Buscar

HISTORICO DA GINASTICA GERAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Ginástica entendida por Ramos (1982: 15) como a prática do exercício físico "vem da Pré-história, afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea". 
INTRODUÇÃO E HISTÓRICO
INTRODUÇÃO E HISTÓRICO
“A ginástica é a ciência racional de nossos movimentos, de suas relações com nossos sentidos, inteligência, sentimentos e costumes, e o completo desenvolvimento de nossas faculdades. É a ciência do movimento racional, sujeito a uma disciplina e a um fim prático”.
						Amoros
Etimologia e significado
O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que significA "treinar” e literalMENTE FALANDO, "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios.
Etimologia e significado
 Seu sentido vem da idéia de prática milenar de exercícios físicos metódicos.
 foi ainda inicialmente utilizada cOMO atividade física TOTALMENTE sistematizadA, cujos fins variavam de atividades para a sobrevivência, como na pré-história, aos jogos, ou à preparação militar.
Introdução e histórico
na antiguidade
No homem pré-histórico – sobrevivência - necessidade vital de atacar e defender-se.
 Caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar, fazia parte dos jogos, rituais e festividades.
GRÉCIA/ atenas/ esparta
Grécia -BERÇO DOS JOGOS OLÍMPICOS;
 nasce o IDEAL DA BELEZA HUMANA através das obras de arte;
ATENAS- VALORIZADA COMO EDUCAÇÃO CORPORAL.( clássico-democrática)
ESPARTA- PREPARAÇÃO PARA A GUERRA.ORIENTAVA A EDF DAS CRIANÇAS P/ O COMBATE; (arcaico-aristocrática)
Exercício Físico para os grandes filósofos
PLATÃO
a natureza do homem é racional
 Trata-se de uma ginástica com objetivos filosóficos oposta ao culto do corpo. 
O objetivo é impelir a alma para o bem através de um conceito estético e higiênico.
Platão
 (427-347 a.C.) * deu grande importância ao desporto na educação dos jovens helenos.
* defende que a música e a ginástica harmoniosa e simples- são as duas disciplinas educativas que devem combinar-se para alcançar a perfeição da alma. 
ARISTÓTELES
 (384-322 a.C.) considerava como disciplinas educativas a escrita, a leitura, a ginástica, a música e, por vezes, o desenho. 
 ginástica- vertente competição; saúde (idéia que o afastava do seu mestre Platão ) e aumentava a força, protótipo das qualidades físicas. 
Segundo ele, as crianças não deviam realizar treinos duros antes da puberdade, nem nos três anos seguintes, uma vez que isso prejudicava o seu desenvolvimento biológico; e lembrava que eram poucos os desportistas que, tendo sido destacados na idade juvenil, conseguiram ser depois campeões olímpicos.
Pelo contrário, os Espartanos (Lacônios) eram a favor de submeter as crianças a intensivos treinos.
ROMA
Viam O culto AO físico como prática satânica;
Apenas pequena parcela da população mantiveram o culto ao corpo como prática secreta;
ROMA
 tanto na época republicana como na imperial, quebrou-se o conceito integral da educação física, que se limitou a uma ginástica higiênica e de saúde em temas e palestras.
 A preparação física só fazia parte da instrução dos soldados a partir dos 14 anos.
 Cultivava-se o pragmatismo e desejava-se a beleza, a técnica e o prazer desportivo
		iDADE MÉDIA
			CRISE
DESAPARECE A GINÁSTICA HIGIÊNICA;
Perde sua importância devido a rejeição do culto ao físico;
Serve de Base da preparação militar dos soldados;
Ressurge na fase renascentista
Renascimento e Humanismo 
Após a Idade Média, o interesse que despertou a cultura clássica fez com que a educação física voltasse a ser apreciada no Renascimento e, sobretudo, pelo humanismo.
 a partir do século XV, o médico humanista Jeronimus Mercurialis publicou em 1569 Arte Ginástica, obra na qual recuperou a teoria da ginástica greco-romana, sobretudo no sentido do exercício físico para a saúde
Por volta do século XVIII, recuperou-se e desenvolveu-se conceituada em duas linhas:
Expressão corporal
Exercício militar
 O exercício físico na Idade Moderna
A partir de 1453;
Vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. 
A partir daí surgiu um grande movimento de sistematização da Ginástica. 
DESTAQUES NA GINÁSTICA
Espanhol francisco amoros estudo voltado para a resistência física, 
o alemão Friedrich Ludwig Jahn que desenvolveu aparelhos e deu início a sistematização da ginástica artística, 
Utilizou dos conceitos da ginástica para restaurar o espírito alemão e desenvolver a força física com o objetivo de reunir seguidores militares contra as tropas governantes francêsas.
o sueco Pehr Henrik Ling, que iniciou a separação da ginástica em categorias, como a de fins militares .
