira em boas condições mecânicas e bem ajustada” (EMBRAPA, 2000). Sabendo-se disso, quais são as regulagens básicas que devem ser feitas diariamente para preservar o trator e a qualidade das fibras do algodão? 
Pressão das placas
• Distância do desfibrador para o fuso
• Escova de limpeza dos fusos
• Ajuste de posição dos fusos em relação ao tambor
• Ajuste de altura do tambor (Corpo da colheita)
• Lubrificação
4) As plataformas de colheita do tipo “stripper” são as menos utilizadas no brasil, porém, são mais indicadas para colheita do algodão em que sistema? Descreva como funciona essa colhedora e quais são as causas da sua baixa adesão pelos produtores? 
Mais usada na colheita do algodão adensado.
Consiste em arrancar, com diversos sistemas de escovas ou dentes, o capulho inteiro da planta e em uma segunda etapa, eliminar as casquinhas (Carpelos do capulho) e pedaços de ramos laterais.
Ocorre aumento da contaminação da fibra reduzindo a sua qualidade.
5) Quais os pontos que devem ser observados na implantação e manejo do algodão para se obter o máximo desempenho da colhedora? 
•Semeadura em linha reta;
•Tamanho homogêneo das plantas;
•Em condições normais, colhem entre 15 a 17 hectares/dia (Picker)
• Algodão – Crescimento indeterminado.
•Arquitetura de plantas, precocidade, maturação homogênea dos frutos;
•Terreno plano (Máximo 8% de declividade)
Desfolhantes
Uso de dessecantes deve ser evitado
6) Como engenheiro(a) agrônomo(a) qual a importância do vazio sanitário para a cultura do algodoeiro? Qual a data de início e fim do vazio sanitário nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso?
É o período de ausência de plantas vivas nas lavouras de plantas de algodão, visando a eliminação de pragas e doenças.
•Mato Grosso: 16 de setembro e 30 de novembro
•Minas Gerais: 20 de setembro e 30 de novembro
7) Quais são as fases do beneficiamento do algodão? E quais são os subprodutos do algodão?
1. Recepção, qualificação e armazenamento temporário (pode ser necessária uma secagem)
2. Separação da fibra/semente
3. Prensagem, enfardamento e armazenamento da fibra.
Subprodutos
Primários
• O línter, a casca e a amêndoa;
Secundários
• farinha integral, óleo bruto, torta e farelo;
Terciários
• Óleo refinado, borra, farinha desengordurada.
PRAGAS, DOENÇAS E PLANTAS DANINHAS DA CULTURA DO ALGODÃO 
8) De acordo com os estádios do algodoeiro, cite as principais pragas que atacam os estádios de botões florais à deiscência do algodão? Em relação ao Pulgão do algodoeiro (Aphis gossyppi) quais são os danos diretos e indiretos causados por essa inseto praga? 
9) A migração da cotonicultura para as regiões de Cerrado trouxe consigo grandes problemas fitossanitários, ocasionado principalmente pelos ataques de bicudo do algodoeiro, que foram se intensificando gradativamente durante o tempo. As principais razões estão relacionadas ao clima tropical úmido do cerrado, que apresenta elevada pluviometria, além de elevadas temperaturas durante a estação de inverno, o que favorece a sobrevivência dos insetos na entressafra (IMAmt, 2015). Responda: quais são os danos causados por esse inseto e quais as táticas de controle podem ser empregadas para o controle do bicudo do algodoeiro?
10) Na cultura do algodão, um complexo de pragas ocorre sistematicamente na cultura podendo reduzir significativamente a produção. Isso se dá, pois, grande parte das propriedades brasileiras apresentam sistemas de cultivo com soja, milho, algodão e com poucas rotações de cultura, o que contribui para o aumento de problemas fitossanitárias (IMAmt, 2015). Quais são as principais pragas comuns entre essas culturas? E quais medidas de controle devem ser utilizadas? 
11) Diferencie as doenças Ramulária causada pelo agente patogênico Ramularia aréola e a Ramulose que tem como agente causal o Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides. 
12) Diferencie as doenças Mancha de corinespora causada pelo agente patogênico Corynespora cassiicola e a Pinta preta, também conhecida como Mancha preta, causada pela Alternaria sp.
13) Sobre doenças que afetam o algodão marque V para verdadeiro ou F para falso.
