Buscar

Parque Vicentino Aranha-Aps 2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parque Vicentino Aranha, São José dos Campos SP
 O Parque Vicentino Aranha, é um patrimônio que hoje pertence á prefeitura de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo. 
 Inaugurado no ano de 1924 como Sanatório Vicentino Aranha (O Sanatório, que mais tarde se tornou parque, recebeu este nome, em homenagem a esposa do Senador Olavo Egydio. Sr. Vicentina de Queirós Aranha, foi homenageada, pois ela morreu antes do Sanatório ser Inaugurado). A Sr. Vicentina, foi a sonhadora e a lutadora para que esse projeto tivesse um local para receber o Sanatório, e que nele, os hospitalizados tivessem o melhor atendimento. Para isso, a Santa Casa de Miséricordia do estado de São Paulo, contou com um dos maiores arquitetos do país, Francisco de Paula Ramos de Azevedo. E seu projeto arquitetônico, foi inspirado nas culturas Europeias e Americanas.
 A partir do ano, da instalação do Sanatório, a Santa Casa, passou a mandar muitas pessoas para ter um tratamento melhor para a tuberculose, por causa disso, essas pessoas acabaram criando suas raízes na cidade de São José dos Campos.
 No ano, de 1982, o Sanatório, recebeu o seu último paciente, para o tratamento da tubérculo.
 Sendo assim, as instalações foram cedidas ao antigo INAMPS: INSTITUTO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DA PROVIDÊNCIA SOCIAL, que funcionou até o anos de 1990 em Abril. No ano de 1993, começaram as reformas de alguns dos setores. Neste mesmo ano, o parque sediou a AAFLAP- Associação de apoio do Fissurado Lábio Palatal. E depois de muitos anos, tornou-se um hospital voltadas para tratamentos, de pessoas com doenças crônicas e idosos.
 Já em 2004, a Irmandade da Santa Casa, encerrou suas atividades e o desejo da população, foi atendido, pois a grande maioria queria que o Vicentino Aranha, fosse preservado, e no ano de 2006, a prefeitura comprou o parque e no ano seguinte, o mesmo foi reaberto, para que o parque se tornasse encarregado de trazer lazer e cultura para o povo de São José.

Outros materiais