A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
APOL OBJETIVA - gestao educacional

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[De acordo com Batista], a Gestão da Qualidade Total, exemplo de excelência gerencial nas empresas, deve contribuir significativamente na melhoria do ensino no Brasil. [...] Os benefícios oriundos da Gestão da Qualidade Total fazem parte da implantação de um programa de melhoria contínua e consistente, que ajuda a desenvolver o potencial e as qualidades dos profissionais da educação e do trabalho que realizam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALVADORA, Gervasio Neves Salvadora; LINHARESA, Araken Patusca; GOZZIA, Giuseppe Giovanni Massimo. A Importância da Gestão na Qualidade na Educação. <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2924/2767>. Acesso em 25 jan. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a implantação da Gestão da Qualidade Total na escola, analise as afirmativas a seguir:
I. A implantação desse sistema de gestão na escola pressupõe planejamento criterioso e criação de um processo sistemático e permanente de educação, informação e mudança de atitudes e valores.
II. A Gestão da Qualidade Total dá visibilidade às ações que se desdobram na escola, observando os conceitos e os modos operacionais propostos, desvalorizando os projetos que se propõem à formação integral dos alunos, dessa forma, não contribuem para que os alunos sejam bem-sucedidos.
III. A aplicação dessa tendência na educação considera aqueles que ensinam como prestadores de serviço, os que aprendem como clientes e a educação como produto que pode ser produzido com qualidade variável. 
IV. A proposta da Gestão da Qualidade Total para a educação visa organizar o trabalho educativo, partindo da realidade social de cada escola, satisfazendo as necessidades das pessoas que, nas relações diretas e indiretas, formam o contexto da escola.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte informação:
“Alguns princípios como ‘racionalização, produtividade, especialização e controle’ constituem os fundamentos teóricos da prática da administração orientada para garantir a divisão do trabalho e o seu controle em todos os níveis da organização da empresa, desde o planejamento do processo de produção até a sua execução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 35.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as formas de gestão, enumere, na ordem sequencial, as concepções às suas respectivas prioridades.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Educacional.
(    ) Prioriza os aspectos pedagógicos em detrimento da produção material.
(    ) Prioriza os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos.
(  ) Prioriza as condições para a construção de referenciais que possibilitam a realização humana pela vida digna e participativa em todas as formas de produção da existência.
(   ) Prioriza os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Questão 3/5 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte citação:
“O conselho escolar e o conselho de classe [são] mecanismos de participação e sustentação do projeto político-pedagógico capazes de se problematizarem e buscarem uma escola que, efetivamente, responda aos interesses de sua coletividade, rompendo com a lógica do individualismo e da competição”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico, conselho escolar e conselho de classe: Instrumentos da organização do trabalho. <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/176.pdf>. Acesso em 25 jan. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre o conselho de classe e o conselho escolar, enumere, na ordem sequencial, cada um dos referidos conselhos às suas respectivas características.
1. Conselho de Classe.
2. Conselho Escolar.
( ) Tem a função de analisar o desempenho dos alunos e acompanhar as atividades pedagógicas da escola.
(  ) É uma instância avaliativa que requer a reflexão de diferentes ideias para a construção de um conhecimento mais abrangente da prática pedagógica e de encaminhamentos e decisões mais acertadas na busca de alternativas adequadas ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
(  ) Esse conselho envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola.
(  ) Nesse tipo de conselho, as pessoas trabalham juntas, em reuniões especificas, para pensar, discutir, avaliar e deliberar sobre problemas da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos, financeiros e pedagógicos. Para tanto, esse tipo de conselho desempenha funções normativas, deliberativas, e de fiscalização das ações globais da escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2
Questão 4/5 - Gestão Educacional
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“[De acordo com] Paro [...], ao contrário das empresas que buscam a produção de um material tangível, a escola visa um fim de difícil mensuração, pois seu caráter é de certa forma abstrato, outra especificidade da escola é que esta é uma instituição prestadora de serviços e lida diretamente com o elemento humano. O aluno não é apenas beneficiário dos serviços, mas também participante de sua elaboração. E esta ‘matéria-prima’ deve receber tratamento especial, diferente dos materiais que participam do processo de produção nas empresas em geral”.
.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, há uma dicotomia entre a gestão empresarial e a gestão escolar. Em relação a essa dicotomia, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (   ) A gestão empresarial, marcada pelos reflexos da sociedade atual, tende, diferentemente da gestão escolar, a atribuir quase que exclusivamente à administração os problemas que se apresentam nas organizações, desvinculando-os da interferência do contexto social.
II. (   ) A natureza e a especificidade da ação educativa diferem dos processos desenvolvidos nas empresas, que direcionam seus esforços para um produto pronto e acabado e fácil de ser observado e avaliado.
III. (   ) A gestão educativa supera a simples produção de objetivos da gestão empresarial na medida em que a gestão educativa assume uma ação transformadora.
IV. (  ) Em relação à gestão escolar, pode-se afirmar que os problemas enfrentados no cotidiano da escola decorrem somente da incompetência dos gestores educacionais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 5/5 - Gestão Educacional
Considere a seguinte definição:
“Gestão é o ato de administrar, de gerir. Gestão é ainda sinônimo de administração, gerenciamento, direção. Gestão é um substantivo feminino derivado do latim gestione. O conceito de gestão é usado amplamente [...] em diferentes setores; dentro de cada um dos setores, gestão é o ato de gerenciar os recursos de forma eficiente para que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas”.
Após