 ( ) A Ramulária é causada pelo fungo Ramularia areola é também conhecida por mancha azulada e pode ser observada na face inferior da folha;
( ) A Mancha angular, também conhecida por Bacteriose do algodoeiro ou Crestamento bacteriano, em elevada umidade forma micélio branco e com aspecto cotonoso em toda a planta;
 ( ) A Ramulose, geralmente, ocorre em reboleiras e seus sintomas são lesões em forma de mancha necróticas nas folhas jovens do ponteiro e quando as folhas crescem ocorre a rasgadura da necrose, dando nome a lesão de mancha estrelada; 
( ) A Ferrugem do algodoeiro se desenvolve em condições de baixa umidade relativa do ar e pequena amplitude térmica; 
( ) O mofo-branco ataca toda a parte área da planta causando uma podridão mole e úmida, seguida de morte das hastes, ramos e pecíolos;
 ( ) O Mosaico comum é uma doença virótica transmitida pela mosca branca capaz de tombar as plântulas logo após a sua emergência; 
( ) A Mela (Rizoctoniose) tem como condições favoráveis para o seu desenvolvimento temperaturas noturnas abaixo de 20ºC e alta pluviosidade, tem como sintomas lesões de aspecto oleoso nas folhas cotiledonares que evoluem em forma de “V”; 
( ) A Mancha de corinespora se desenvolve em temperaturas de 18ºC a 21ºC e alta umidade.
14) Para que o técnico possa escolher as melhores práticas e/ou herbicidas a serem empregados na área, o mesmo deve conhecer as plantas daninhas que infestam a propriedade. Cite as principais plantas daninhas na cultura do algodoeiro e seus danos.
 15) O controle de plantas daninhas com herbicidas é uma prática comum na agricultura. O uso indiscriminado de herbicidas propiciou o desenvolvimento de muitos casos de resistência a tais compostos por diversas espécies de daninhas (Burnside, 1992). Cite as táticas de controle que devem ser utilizadas para se evitar a resistência.
 16) No manejo de plantas daninhas, após a semeadura do algodão com a tecnologia RoundUp Ready® com o herbicida a base de glifosato, deve ser realizado até que estádio da planta?
 17) A qual herbicida o Algodão com a tecnologia Libert Linnk® é resistente? 
18) A destruição dos restos culturais do algodoeiro (soqueiras e tigueras) trata-se da medida mais importante para a redução das infestações de bicudo do algodoeiro. Sabendo-se disso, quais são as formas de destruição empregadas atualmente?
CULTURA DO CAFÉ 
19) Atualmente, a américa central e do sul produzem juntas cerca de 85% do café consumido mundial, o Brasil ocupa o primeiro lugar em produção. Qual é a média da produção do país? 
20) Diferencie as duas principais espécies de café, a espécie Coffea arabica e a espécie Coffea canephora.
MORFOLOGIA DA PLANTA DE CAFÉ 
21) O Cafeeiro apresenta características morfológicasbastante distintas, em relação ao caule, quais são os tipos de caules presentes no cafeeiro? Disserte sobre as suas características? Diferencie o caule das espécies Coffea arabica e Coffea canephora.
ORTOTRÓPICOS- Crescimento vertical.
PLAGIOTRÓPICOS- Crescimento lateral com uma inclinação que varia de 45 a 90º em relação ao eixo principal.
Coffea arabica - Unicaule (apenas um ramo ortotrópico).
Floresce em ramo produtivo do ano anterior.
Coffea canephora - multicaule (possui característica genética de “perfilhar”). Grande número de ramos ortotrópicos que surgem na base da planta (20 a 30 hastes em plantas adultas)
Aspecto taça. Normalmente o ramo plagiotrópico possui pouca emissão de ramos plagiotrópicos secundários, terciários, etc.
Florece no ramo produtivo do ano.
22) Complete o quadro abaixo, informando o ramo de acordo com sua origem e posição.
23) Relacione as fases do fruto descritas na coluna 1 com sua característica mencionado na coluna 2.
Coluna 1:
 (A)Expansão rápida
 (B) Formação do endosperma 
(C)Chumbinho
 (D)Maturação 
(E) Endurecimento do endosperma 
Coluna 2: 
(B) Grão está leitoso;
(C) Período sem crescimento visível ( 6 semanas); 
(D) fruto cereja (muda de verde para vermelho ou amarelo);
(E) grão duro; 
(A) Endocarpo (pergaminho) endurece;
FISIOLOGIA, ECOFISIOLOGIA E FENOLOGIA DO CAFEEIRO 
24) Explique o que é Ciclo bienal de produção do café?
