Buscar

estudo dirigidos de geosfera

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Bahia 
 Instituto Multidisciplinar de Saúde - CAT
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Estudos Evolutivos da Geosfera
Docente: Daniela Martins Koop
Discente: Lélia Gomes Jardim 
Estudo dirigido II
Rios; Ventos e desertos; Geleiras; e Oceanos.
Diferencie fluxo laminar e fluxo turbulento. Determine qual é a relação da velocidade e da viscosidade em fluxo é laminar e turbulento:
 Fluxo laminar ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.
Fluxo turbulento ocorre quando as partículas de um fluido não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja a viscosidade e relativamente baixa
Que tipo de estratificação caracteriza uma marca ondulada ou duna?
As marcas indicativas de deposição em águas correntes chamadas “ripple marks” ou marcas onduladas são formadas nos sedimentos arenosos, podendo formar marcas assimétricas da qual é possível deduzir-se a direção da correnteza através da estratificação cruzada. 
Diferencie canais fluviais entrelaçados e meandrantes: 
Canais meandrantes: são canais sinuosos, constituindo um padrão característico de rios com gradiente moderadamente baixa, cujas cargas em suspensão e de fundo encontra se em quantidades mais ou menos equivalentes. Caracterizam-se por fluxo continuo e regular, possuindo, em geral, um único canal.
Canais entrelaçados: se formam de sucessivas ramificações que se unem, as intensas descargas o caracterizam pela presença de sedimentos grossos, possui leito largo e raso.
O que é um dique natural e como é formado?
Pequeno banco aluvial, contíguo ao canal de um curso de água, composto por sedimentos depositados por eventos de cheia que transbordaram as margens do canal. Formado por depósito de sedimentos e/ou detritos, disposto ao longo das margens, controlando o curso de suas águas.
Defina o perfil longitudinal de um rio
O perfil longitudinal de um rio pode ser definido como uma linha que une vários pontos do fundo do leito de um rio, partindo da nascente e indo até a foz.
Caracterize os padrões típicos de redes de drenagem:
Drenagem em treliça desenvolve-se em terrenos de vales e cristas alternadas, onde as rochas com diferentes resistências á erosão estão dobradas em anticlinais e sinclinais.
Drenagem radial desenvolve-se em grande cume isolado, como um grande vulcão. 
Drenagem dentritica é caracterizada pela ramificação similar aos galhos de uma arvore.
Drenagem retangular, desenvolvido em um terreno rochoso e densamente fraturado tende a seguir o padrão das faturas.
Qual é a diferença entre o modo com que o vento transporta poeira e o modo com que ele transporta areia.
A areia é transportada pelo vento por deslizamento e rolamento ao longo da superfície e por saltação, o movimento por saltos que suspende temporariamente os grãos numa corrente de ar. As partículas mais finas como a poeira é transportadas por suspensão.
. Quais são os principais processos erosivos produzidos pelo vento?
Os principais processos erosivos produzidos pelo vento são:
Corrosão – É o desgaste físico das rochas através do atrito e impacto das partículas que são transportadas pelo vento. Esse processo também pode ser feito pela ação das águas e geleiras, mas é o vento que “esculpe” as rochas, dando as formas.
Abrasão – Um processo erosivo semelhante à corrosão. É o desgaste de rochas pelo atrito e impacto de partículas ou fragmentos carregados por correntes eólicas. Também pode ser causada por ações glaciais, fluviais e marinhas, como turbidez e o vai e vem de ondas.
Eólico – Processo de depósito sedimentar que tem o vento como agente geológico. Praias são exemplos de depósitos eólicos.
Deflação – É a erosão provocada pelo vento fazendo com que fragmentos superficiais mais finos sejam retirados do local, restando pedras e pedregulhos. Ocorre normalmente em campos de dunas e regiões desérticas. Também pode ocorrer forte corrosão associada à deflação.
Descreva os quatro tipos principais de dunas:
Barcana é uma duna de areia com a forma da lua no sua fase de quarto crescente, que pode ser encontrada em determinados desertos. As pontas do crescente ficam viradas para o lado oposto àquele de onde o vento sopra e o declive mais suave fica virado para o vento.
Longitudinal – são dunas com grande quantidade de areia e muito altas. São paralelas em relação à direção do vento predominante. A sua associação origina grandes campos de areia – Ergs (exemplo: grande Erg da Argélia)
Transversais formam-se com areia abundante; são dunas perpendiculares à direção do vento; deslocam-se sensivelmente à mesma velocidade, constituindo ondulações denominadas “ripples”.
Parabólicas – típicas de climas semidesérticos; a vegetação existente é destruída e da deflação resulta uma deposição de areia que confere um aspecto parabólico à zona.
O que é verniz desértico?
Verniz desértico é um película pouco espessa que aparece cobrindo os afloramentos rochosos ou mesmos os seixos nas regiões desérticas, dando um coloração escura tendendo ás vezes, ao avermelhado, porém brilhante. Este verniz é produzido pelos sais de ferro e manganês, polidos pela erosão eólica. 
O que é uma geleira?
Geleira (português brasileiro) ou glaciar (português europeu) é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento e se desloca lentamente, em razão da gravidade, relevo abaixo, provocando erosão e sedimentação glacial.
Diferencie geleiras de vale e geleiras continentais:
As Geleiras Continentais são grandes e espessas camadas de gelo que cobrem vastas áreas de terra próximas às regiões polares. As geleiras continentais da Groenlândia e da Antártica, por exemplo, encobrem montanhas e planaltos.