Niels Bukh, que desenvolveu vestimentas, novas formas de toque na prática coletiva. COOPEROU PARA O REGIME NAZISTA COM INTUITO DE MELHORIAS NA PREPARAÇÃO DOS COMBATENTES.
CAMINHOS PERCORRIDOS
A ginástica especializou-se de maneira equivalente aos movimentos que a compõem. 
Enquanto modalidade esportiva fez parte das provas esportivas dos jogos olímpicos como uma das práticas mais antigas. 
 costuma ser confundida com a ginástica artística, o que não compromete suas individualidades.
Fora das escolas e dos ginásios, a ginástica conquistou espaço por desempenhar função na sociedade ,apresentado-se capaz de corrigir os vícios posturais provenientes dos esforços e repetições físicas. 
O vínculo com a medicina, ofereceu status entre os adeptos e estudiosos dessas questões, gerando uma nova ramificação em sua história evolutiva.
A partir do século XIX, surgiram quatro grandes escolas: A Escola Inglesa, Alemã, Sueca e a Escola Francesa, sendo a primeira mais relacionada aos jogos, atividades atléticas e ao esporte. As demais foram as responsáveis pelo surgimento dos principais métodos ginásticos. 
ESCOLA INGLESA
(BASEADO NOS ESTUDOS DE CELI TAFFAREL)
Esta Escola não se orienta no campo ginástico, mas apresenta suas contribuições posteriormente, no período das influências recíprocas e universalização de conceitos. Satisfaz suas necessidades sobre a base dos jogos, a atividade atlética e o esporte. Tem como principal representante Thomas Arnold (1795-1842).
ESCOLA SUECA
Seu principal representante é P.H. Ling (1776-1839), criador da chamada Ginástica Sueca, caracterizada por finalidades corretivas, com incidência na modelagem do corpo, suas formas e atitudes.
ESCOLA ALEMÃ
Caracterada por movimentos lentos e ritmados. Nesta Escola a Ginástica nasce sob a influência de Guts Muths (1759-1839) . 
 Friedrich Ludwing Jahn, considerado ‘Pai da Ginástica’ utiliza características políticas e militares para desenvolver o método alemão.
Motivado em mostrar os novos equipamentos dos ginastas: o cavalo com alças, as barras horizontais e paralelas, as vigas de equilíbrio e a corda para escaladas.
ESCOLA FRANCESA
Na França, Francisco Amorós dá continuidade às idéias de G. Muths, porém desenvolve uma Ginástica de caráter militar, com exigências acrobáticas.
 o Método idealizado por Amóros é implantado em todas as escolas da França, para causar melhorias físicas ao povo, sendo sua prática obrigatória para os escolares. 
A inserção da Ginástica no Brasil 
Os motivos políticos, militares e higiênistas dos Métodos Ginásticos acompanharam o desenvolvimento da Educação Física pelo mundo. 
Em meados do século XVIII, as Ginásticas aos poucos vão sendo inseridas no Brasil para a preparação física dos soldados da Corte. 
 na primeira metade do século XIX o Método Alemão é implantado no país (MENEGHETTI, 2003) 
O Método Alemão, por volta de 1860, é consagrado como o método oficial do exército brasileiro e, Rui Barbosa, defensor da prática de atividades físicas nas escolas, realiza em 1882 uma reforma onde, “houve recomendação para que a Ginástica fosse obrigatória, para ambos
os sexos, e que fosse oferecida nas Escolas Normais” (DARIDO; SANCHEZ NETO, 2004, p.2). 
Até o ano de 1912, o Método Alemão permanece oficial na Escola Militar e nas escolas brasileiras quando então é substituído pelo Método Francês. Este Método passa a ser obrigatório nas escolas brasileiras até por volta de 1960, quando o esporte começa a ser inserido em âmbito escolar, reforçado pelas vitórias do Futebol em Mundiais (DARIDO; SANCHEZ NETO, 2004). 
 Na era moderna, a ginástica, inicialmente tida como prática física, passou a ser dividida e estruturada em cinco campos de atuação, que desenvolvem-se unidas pelo conceito e separadas nos fins: condicionamento físico, de competições, fisioterapêuticas, de demonstração e de conscientização corporal.
Em suma, os diferentes estudos da prática gímnica atingiu todo o mundo, Seus benefícios à saúde são reconhecidos e por isso, seus exercícios passam a ser utilizados, nas mais variadas formas e para as mais diversas finalidades.
 desde a pré-história, a ginástica faz parte da vida humana e mantém seu significado social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando