Buscar

2 - PSICOLOGIA HOSPITALAR - aula 6

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA HOSPITALAR
SDE0165_A6_201701246198_V2 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: VERA LUCIA MACIEL SUCI
	Matrícula: 201701246198
	Disciplina: SDE0165 - PSICOLOGIA HOSPITALA 
	Período Acad.: 2018.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Após a reforma psiquiátrica, muitos hospitais entraram em processo de desinstitucionalização dos pacientes. O Brasil buscou criar estratégias de saúde mental que oferecessem aos pacientes com transtornos mentais alternativas para a reinserção psicossocial, evitando, assim, a internação no modelo asilar. A função do hospital psiquiátrico é a de:
	
	
	
	Cobrar de todos os pacientes pelo processo de internação e tratamento.
	
	
	Reproduzir o modelo hospitalocêntrico e excludente existente desde o século XV.
	
	
	Receber aqueles indivíduos que não conseguiram se adaptar à sociedade em que vivem.
	
	
	Introduzir técnicas que possam manter os pacientes sedados e sem expressão emocional.
	
	
	Internar os indivíduos adaptados por longos períodos.
	
Explicação:
A partir da Reforma Psiquiátrica, o grande objetivo passou a ser a desinstitucionalização. Isso quer dizer que o trabalho do psicólogo junto com a equipe de saúde é prover a pessoa e a família de recursos que facilite sua inserção social. Isso é válido tanto para os pacientes que se encontravam internados, mas também evitando a internação dos novos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O profissional de Psicologia e de Psiquiatria estão intimamente ligados, em suas práticas. Esta afirmação pode ser considerada:
	
	
	
	Polêmica
	
	
	Totalmente falsa
	
	
	Parcialmente correta
	
	
	Falha
	
	
	Verdadeira
	
Explicação:
O atendimento em saúde mental requer uma equipe multi e/ou interdisciplinar para garantir a qualidade do atendimento. Desta forma, o psicólogo e o psiquiatra são parceiros e atuam em consenso, com práticas convergentes.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		A história aponta que o processo de exclusão social dos "loucos" se iniciou:
	
	
	
	No Renascimento, pois o novo método racional não consegue dar conta de todas as incertezas do homem.
	
	
	Na época do Nazismo, pois ficou clara a diferença entre os homens.
	
	
	Desde sempre pois o homem nunca conseguiu aceitar as diferenças.
	
	
	Na Idade Média, pois a loucura era entendida como um erro.
	
	
	No Sec. XX, pois apesar da tecnologia o homem não consegue entender a existência humana.
	
Explicação:
Até o Renascimento, os ditos ¿loucos¿ viviam inseridos na sociedade, porém no Renascimento, o encarceramento teve vez, considerando que o método racional não dava conta das incertezas do homem.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		A ideia da loucura sofreu mudanças nos diferentes momentos históricos nos levando a reflexão também sobre as diferentes intervenções possíveis em função de cada concepção. A partir do século XX a loucura passou a ser entendida como:
	
	
	
	um processo de exclusão social.
	
	
	um erro e vivia em harmonia com a sociedade.
	
	
	a razão como divisão entre os homens, mas como não consegue dar conta de todas as incertezas, dúvidas da existência humana passa incluir todos àqueles que eram considerados fora deste contexto da razão.
	
	
	a possibilidade de se pensar em uma ação terapêutica excludente que foi surgindo a partir de várias experiências que foram implantadas por diversos profissionais em diferentes contextos.
	
	
	a possibilidade de se considerar o diferente não mais como um elemento ameaçador, porém como alguém que vive a sua singularidade no seu percurso existencial.
	
Explicação:
As mudanças ocorridas no século XX levaram a valorização da subjetividade, antes rejeitada, o homem passa a ser visto como ¿um ser no mundo¿, sujeito ou agente de processos afetivos e não como um lócus em que ocorrem doenças, ou mero portador de distúrbios mentais. Desta forma, surge a possibilidade de se considerar o diferente como não mais como um elemento ameaçador, porém como alguém que vive sua singularidade no seu percurso existencial.                          
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A ideia da loucura sofreu mudanças nos diferentes momentos históricos nos levando a reflexão também sobre as diferentes intervenções possíveis em função de cada concepção. A loucura no período da Idade Média era entendida como:
	
	
	
	um erro e vivia em harmonia com a sociedade.
	
	
	a possibilidade de se considerar o diferente não mais como um elemento ameaçador, porém como alguém que vive a sua singularidade no seu percurso existencial.
	
	
	a possibilidade de se pensar em uma ação terapêutica não excludente que foi surgindo a partir de várias experiências que foram implantadas por diversos profissionais em diferentes contextos.
	
	
	a razão como divisão entre os homens, mas como não consegue dar conta de todas as incertezas, dúvidas da existência humana passa excluir todos àqueles que eram considerados fora deste contexto da razão.
	
	
	um processo de exclusão social.
	
