Buscar

APOL 4 - Comportamento Empreendedor & Fundamentos de Gestão - GABARITO

Prévia do material em texto

APOL 4 - Comportamento Empreendedor & Fundamentos de Gestão - GABARITO
Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
As empresas de um modo geral presenciaram nos últimos tempos um aumento significativo da concorrência. Diante disso, a grande maioria dos gestores passaram a ser mais cautelosos devido as incertezas do mercado e a mudança no comportamento de compra dos consumidores. A partir disso, o uso de uma ferramenta concebida em Harvard nos anos 1950, passou a ser fundamental para a formulação das estratégias, qual seja, a análise SWOT.
Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir que versam sobre a análise SWOT:
I. Permite as empresas conhecerem os pontos fortes e fracos que dizem respeito ao seu ambiente interno.
 II. Essa análise serve à inteligência tanto para avaliar os negócios de sua própria empresa quanto aos negócios dos seus competidores.
 III. A análise SWOT é uma ferramenta quase completa, deixa apenas de analisar o momento atual e o momento futuro da empresa.
 IV. Possibilita a empresa conhecer as oportunidades e ameaças do ambiente externo, as quais estão expostas.
É correto o que se apresenta em:
Nota: 20.0
	
	A
	I apenas
	
	B
	I e II apenas
	
	C
	II e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
Você acertou!
A afirmação I está correta porque, os pontos fortes e fracos dizem respeito ao ambiente interno da organização.
 A afirmação II está correta porque, o seu uso é exatamente para fazer uma auto avaliação quanto a dos concorrentes.
 A afirmação III está incorreta porque, ocorre exatamente o contrario, ou seja,  é feita a análise atual e futura da empresa.
 A afirmação IV está correta porque, os termos oportunidades e ameaças a empresa fazem parte do ambiente externo a empresa.
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Para Antônio Carlos, a realização de um sonho está prestes a acontecer. Após algum tempo pesquisando o mercado consumidor, as tendências, moda, modismo, usos e costumes e o comportamento de compra do consumidor, decidiu então que era hora de agir. Antônio Carlos resolveu abrir uma fábrica de confecções e precisa agora elaborar o seu plano de negócios.
Com relação ao plano de negócios, avalie as seguintes afirmações:
 I. O plano de negócios deve ser elaborado com base no estágio do ciclo de vida da empresa, no caso do Antônio Carlos, encontra-se na fase de introdução.
II. O plano de negócios é mais efetivo quando elaborado a partir do ciclo de crescimento da empresa, onde aumentam as vendas do produto.
III. O plano de negócios pode ser feito para qualquer empreendimento, independentemente do seu tamanho.
IV. O objetivo do plano de negócios é identificar as características do empreendimento, e aquilo que é necessário para o seu funcionamento.
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
Você acertou!
A alternativa I está incorreta porque, não importa o estágio no ciclo de vida de uma empresa, pois consiste em construir uma ponte para o alcance dos sonhos do empreendedor, e implica estabelecer metas e objetivos, programas e responsabilidades.
A alternativa II está incorreta porque, menciona mais uma vez o ciclo de vida da empresa, e não há relação alguma entre a elaboração do plano de negócios com o estágio de ciclo de vida.
A alternativa III está correta porque, independentemente do tamanho ou porte de um empreendimento deverá ser elaborado um plano de negócios
A alternativa IV está correta porque, apresenta o principal objetivo da elaboração de um plano de negócios.
Conforme o livro base - A caminhada empreendedora, capítulo 5, p. 124.
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
A Inteligência Competitiva tende a ser iniciada como um balcão de informação, neste caso, a estratégia de Inteligência Competitiva é ser como um radar que capta as necessidades de forma não planejada, com a dedicação, nesta fase, da maior parte dos recursos de inteligência.
Sobre a Inteligência Competitiva, seu processo e componentes, assinale a alternativa correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	A inteligência competitiva das organizações nasce pronta, logo sua implantação é imediata e tem apenas um estágio de amadurecimento.
	
	B
	O processo de inteligência conta apenas com a coleta de dados, não estabelecendo relações com redes diferentes.
	
	C
	 A inteligência define-se como o início da análise das evidências e informações ligadas apenas a uma necessidade gerencial.
	
	D
	 
A inteligência trabalha com a análise das estratégias internas, ou seja, o que é externo a corporação não é de interesse desta.
 