-Safra alta em um ano e baixa no outro.
- Normalmente no ano de baixa a produção é cerca de 20% do ano de alta.
- Isso acontece porque no ano de alta produção as reservas das plantas são carreadas para os frutos e o crescimento dos ramos fica prejudicado, assim, ano seguinte a safra é menor.
- Concorrência entre as funções vegetativas e reprodutivas
 25) Quais são as seis fases fenológicas do cafeeiro arábica e em quais meses elas ocorrem? 
Iniciação floral – set a marco 1º ano fisiologia 
Desenvolvimento do botão floral- abril a agosto 
Vingamento da flor- set a dez 
Desenvolvimento do fruto- jan a marco 2º ano fisiológico 
Maturação – abril a junho 
Resposo- julho e agosto 
PRODUÇÃO DE MUDAS DE CAFÉ
 26) As mudas de café arábica podem ser classificadas de acordo com sua época de semeadura, sendo classificadas em dois tipos de Mudas de “meio ano” e “de ano”. Defina esses dois tipos de muda e disserte sobre suas vantagens e desvantagens. 
De acordo com a época de semeadura:
Mudas de “meio ano” quando são semeadas em maio a julho, para serem plantadas de novembro a dezembro
Produzidas em sacolas de popietileno preto ou tubetes
Mudas “de ano” são aquelas semeadas em outubro e novembro de um ano para serem plantadas em outubro e novembro do ano seguinte
Vantagens e desvantagens
Mudas de “meio ano” são mais utilizadas em especial por serem produzidas em recipientes menores, exigirem menor quantidade de substrato e permanecerem menos tempo no viveiro, apresentando menor custo de produção, com menor demanda de insumos e mão-de-obra.
Mudas “ de ano” permanecem um longo tempo no viveiro, acarretando aumento no custo de produção, mas gerando plantas maiores e mais resistentes as condições adversas, como verânicos. Esse tipo de muda é menos comum , sendo mais utilizado para replantio e experimentos.
27) Quais são as características que devem ser observadas para a escolha de um bom substrato para a produção de mudas de café? Quais são os aspectos que deverão ser observados na hora da escolha do local de implantação do viveiro?
Características do substrato: isento de patógenos, leve, resistente a alterações químicas e físicas e apresentar baixo custo.
 28) Uma das formas de propagação de mudas de café que vem alcançando destaque no Brasil, e a enxertia que constitui na união de duas ou mais partes de uma planta, de maneira a promover uma combinação benéfica, sem comprometimento do desenvolvimento normal da planta. Com isso, explane sobre as vantagens e como é realizada esse tipo de propagação em mudas de café arábica.
Uma das principais vantagens: viabilização do cultivo do
café em regiões com infestação de nematoides;
Possível explorar diferentes cultivares de café por meio da produção de mudas enxertadas sobre porta-enxertos resitentes;
Determinação de enxerto/porta enxerto pode propiciar a formação de mudas mais vigorosas
Inserir parte de uma planta na outra, de maneira a promover uma combinação benéfica, sem comprometimento do desenvolvimento normal da planta.
29) A aclimatação das mudas de café consiste em uma das etapas de maior relevância na produção de mudas de café arábica, trata-se da retirada gradual da cobertura do viveiro antes da transferência das mudas formadas para o campo. Justifique a importância dessa etapa.
Consiste em retirar gradualmente a cobertura do viveiro antes da transferência das mudas formadas para o campo;
Quanto apresentam segundo par de folhas definitivas completamente desenvolvidas as mudas já estão aptas para o processo de aclimatação;
Com a remoção gradual da cobertura, as mudas devem permanecer no viveiro a pleno sol até o desenvolvimento de três a cinco pares de folhas (mudas de “meio ano”);
A partir desse momento – estádio ideal para ir para o campo
 30) Diferencie a produção de mudas das espécies Coffea arabica e Coffea canéfora. Em relação, principalmente, a forma de propagação.
A propagação do Café Conilon assexuada 
Arábica sexuada 
Mas ambos podem ser pelos dois métodos 
 31) Independente da forma de propagação, a produção de mudas sadias e vigorosas constitui um dos principais fatores de sucesso da lavoura. Atualmente, no Brasil a maioria das lavouras de café Conilon são constituídas de mudas clonais. Quais as vantagens dessas mudas em comparação as mudas seminíferas de C. canephora? Cite como são produzidas as mudas por estacas.

Continue navegando