Explicação:
 Na Idade Média, o conceito de louco e o de  pecador, em razão da ignorância da época e do fervor religioso doentio, tinham definições similares. Aqueles que infringiam os mandamentos da lei de Deus (os chamados pecadores) e os portadores de transtornos mentais (os chamados loucos) encontravam-se no mesmo barco, pois tanto uns quanto outros não ¿reconheciam¿ o caminho que levava ao Paraíso.  Religião e transtorno mental faziam parte da mesma natureza numa época de grande desconhecimento do funcionamento do corpo. Para a época, todo pecador era também um louco. Nesse sentido, a loucura é entendida como um erro (no sentido do pecado) porém, aqueles menos ameaçadores, conseguia conviver com a sociedade.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Com a reforma psiquiátrica, o hospital psiquiátrico passou a ser entendido como espaço:
	
	
	
	no novo modelo, o hospital não é indicado em nenhum momento, pois se objetiva a inclusão do indivíduo na família e na sociedade.
	
	
	a internação do paciente vai depender da decisão da família.
	
	
	de média duração, pois considera-se que muitas vezes o paciente precisa de cuidados que a família não se encontra preparada para oferecer.
	
	
	de curta permanência, como mais um recurso em um projeto terapêutico amplo, que servirá para momentos de crise.
	
	
	de longa permanência, com a finalidade de atender as necessidades do paciente.
	
Explicação:
A Reforma Psiquiátrica traz um novo olhar para a compreensão e o tratamento das pessoas com transtornos mentais. Sua proposta era promover a desinstitucionalização das pessoas internadas, da mesma forma que novas internações só deveriam acontecer em casos específicos e por pouco tempo de duração e deveria incluir um projeto terapêutico que engloba o paciente e sua família, visando atender os momento de crise.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Analise as afirmativas abaixo de acordo com o que discutimos na aula 6 sobre a história da loucura e em seguida marque a alternativa correta.
I - Na Idade Média, a loucura e a sociedade conviviam em harmonia.A loucura era entendida como um erro.
II - No renascimento o processo de exclusão social dos "loucos" passa a existir.
III - Com o renascimento surge a possibilidade de se pensar em uma ação terapêutica não excludente.
IV - No século XX o "louco" era considerado como um elemento ameaçador e que, portanto deveria ser internado nos manicômios.
	
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa I e IV estão corretas.
	
Explicação:
As afirmativas I e II estão corretas porque, na Idade Média, os "loucos" conviviam em sociedade e se tinha uma compreensão natural da loucura. No Renascimento, os ¿loucos¿ considerados mais graves eram afastados da sociedade.
 
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		De acordo com Basaglia a loucura é na verdade uma resposta do indivíduo ao sistema em que ele vive, na verdade, não só ao sistema, mas toda a sua realidade em um dado momento. A função do hospital psiquiátrico acaba sendo a de:
	
	
	
	se pensar em uma ação terapêutica excludente, surgindo a partir de várias experiências que foram implantadas por diversos profissionais em diferentes contextos.
	
	
	excluir todos àqueles que são considerados fora do contexto da razão.
	
	
	receber aqueles que não conseguiram se adaptar a sociedade em que vive e o tratamento, o ato terapêutico tem como objetivo amenizar as reações dos excluídos em relação aos excludentes.
	
	
	a abertura de um espaço para que a loucura se manifestasse e como é considerada um erro, com esta manifestação neste espaço pretende-se corrigir este erro e não excluir este sujeito do convívio social.
	
	
	enaltecer as reações dos excluídos em relação aos excludentes.
	
Explicação:
A partir da Reforma Psiquiátrica, o grande objetivo passou a ser a desinstitucionalização. Isso quer dizer que o trabalho do psicólogo junto com a equipe de saúde é prover a pessoa e a família de recursos que facilite sua inserção social. Isso é válido tanto para os pacientes que se encontravam internados, mas também evitando a internação dos novos.

Continue navegando