	
	E
	As organizações bem-sucedidas, em termos de inteligência, são aquelas que operam sobre uma base de conhecimento coletivo, onde todos cooperam para criar uma rede de conhecimento.
Você acertou!
As organizações mais bem-sucedidas, em termos de inteligência, são aquelas que operam sobre uma base de conhecimento coletivo. Portanto, tem-se aí um requisito essencial à inteligência: criar um ambiente cooperativo eficiente (Aula 05, p. 27).
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
Rafaela é sócia gerente de uma cafeteria bastante movimentada de sua cidade. No inicio do seu negócio não enfrentou nenhuma concorrência, porém, após dois anos de atividade viu esse mercado se expandir e muito. Agora, ela sabe que é preciso estudar e elevar o seu nível de conhecimento em relação a concorrência, identificar aquilo que ela ainda não sabe fazer, buscar implementar novas estratégias, coletar e selecionar dados para analise e aprender com os próprios erros.
Considerando essas informações, conclui-se que, estamos falando sobre
Nota: 20.0
	
	A
	Análise da qualidade, porque Rafaela está buscando nitidamente melhorar o seu nível de qualidade, então, precisa identificar os pontos fortes e fracos do mercado em que se encontra.
	
	B
	Análise de viabilidade econômica, porque Rafaela está analisando as possibilidades de investimento e precisa de dados e informações da concorrência e do mercado para tomar a decisão correta.
	
	C
	Empreendedorismo porque Rafaela quer melhorar dentro do próprio negócio, portanto busca saber mais e mais e quais as melhores formas de incrementar o seu negócio.
	
	D
	Inteligência competitiva, porque Rafaela apresenta características de pro atividade em captar informações importantes sobre a concorrência, mercado, para analisar as tendências, e tomar uma decisão.
Você acertou!
A letra A está incorreta porque, o texto não está mencionando aspectos de gestão da qualidade, até porque, não significa que o negócio de Rafaela não é de qualidade.
 A letra B está incorreta porque, não se trata nesse momento de Rafaela medir se o seu investimento trará retorno ou não, e se, vale ou não a pena continuar com o investimento.
 A letra C está incorreta porque, empreendedorismo, já foi uma etapa superada por Rafaela, agora, ela precisa incrementar o seu negocio buscando mais informações mercadológicas para tomar novas decisões.
 A letra D está correta porque, apresenta as principais considerações a respeito do que é e para que serve a IC (inteligência competitiva).
 A letra E está incorreta porque, não tem relação alguma com a teoria clássica de Fayol nem menciona características como divisão de trabalho ou unidade de direção.
	
	E
	Administração clássica, porque Rafaela dá ênfase na estrutura do seu negocio e pela busca da máxima eficiência, implantando a divisão do trabalho e unidade de direção.
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Analise as afirmações abaixo, identificado quais são corretas, de acordo com os conceitos sobre público-alvo da pesquisa de mercado:
I- São formas de segmentar o mercado, dividir os respondentes por região, classe econômica, evitando a segmentação por conveniência.
II- A personalidade dos compradores pode ser dividida em cinco grupos: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial, maioriatardia e retardatários.
III- O tipo de consumidor inovador tem interesse por tecnologias novas e enfrentam diversos riscos.
IV- Para obtenção de informações sobre o público-alvo pode-se utilizar de fontes secundárias e fontes primárias.
Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
Você acertou!
Resposta Correta: Alternativa “D”. I- São formas de segmentar o mercado dividindo os respondentes por região, classe econômica, evitando a segmentação por conveniência. Schneider e Branco (2012, p. 132) elencam como formas de segmentação de mercado pela região, faixa etária, classe econômica, sexo, e conveniência, portanto afirmativa incorreta. II- A personalidade dos compradores pode ser dividida em cinco grupos: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial,maioria tardia e retardatários. Schneider e Branco (2012, p. 132) dizem que de acordo com Dornelas (2005) há cinco tipos de personalidade dos consumidores: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial, maioria tardia e retardatários. Portanto, afirmativa correta. III- O tipo de consumidor inovador tem interesse por tecnologias novas e enfrentam diversos riscos. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 132) o consumidor inovador enfrenta riscos e possuem grande interesse em novas tecnologias. Portanto afirmativa correta. IV- Para obtenção de informações sobre o públicoalvo podese utilizar de fontes secundárias e fontes primárias. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 132, 133) para se obter essas informações podese sim se utilizar tanto de fontes secundárias como de primárias de pesquisa, portanto afirmativa correta.
	
	E
	Afirmativa II e IV, apenas.

Continue navegando