As Geleiras de Vale são massas de gelo compridas e estreitas que cobrem os vales das altas montanhas. Nos Andes setentrionais, na América do Sul, as geleiras de vale ocorrem em altitudes de 4.500 m ou mais.
Como as geleiras se formam?
As geleiras se formam em áreas onde se acumula mais neve no inverno que se derrete no verão. Quando as temperaturas se mantêm abaixo do ponto de congelamento, a neve caída muda sua estrutura já que a evaporação e a recondensação da água causa a recristalização para formar grânulos de gelo menores, espessos e de forma esférica. Este tipo de neve recristalizada é conhecido por nevado. À medida que a neve se acumula e se converte em nevado, as camadas mais profundas são submetidas às pressões cada vez mais intensas. Quando as camadas de gelo e neve têm espessuras que alcançam várias dezenas de metros, o peso é tal que a nevada começa a desenvolver cristais de gelo maiores.
Quais são os mecanismos do fluxo glacial?
A zona de acumulação das geleiras situa-se nas partes mais elevadas e a ablação nas partes mais baixas. Com o aumento da acumulação, a declividade das geleiras acentua-se,gerando esforços que levam a massa de gelo a mover-se sob a ação da gravidade. Há, portanto uma transferência longitudinal de massa ao longo da geleira, controlada pelo gradiente entre a acumulação e a ablação.
A gravidade é a força responsável pelo movimento ou fluxos das geleiras. O esforço de cisalhamento criado pela gravidade provoca a deformação do gelo
Como a glaciação afeta o nível do mar?
Glaciação é um fenômeno climatológico que ocorreu diversas vezes na história do planeta Terra. É um período de frio intenso que faz a temperatura média da Terra baixar, provocando o aumento das geleiras e diminuição do nível do mar.
Quais são as principais feições do fundo oceânico profundo e a que processos de vulcanismo ou tectônica de placas eles estão associadas?
As feições do fundo do mar esta associada às formas de relevos do fundo do mar que são estas abaixo:
Plataforma continental, ou seja, a porção do fundo dos oceanos que chega, em média, a 200 metros de profundidade, apresentando largura variável. É recoberta por sedimentos de origem continentais trazidos pelos rios, ventos, enxurradas e geleiras, o que implica a existência de grandes concentrações de recursos minerais;
Talude continental (ou vertente continental): corresponde à porção intermediária recoberta por sedimentos finos.
Planícies abissais são as regiões profundas e mais ou menos planas dos oceanos;
Fossas oceânicas: são as regiões mais profundas dos oceanos. As fossas oceânicas são depressões abissais que aparecem abaixo das planícies abissais, em zonas de encontro de placas tectónicas.
Dorsal oceânica: constituída por cordilheiras submersas que se estendem pelo fundo oceânico. Muitas vezes as porções mais elevadas ultrapassam o nível do oceano ocasionando ilhas oceânicas.
O fundo do mar se encontra em região de contrato de placas em zona de subducção e zona de divergência , por causa dos movimentos das placas a formação de arcos de Ilhas vulcânicas , e vulcões que são responsável pela renovação e formação de novos relevos dentro do mar e em cima deste .
17. O que são correntes de turbidez e onde se formam?
Correntes de alta densidade, que carregam grande quantidade de sedimentos. São provenientes de maremotos, que se originam de terremotos. Elas se formão em regiões tectonicamente instáveis, como as margens continentais ativas, os abalos sísmicos são os principais responsáveis pelo surgimento destas correntes.
18. Como as ondas oceânicas são formadas?
São formadas pelo vento que cria forças de pressão e fricção que perturbam o equilíbrio da superfície dos oceanos. O vento transfere parte da sua energia para as ondas ao exercer na superfície da água uma força resultante de diferenças de pressão, provocadas por flutuações na velocidade do vento próximo à interface ar e mar. A superfície perturbada é restabelecida por ação da gravidade. A interação cíclica entre a força de pressão exercida pelo vento e a força da gravidade, faz com que ondas se propaguem, se distanciando progressivamente de sua zona de geração.
19. O que são as marés e porque elas ocorrem?
Marés são as alterações do nível das águas do mar causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol (esta última com menor intensidade, devido à distância) sobre o campo gravitacional da Terra.
20. O que são ilhas-barreiras e onde elas são mais comumente encontradas?
Ilha-barreira é são ilhas formadas por uma faixa arenosa, estreita e comprida, geralmente paralela à linha de costa. Geralmente ocorrem em cadeias, de algumas poucas a até mais de uma dúzia. Desconsiderando-se as pequenas embocaduras que separam as ilhas, uma cadeia de ilhas barreiras pode se estender por mais de cem quilômetros.
Cadeias de ilhas barreiras podem ser encontradas em aproximadamente treze por cento da costa marítima mundial. Algumas cadeias de ilhas barreiras apresentam configurações muito diferentes, demonstrando que são formadas e mantidas em ambientes dos mais diversos.
Observação :
Achei a questão 16 muito difícil de compreende espero que ela esteja perdida mesmo a s formas de relevos mais não sabem são todas ou só as da parte mais profunda do oceano e o que ela queria sobre as placas e vulcão ficou meio difícil de entender esta questão.
 E a questão 14 não achei Quais são os mecanismos do fluxo glacial e sim quais são os mecanismo do fluxo do gelo mais acho que mesma coisa. Achei no livro 
Decifrando a terra todos os artigos ,que aparecia com Mecanismos glacial só e livros só citava mais não quais era os mecanismo.
Bibliográficas
Livro: Para entender a terra
Livro: Decifrando a terra
www.mar.mil.br
www.wikipedia.org
www.coladaweb.com
www.ev.or.br

Continue navegando